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7 perguntas a fazer antes de comprar uma solução de gerenciamento de informações de soldagem

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As soluções de gerenciamento de informações de soldagem podem ajudar as empresas a lidar com pontos problemáticos, oferecendo treinamento eficaz, aumentando a produtividade, reduzindo custos, reforçando a sequência de solda adequada e evitando a perda de soldas - entre outros benefícios. Antes de fazer o investimento, no entanto, é importante fazer algumas perguntas-chave para garantir os melhores resultados.

Como em qualquer investimento em tecnologia, a decisão de comprar uma solução de gerenciamento de informações de soldagem deve ser feita com cuidado para que ela produza os melhores resultados.

Estes sistemas monitoram múltiplas facetas da operação de soldagem, incluindo tempo de arco, taxas de deposição e parâmetros gerais de soldagem. Alguns sistemas fornecem controle de processo avançado para guiar sequências de solda, a duração das soldas e muito mais.

O objetivo é gerar dados eletrônicos que possam ser usados ​​para obter insights e impulsionar melhorias durante a operação. Existem várias razões importantes para procurar informações sobre soldagem, incluindo:

- Treinamento de operadores menos qualificados;- Aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e / ou melhorar os custos de gerenciamento;

- Ganhar maior consistência de peças soldadas por diferentes operadores;

- Evitar soldas perdidas;

- Impor a seqüência de solda adequada e instruções de trabalho necessárias;

- Detectar e eliminar defeitos de solda;

Uma solução de gerenciamento de informações de soldagem pode ajudar a resolver esses problemas, mas há várias perguntas a serem feitas antes de comprar uma.

 

1 - Você precisa de uma solução que possa se adaptar a várias marcas de equipamentos de solda (frota mista), equipamentos mais antigos e / ou novos equipamentos?

A maioria das operações de soldagem possui equipamentos de vários fabricantes diferentes. Infelizmente, nem todas as soluções de gerenciamento de informações de soldagem são compatíveis com várias marcas.

Procure um sistema universal que funcione com uma variedade de marcas ou considere padronizar seus equipamentos de soldagem para que você possa adquirir uma solução centrada no fabricante.

Em alguns casos, pode ser suficiente selecionar uma solução que monitore a produtividade e a qualidade de células de solda específicas em sua frota para eliminar problemas determinados e, em seguida, encontre outra maneira de monitorar a atividade de soldagem no equipamento restante.

No entanto, se todos os seus novos equipamentos forem do mesmo fabricante e as máquinas antigas forem as únicas diferentes, pode ser mais prático adquirir novas fontes de energia que correspondam à sua marca dominante.

Antes de fazer o investimento, certifique-se de fazer duas perguntas importantes: “Qual é o valor se eu estiver monitorando apenas parte da minha frota versus monitorando toda a frota através de um sistema universal?” e “Seria mais econômico encontrar uma solução que monitora uma frota de marcas mistas ou comprar novos equipamentos de uma marca para padronizar a frota?”.

2. Você precisa de uma solução de gerenciamento de informações de soldagem para monitorar vários processos?

Seus processos de soldagem, quer você use um ou vários, afetam o tipo de solução de gerenciamento de informações de soldagem que você pode considerar.

Por exemplo, se sua empresa tiver aplicações de soldagem de arco submerso e também usar soldagem TIG, MIG e/ou Arame Tubular, determine se a solução que você está considerando pode monitorar todos esses processos.

Em caso afirmativo, ele pode ser executado de maneira personalizada ou monitora os processos por meio de uma tecnologia de tamanho único?

Da mesma forma, é importante considerar os segmentos de mercado e setores que você atende - junto com as agências reguladoras às quais eles respondem - para determinar suas necessidades de monitoramento.

A rastreabilidade e a comprovação da qualidade da solda são um desafio crescente para muitas empresas, especialmente para fornecedores de nível e contratos governamentais.

 

3. Seu objetivo é impulsionar melhorias gerais em produtividade e qualidade ou você precisa de rastreabilidade relacionada a cada peça soldada?

Se você precisa apenas de métricas básicas de produtividade e qualidade, pode ser mais econômico adquirir uma solução de gerenciamento de informações de soldagem menos sofisticada e de fácil instalação, implementação e suporte. Isso pode incluir um sistema básico baseado em nuvem.  

Por outro lado, se você precisar vincular a produtividade do operador a uma peça específica, calcular os tempos de ciclo e entender os motivos do tempo de inatividade, considere investir em uma solução mais avançada.

Um sistema avançado de gerenciamento de informações de soldagem pode ajudar a treinar novos funcionários de forma rápida e econômica, permitindo que eles produzam peças no mesmo nível que os operadores veteranos oferecem - sem tirar um tempo valioso dos funcionários experientes para dar suporte ao treinamento.

 

4. Você precisa de um sistema para monitorar a soldagem manual e automatizada?

Leve em consideração se você tem soldagem manual, automação fixa ou automação completa com controladores lógicos programáveis ​​- onde é necessário que uma solução de informação de soldagem se comunique com um robô e um controlador.

Certifique-se sempre de comprar um sistema que possa crescer de acordo com suas necessidades, agora e no futuro.

Invista em uma solução que possa se adaptar à sua operação de soldagem a, no mínimo, durante os próximos cinco anos.

 

5. Suas instalações possuem conectividade de rede e/ou internet em cada célula de solda e o armazenamento de dados baseado em nuvem é aceitável?

Algumas soluções de gerenciamento de informações de soldagem são baseadas em nuvem, enquanto outras são produtos baseados em computadores/servidores. É importante entender os riscos de segurança de cada uma e garantir que você tenha redes e firewalls fortes instalados e/ou redes guest capazes de lidar com a solução que você está considerando.

