Novidades

Início > Novidades > Avanços nos Processos de Soldagem: Benefícios e Oportunidades

Avanços nos Processos de Soldagem: Benefícios e Oportunidades

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver

Em um mundo cada vez mais desenvolvido, novas tecnologias surgem todos os dias, melhorando o acesso à informação e otimizando processos. Com a área de soldagem não é diferente: muitos fabricantes investem cada vez mais em Pesquisa e Desenvolvimento para apresentar ao mercado tecnologias mais eficientes.

À medida que a indústria foi se desenvolvendo, os fabricantes da área de solda não mediram esforços para acompanhar esta evolução. As fontes de energia, por exemplo, utilizam processos avançados de soldagem que, além de atender às exigências de materiais mais novos (como ligas avançadas, de alta resistência e revestidas), podem ajudar as empresas a se manterem competitivas enquanto trabalham para melhorar a produtividade e a qualidade.

Hoje, muitas empresas estão recorrendo a processos avançados de soldagem para aumentar a capacidade produtiva de suas fábricas - geralmente com menos mão-de-obra -. Soldar peças de diversos formatos diferentes e materiais fora do padrão torna-se cada vez mais fácil, permitindo às empresas entrar em novos mercados e expandir seus negócios.

 

Por quê hesitar ao adotar processos avançados de soldagem?

Algumas empresas podem hesitar em experimentar processos avançados de soldagem, preferindo usar equipamentos convencionais, fornecendo processos tradicionais de arco curto. Por quê? Várias razões são possíveis.

As empresas podem sentir que os processos avançados de soldagem ainda não são necessários ou não estão alinhados com o número ou o tipo de peças sendo soldadas. Em outros casos, pode haver preocupação dos operadores de soldagem ou supervisores em aprender novas técnicas, já que alguns processos avançados requerem treinamento.

Embora essas preocupações devam ser cuidadosamente consideradas e abordadas, a verdade é que adotar processos avançados no momento certo, para as aplicações certas, pode resultar em benefícios mensuráveis ​​que justifiquem o treinamento necessário, possíveis mudanças nos metais de preenchimento ou outros ajustes.

 

Quando é hora de mudar

Empresas e indústrias com aplicações de alta tecnologia têm maior probabilidade de adotar os avanços no processo de soldagem, o que pode ter um impacto significativo na qualidade, consistência e produtividade.

Como os processos avançados de soldagem introduzem menos calor na peça de trabalho, eles ajudam os operadores a minimizar problemas de distorção e respingos e reduzem a porosidade. Isso leva a menos retrabalho e melhores tempos de ciclo. O resultado? Uma empresa pode obter maior produção sem precisar expandir suas instalações ou investir em novas contratações.

 

A diferença do processo de soldagem avançada

Processos avançados oferecem maior controle de arco e da poça, tornando mais fácil para os soldadores experientes realizarem seus trabalhos e permitindo que os menos experientes concluam soldas de maior qualidade do que poderiam conseguir de outra forma.

Os arcos de pulso avançados compensam a falta de experiência ou consistência porque preenchem a lacuna entre as velocidades de deslocamento variáveis ​​e as distâncias entre o bico de contato e a peça de trabalho, o que facilita a produção consistente de uma solda de alta qualidade sem manipulação adicional. Esses benefícios podem ser inestimáveis ​​à medida que as empresas lutam cada vez mais para encontrar soldadores qualificados.

 

MIG Pulsado Padrão

A soldagem MIG Pulsado (GMAW-P) é um dos processos de soldagem avançados mais comuns. Geralmente, é o primeiro método adotado pelas empresas quando elas decidem investir em tecnologia de processo avançada.

O GMAW-P utiliza um processo de transferência de spray modificado, no qual a fonte de energia alterna entre uma corrente de pico alta e uma corrente baixa entre 30 e 400 vezes por segundo. Durante esta variação, a corrente de pico gera uma gota de arame e a impulsiona para a junta de solda, enquanto a corrente de fundo mantém o arco usando uma entrada de baixo calor que evita a transferência de metal.

