Novidades

Início > Novidades > Economia de energia elétrica x equipamentos de solda

Economia de energia elétrica x equipamentos de solda

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver
Em qualquer empresa, negócio ou projeto um ponto sempre é delicado e levado em consideração acima dos demais: a economia. Economia no sentido de salvar/economizar dinheiro; não gastar mais que o previsto para não ter prejuízo do final. Embora alguns gastos sejam previsíveis, como compra de materiais ou pagamento de pessoal, outros, se não bem definidos podem causar dor de cabeça, como por exemplo os gastos com energia elétrica.
Em se falando de processos de solda, necessariamente falamos em gasto de energia. Mas, como estimar esses gastos? Muito embora não haja uma conta certa para isso, algumas precauções são bem eficientes para ter um serviço de qualidade e sem ter gastos extras com isso. 
 

Sobre o processo de soldagem

Em linhas gerais, a soldagem é o processo que une metais e é usado na fabricação, manutenção e recuperação de equipamentos, estruturas e peças, exigindo assim uma atenção especial na escolha do equipamento correto e sua configuração e uso. Isso porque, como bem sabemos, há diversos processos de soldagem existentes, usados para diferentes aplicações e tipos de metais, sendo que um equipamento pode ser ótimo em um processo e não tão bom em outro. 
Assim, para garantir um serviço limpo e de qualidade escolher muito bem o equipamento e mais: garantir que ele é de qualidade e que está em boas condições de uso. Encontrar máquinas de solda de qualidade e que tragam otimização do processo e economia é um desafio para quem trabalha com soldagem. Como então ter certeza que está se usando algo realmente bom e o que isso tem a ver com a economia de energia?
 

Máquinas de solda x gastos com energia elétrica

As máquinas de solda, como mencionamos. utiliza de energia elétrica para gerar o calor necessária para a fusão do metal. Assim como em todo equipamento elétrico, alguns pontos devem ser levados em consideração no momento de seu uso, como o ciclo de trabalho, eficiência energética, custo de manutenção e garantia; especialmente se estiver considerando a aquisição de uma máquina de solda.
Ao utilizar uma máquina e equipamentos de qualidade e com manutenção em dia, é possível controlar melhor os gastos com energia. Um exemplo de “ladrão” de eletricidade é o uso de transformadores de baixa qualidade que não possuem chave de liga/desliga ou proteções térmicas e elétricas. Nesse caso, por não desligarem, acabam gastando muito mais que o necessário para o seu uso. Caímos aqui novamente na necessidade de contar com equipamentos de qualidade e que possuem eficiência energética comprovada; caso contrário, os gastos se tornam altíssimos sem nem saber o porque.
 
 

Como saber se um equipamento de soldagem é bom e de qualidade

Procurar usar sempre equipamentos projetados conforme as normas que regulamentam a  fabricação de equipamentos elétricos é de extrema importância. Essas normas são o que possibilitam ao usuário do equipamento ter um uso seguro e maior eficiência, tanto de trabalho quanto energética. Além disso, é importante observar que ela deve estar sempre com a manutenção em dia, sem problemas de operação ou as famosas gambiarras que no final da contas só atrapalham e causam prejuízo. No que diz respeito à manutenção inclusive, é bom ressaltar que muitas vezes algumas máquinas possuem um valor muito baixo de compra se comparadas com outras mas que, na prática e com o uso, possuem um custo extremamente alto de manutenção, gerando ainda mais gastos à quem a utiliza.
Uma alternativa válida para garantir que os equipamentos utilizados estarão sempre operando corretamente, com manutenção em dia e que são realmente de qualidade é optar pelo aluguel de máquinas de solda. Assim é possível utilizar um equipamento bom, específico para o serviço executado e sem dores de cabeça com manutenção ou gastos extras. 
Se quiser saber mais sobre o serviço de locação de máquinas de solda ou sobre qual a melhor opção para o seu projeto, entre em contato com a Aventa que nós te ajudamos.