Uma solução bem projetada também enviará notificações automáticas para os gerentes via e-mail ou mensagem de texto sempre que os parâmetros de solda esperados não forem atendidos, permitindo que a equipe tome medidas corretivas.

Muitas soluções de nível básico são baseadas na nuvem, o que pode exigir que você trabalhe com sua empresa para obter o máximo de segurança.

Essas soluções fornecem uma implementação pronta para uso que libera sua organização de gerenciar servidores de computador e administração de banco de dados. Se a sua empresa é avessa a riscos e se opõe ao uso de um sistema baseado na nuvem - ou não quer tomar as medidas necessárias para implementar as redes adequadas - considere um produto que é baseado em um computador.

É importante notar que uma solução baseada em computador pode exigir a compra de novos computadores, monitores, teclados, etc. para colocar em células de solda.

Você precisará garantir um administrador de TI/banco de dados próximo que possa ajudar com a instalação, configuração e suporte de rede. Independentemente de a sua solução ser baseada na nuvem ou em um computador, também é importante ter um plano de backup no caso de um cabo Ethernet interrompido ou falha do computador.

Certifique-se de ter um computador sobressalente disponível e pronto para ser implementado. Soluções de gerenciamento de informações de soldagem com Wi-Fi integrado oferecem outro nível de simplicidade para implementação, além do armazenamento baseado em nuvem de suas informações.

Em alguns casos, essas soluções oferecem uma camada extra de proteção, pois fornecem backup de dados local a bordo do dispositivo de coleta, caso a conectividade Wi-Fi com a nuvem seja perdida. Algumas soluções podem armazenar até 1.000 soldas na memória, enquanto outras oferecem até 30 dias de memória, permitindo que você coloque sua rede novamente online sem perda de dados de soldagem.

 

6. Você precisa de um sistema para auditar todo o seu processo ou quantificar o metal de adição mais econômico para sua aplicação?

Soluções de gerenciamento de informações de soldagem podem ajudar a conduzir uma auditoria de solda de sua operação existente rastreando taxas de deposição e tempo de inatividade para atividades de não soldagem, como atrasos na entrega de peças ou aqueles causados ​​por desafios de ajuste antes da soldagem e/ou respingos no estágio pós-solda.

Examinando esses fatores, essas soluções também podem ajudar a reconhecer os gargalos mais significativos em sua operação. Além disso, quando uma solução de gerenciamento de informações de soldagem está em vigor, ela pode identificar rapidamente as vantagens de produtividade, qualidade e custo de um metal de enchimento que é o mais apropriado para sua aplicação.

Por exemplo, se você estiver usando um arame sólido que gera respingos durante o processo de soldagem, pode ser benéfico convertê-lo em um produto alternativo, como arame metálico, que pode fornecer melhorias de produtividade, maiores taxas de deposição e potencialmente menos limpeza de respingos.

Embora a mudança para um arame metálico possa custar mais por quilo de arame, uma análise realizada com os dados da solução de gerenciamento de informações de soldagem pode revelar que uma conversão de arame e/ou processo pode economizar dinheiro ao aumentar a produtividade da sua operação.

 

7. Você tem um colaborador interno com experiência em aplicações de soldagem e um plano de implantação completo?   

Para garantir que sua solução de gerenciamento de informações de soldagem obtenha um retorno positivo do investimento e ajude a gerar resultados de melhoria contínua, você precisa de alguém que acredite na solução, que esteja comprometido com ela e que deseje obter resultados - um “campeão interno”.

Essa pessoa atua como um elo entre a alta gerência e os operadores ao instalar o sistema, garantindo que as pessoas certas da organização estejam envolvidas na implantação e ajuda a identificar e abordar as oportunidades que ele revela.

Sem um “defensor interno”, a probabilidade de sua solução de gerenciamento de informações de soldagem ser bem-sucedida a longo prazo é significativamente menor. Ele pode ajudar a gerar interesse e aceitação da nova tecnologia no chão de fábrica, educando os operadores sobre seus benefícios.

Uma vez que os operadores desempenham um papel vital no processo de soldagem do dia-a-dia, é imprescindível garantir sua participação e adesão. Os supervisores de soldagem ou de fábrica são fortes candidatos ao trabalho, mas um defensor interno também pode ser um engenheiro de solda líder, um gerente de produção, um supervisor de produção ou até mesmo um encarregado de manutenção.

O atributo mais importante é a liderança forte, com a capacidade de motivar e inspirar os outros. Essa pessoa também deve ser organizada o suficiente para coletar desenhos de peças ou fotografias de todos os componentes soldados e carregá-los corretamente no sistema.

Idealmente, o “campeão interno” criaria uma equipe multifuncional dedicada a avaliar os dados de solda, discutindo possíveis modificações na operação de soldagem e executando essas mudanças.  

Uma solução de gerenciamento de informações de soldagem é um grande investimento, mas que pode gerar melhorias significativas para as empresas que escolhem a solução certa para sua operação e a integram efetivamente.

Antes de fazer esse investimento, considere se o equipamento de soldagem existente é capaz de atingir as metas de produtividade e qualidade que ele pode revelar e também determinar o nível de suporte necessário para implementar a solução. Além disso, certifique-se de contar com a ajuda de um fabricante de equipamentos confiável antes de tomar uma decisão final e decidir qual retorno sobre o investimento você precisa atingir para, finalmente, considerar o investimento um sucesso.

 

Artigo traduzido. Confira o original clicando aqui.