Este processo é diferente de um método de transferência de spray padrão, que transfere continuamente minúsculas gotas de metal fundido para a junta de solda. O GMAW-P também permite que a poça de solda congele levemente para evitar queimaduras.

Algumas fontes de GMAW-P possuem recursos adicionais como:

- Alimentação de arame e velocidades de deslocamento mais rápidas. Ambos aumentam a produtividade ao mesmo tempo em que reduzem a entrada de calor e diminuem a tensão residual no material de base, diminuindo assim a oportunidade de distorção.

- Bom controle direcional sobre a poça de solda, o que torna mais fácil para os novos operadores de solda criar soldas de qualidade. Também oferece aos operadores maior controle sobre o perfil do cordão, além de melhor partida e parada do arco.

 

MIG Pulsado Avançado

As empresas que desejam se beneficiar de um arco ainda mais apurado, que melhore a qualidade e a produtividade, devem considerar investir em equipamentos que ofereçam um avançado processo GMAW-P. Este processo é especialmente adequado para aplicações automotivas, agrícolas, tubulares, offshore e de manufatura em geral.

A maioria dos processos GMAW-P padrão se adaptam às mudanças do operador de soldagem, variando os pulsos por segundo, o que chega a ser audível. Porém o GMAW-P Avançado é mais suave e mais tolerante em geral. Como resultado, uma das diferenças mais notáveis ​​entre o GMAW-P padrão e o GMAW-P Avançado é que o operador de soldagem não ouve mais as mudanças no arco.

Além de fornecer os mesmos benefícios que um processo GMAW-P padrão (menor entrada de calor e melhor controle de arco) o GMAW-P Avançado também oferece uma janela operacional mais ampla. Isso permite que os operadores de soldagem soldem em vários parâmetros de soldagem sem “sacrificar” o perfil, a qualidade e as propriedades mecânicas da solda. Os operadores podem variar tanto o stickout quanto as velocidades de deslocamento sem afetar negativamente a qualidade da solda.

O GMAW-P Avançado também oferece comprimentos de arco mais curtos para velocidades de deslocamento mais rápidas.

 

A Próxima Geração de GMAW Pulsado Avançado

À medida que a tecnologia evolui, novos processos abrem o caminho para outros ainda mais novos. Esses processos continuam a se construir um sobre o outro, tornam-se cada vez mais complexos e refinados, gerando benefícios adicionais. Eles são projetados para tarefas específicas com base nos materiais que estão sendo usados ​​e nos requisitos da aplicação.

Alguns fabricantes de equipamentos de soldagem continuam impulsionando os avanços no desempenho e estabilidade do arco para níveis ainda mais altos, e estão começando a fornecer aos nichos de mercado equipamentos que melhorem suas operações de soldagem. Como resultado, a próxima geração de processos avançados GMAW-P oferece velocidades de deslocamento excepcionalmente rápidas e pode ser integrada a máquinas com multiconfigurações que são usadas na automação de soldagem.

Eles oferecem baixa entrada de calor/baixo respingo e podem ser benéficos ao soldar juntas especiais, tubos estruturais e materiais muito finos (como calibre 12, uma espessura comumente usada nas indústrias automotiva e de transporte).

 

Pensamentos partidários sobre tecnologia

Para manter-se na vanguarda da tecnologia, as empresas não devem apenas investir capital, elas precisam manter sempre a mente aberta. O objetivo deve ser encontrar o equipamento certo para o trabalho a ser realizado e comprar tecnologia que atenda aos objetivos atuais e de longo prazo. Isso impede que elas invistam em equipamentos de soldagem desnecessários ou inadequados para as aplicações em questão.

Pesquisar a escolha certa e consultar um distribuidor de solda ou fabricante de equipamentos confiável como a Aventa pode ajudar a garantir uma decisão certeira, que proporcionará resultados positivos de curto e longo prazo e impulsionará eficiência e lucratividade.