Novidades

Início > Novidades > Como Soldar Tubulações

Como Soldar Tubulações

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver

A soldagem de tubulações é utilizada por diversas indústrias em todo o mundo

Uma variedade de tubulações de diferentes tamanhos e materiais são unidas para fabricar componentes de diversas formas e comprimentos – desde extensões de poucos metros até dezenas de quilômetros.
 
Mesmo que a maioria dos trabalhos de soldagem de tubulações tenha configurações específicas, existem alguns fundamentos gerais quando se busca obter soldas de alta qualidade.
 

como soldar tubulacao
 
Selecionando o Equipamento Correto

Selecionar os equipamentos correto é fundamental para conseguir soldas de qualidade.
Na produção de tubulações, as maiores prioridades devem ser confiabilidade, resistência, precisão e controle de processos.
 
Também é fundamental que o equipamento seja fácil de usar e os controles sejam intuitivos. Além do desempenho do equipamento, o ambiente de trabalho também precisa ser um fator-chave para a seleção de equipamentos. Existem aplicações projetadas para soldagem em alto mar, soldagem de dutos terrestres remotos, oficinas de fabricação e sistemas automatizados.
Fazer esta seleção pode ser uma tarefa difícil, por isso é sempre importante procurar aconselhamento especializado. Aproveite para perguntar sobre as várias opções disponíveis, capacidades e limitações de cada sistema. 
 

Configuração e Manutenção Adequadas

É crucial que os sistemas usados para soldagem mecanizada - com todo o equipamento auxiliar necessário - sejam bem mantidos. Se várias estações de soldagem forem usadas, elas devem ser configuradas consistentemente até o mais ínfimo detalhe.
 
Não fazer isso pode resultar em inconsistências e defeitos de solda e exigir reparos que poderiam ter sido evitados. Ter as peças de reposição corretas para o equipamento de soldagem - particularmente a tocha de soldagem - é essencial. Mesmo os pequenos componentes da tocha de soldagem podem ter um impacto significativo na qualidade da solda.
 
Equipamentos inferiores custam menos, mas a qualidade provavelmente sofrerá, aumentando os custos em longo prazo.
 

Escolhendo o processo correto de soldagem

Para selecionar o melhor processo de soldagem, geralmente busca-se um equilíbrio entre produtividade e qualidade. É importante ter experiência com vários processos antes de aplicá-los, porém igualmente importante é experimentar novos processos e suas variações.
 
Um dos processos mais comuns em uso para solda de tubulações é o MIG (GMAW) ou uma de suas muitas variantes.
Normalmente, é selecionada uma variante de entrada de baixa produtividade e baixa temperatura para a parte de raiz e passagem quente do processo de soldagem e, em seguida, um GMAW pulsado para as passagens de preenchimento e acabamento.
Também são comuns os processos de GTAW e SAW quando é necessário aumentar a qualidade da solda ou quando se precisa de taxas de deposição mais altas. 
 

Preparação e biselamento precisos e de alta qualidade

Atualmente, a maior parte da preparação de tubulações é realizada com o uso de equipamentos automatizados de corte e chanfragem.
Na maioria das aplicações, faz-se um bisel de angulação entre 0 e 15 °. A característica típica deste tipo de preparação de solda é o encaixe de abertura fechada (sem abertura de raiz), onde a espessura e a extensão de aterragem do bisel são dimensões críticas no controle da penetração e qualidade da raiz. 
A precisão e consistência das dimensões alcançadas nos chanfros da solda na área da raiz influenciam muito a consistência da qualidade e o perfil da raiz da solda. Você deve dar tanta atenção à preparação quanto à soldagem em si. 
A preparação consistente e de alta qualidade resultará em produtividade aprimorada e menores taxas de retrabalhos, particularmente na área de raiz, que é a mais crítica da solda.
 

Conte com a ajuda de um especialista

A Aventa fornece uma ampla variedade de equipamentos de soldagem e de aquecimento por indução. Alugar nossos equipamentos permite que você mantenha seus negócios atualizados com os equipamentos mais modernos, evitando grandes custos de capital.
 
Além disso, o aluguel garante que seu equipamento seja sempre mantido em ótimo estado, com manutenções de alto padrão realizadas por técnicos experientes. Em caso de falha, seu equipamento será substituído rapidamente, o que reduz o tempo de inatividade.
Converse com um de nossos especialistas e encontre o melhor ajuste para sua empresa. Forneceremos o aconselhamento especializado que você precisa com relação à seleção de equipamentos, opções de financiamento, treinamento de funcionários e suporte contínuo.