Iniciamos nossa série de postagens sobre soldagem orbital com o artigo "Saiba Tudo Sobre Solda Orbital: Máquinas, Cabeçotes e Aplicações". Hoje falaremos sobre como ela pode ser utilizada na indústria de Alimentos e Laticínios.
As indústrias de alimentos e laticínios usam grandes quantidades de tubos de aço inoxidável. É importante notar que entre as várias aplicações relacionadas a alimentos, pode-se encontrar a soldagem orbital na tubulação que transporta produtos cárneos, nas cervejarias (que foram uma das primeiras a utilizar soldagem orbital) e até em algumas vinícolas.
Essas indústrias compartilham com outras indústrias de alta pureza, a necessidade de sistemas de tubulação sem fendas que possam aprisionar contaminantes e que possam ser operados e mantidos em condições limpas, sem degradação por corrosão.
Os sistemas de tubulação mais higiênicos são projetados para serem limpos ou esterilizados no local sem serem desmontados. Para que a limpeza seja eficaz, a superfície interna da tubulação, incluindo as soldas, deve ser lisa e livre de fendas e rachaduras que possam reter pequenas partes do produto e fornecer um local de colonização para as bactérias. Sem a soldagem orbital usada nas várias conexões, nas tubulações em si e nos conjuntos de válvulas, esta esterilização não seria prática.
Embora as indústrias de laticínios e de alimentos tenham sido mais lentas em aceitar a soldagem orbital como o método de união padrão por conta do equívoco de que seria mais cara, muitos dos principais produtores já realizaram uma comparação de custo/benefício e começaram a especificar a soldagem orbital como necessária em suas plantas. Isto está gerando um "efeito dominó", que permite que os demais agentes desta cadeia de produção também conheçam os benefícios da soldagem orbital e tornem seu uso mais amplo em toda a indústria.
A Aventa possui uma linha de soldagem orbital para locação, com máquina de solda e cabeçotes. Consulte clicando aqui.