O processo de Soldagem por Chama, também conhecido como Oxifuel Welding, ocorre através do calor de uma chama proveniente da queima de uma mistura de gases, ou processo oxicombustível, que é o nome que se dá ao “grupo de processos onde o coalescimento acontece através do aquecimento da chama, usando ou não metal de adição, com ou sem, pressão.”
Tipos de Gases
Para que a chama aconteça, é necessário que exista gases alimentadores e combustíveis, como por exemplo o Acetileno, que é muito usado utilizado em combinação com o oxigênio para manter o calor. Este tipo de gás é altamente combustível e quando misturado ao O² consegue produzir uma chama de mais de 3000°C.
A escolha do gás é muito importante, pois influencia na velocidade da solda e na qualidade do cordão de solda. A intensidade do calor gerado na chama pode depender da mistura dos gases e também da pressão dos mesmos.
Aplicações
Qualquer tipo de metais e ligas que são comercialmente utilizados atingem a fusão em temperaturas abaixo de 4000°C. Os mais utilizados, como as ligas de aço, fundem ao atingirem mais ou menos 1500°C, sendo assim, este tipo de soldagem pode ser muito útil e viável devido ao poder calorífico que possui.
Vantagens & Desvantagens
Este processo não requer qualquer tipo de eletricidade, portanto, pode ser muito útil e econômico, principalmente onde a eletricidade é limitada. Porém, este tipo de soldagem é um pouco obsoleto nos dias de hoje, apesar de ser ainda largamente utilizado no reparo de metais ferrosos e não-ferrosos.
Leia mais:
Entenda o que é Soldagem por Resistência