Novidades

Início > Novidades > Como as tecnologias de soldagem mais recentes podem economizar tempo e dinheiro

Como as tecnologias de soldagem mais recentes podem economizar tempo e dinheiro

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver

economizar com solda

Você já considerou os benefícios de produtividade, qualidade de solda e economia de custos que os novos processos e tecnologias de soldagem podem oferecer?

 

Mudar o processo de soldagem ou investir em nova tecnologia pode trazer benefícios

Perda de tempo e perda de produtividade são inimigos em qualquer tipo de operação, principalmente na soldagem. Empreiteiros, empresários, fabricantes e autônomos estão sempre procurando maneiras de reduzir custos, melhorar a qualidade e concluir projetos mais rapidamente, para que possam ser mais competitivos no mercado atual.

No entanto, as soluções certas podem exigir uma visão aberta e disposição para aprender novos processos ou procedimentos de soldagem. Fazer essas mudanças pode gerar benefícios - e economia - para ajudar a sua empresa a atingir metas estipuladas.

Não negligencie os benefícios que os novos processos e tecnologias de soldagem podem oferecer para ajudar a reduzir custos, melhorar a produtividade, reduzir prazos ou a qualidade do impacto. Veja abaixo algumas etapas que podem aumentar a sua competitividade.

 

Considere seus objetivos

A falta de operadores de soldagem realmente qualificados é sentida em toda a indústria. Por outro lado, empresas sempre querem encontrar maneiras de melhorar a produtividade e diminuir o tempo de treinamento para novos operadores de soldagem. Mesmo em mercados onde o trabalho é abundante, ainda pode haver um esforço para reduzir o tempo necessário para treinar um trabalhador qualificado e colocá-lo em trabalho. Quanto mais rápido os trabalhadores puderem ser treinados, mais produtiva será a operação.

Há também o cenário em que a operação de soldagem deve se adaptar para atender aos prazos mais curtos de projetos.

Independente dos desafios, é importante determinar os principais objetivos na operação de soldagem. Isso ajudará a encontrar as soluções certas para fornecer os resultados desejados.

O cumprimento dessas metas pode exigir a mudança de processos de soldagem padrão para tecnologias avançadas de soldagem que ofereçam maior retorno - mas isso pode exigir investimento ou treinamento adicional. Em vez de ver essa mudança como um risco ou uma barreira, olhe para essas soluções como um investimento que pode impactar positivamente o resultado final.

Quando chega a hora de atualizar a linha de equipamentos de soldagem, as empresas devem considerar como as tecnologias de soldagem evoluíram e como as soluções mais novas podem proporcionar maior eficiência e economia, em vez de continuar a utilizar o mesmo equipamento.

Os novos processos e equipamentos de soldagem, metais de enchimento e técnicas de aquecimento pré e pós-soldagem que estão disponíveis no mercado podem oferecer benefícios além dos processos e procedimentos tradicionais de soldagem.

 

Saiba mais: "Introdução ao MIG Pulsado - O que é e como aplicar".

 

Como uma mudança nos processos de soldagem pode gerar resultados

Muitas empresas têm visto aumentos significativos de produtividade, sem sacrificar a qualidade, convertendo processos de soldagem tradicionais, como Eletrodo Revestido ou TIG, para processos avançados mais avançados.

O MIG Pulsado e um o MIG de Curto-Circuito Modificado desenvolvidos pela Miller, pro exemplo, oferecem qualidade de soldagem consistente e maior produtividade graças às velocidades de deslocamento que são de três a quatro vezes maiores que as de Eletrodo ou TIG. Esses processos avançados são comumente usados em fábricas de grande porte e agora estão disponíveis em máquinas projetadas para atender às demandas de aplicações em campo ou de empresas com menor demanda.

Um processo de soldagem MIG de Curto-Circuito Modificado, como o RMD, oferece fácil controle da poça de solda, devido  um maior grau de tolerância às variações do stick-out e do ângulo da tocha. Isso ajuda a reduzir o tempo de treinamento do operador, além de fornecer desempenho de arco de qualidade, que ajuda a aumentar a produtividade. O uso desse processo também produz menos respingos. Esses fatores ajudam a economizar tempo e dinheiro.

O MIG Pulsado também oferece outros benefícios: melhor fusão e preenchimento nos cantos da solda, maiores velocidades de deslocamento, maior taxas de deposição e menor tempo de troca de acessórios/consumíveis, visto que o mesmo arame e gás podem ser usados em diferentes processos MIG de Curto-Circuito Modificados.

 

O que pode ser ganho?

Há muitos benefícios financeiros e de competitividade que podem ser obtidos pela conversão de técnicas e processos tradicionais de soldagem para soluções mais avançadas. Considere estes principais:

 

  • Maior Produtividade

Os benefícios financeiros de qualquer melhoria de produtividade variam com base na situação específica da empresa, mas geralmente são bastante significativos. O retorno sobre o investimento de novas máquinas não é a longo prazo por conta do aumento da produtividade, redução de consumíveis e outros fatores de curto prazo. Além disso, em empresas que passam por dificuldades para encontrar uma equipe de soldagem qualificada, as novas tecnologias permitem atender às demandas utilizando os colaboradores atuais, visto que a mesma equipe conseguirá produzir mais, com melhor qualidade e em menor tempo. As melhorias de produtividade também proporcionam uma redução significativa de custos com colaboradores, principalmente em regiões onde os custos de mão de obra são altos.

 

  • Redução de Sucatas e Perdas

Esta é uma questão fundamental em alguns mercados, porque muito dinheiro é perdido com sucatas. Se uma empresa estiver usando um processo de soldagem com Eletrodo Revestido, é relativamente fácil calcular a economia potencial relacionada ao melhor aproveitamento do consumível.

A solda por Eletrodo produz comumente a perda de ‘toco’ ou de ‘ponta’, que é a porção do eletrodo que não pode ser depositada na solda. Dependendo do comprimento original do eletrodo, tipicamente de 11 a 18 centímetros são perdidos. É fácil descobrir o “pedaço de sucata planejado” no processo de soldagem - geralmente de 16 a 25% dos eletrodos. Uma mudança de solda por Eletroso para um processo de arame não apenas elimina os custos dessa perda, mas também produz economia de mão-de-obra graças a um processo mais produtivo.

 

  • Redução de Falhas e Retrabalho

O desempenho consistente do arco e a seleção do metal de enchimento correto são fundamentais para obter taxas mais altas de deposição no primeiro passe e falhas na solda. Os processos e tecnologias de soldagem que oferecem desempenho de arco mais consistentes podem ajudar a reduzir o tempo e o dinheiro gastos em falhas e retrabalho. A qualidade é obviamente um fator importante no sucesso de uma operação de soldagem. Um alto nível de retrabalho não apenas afeta a qualidade, mas também pode levar a atrasos, pois o retrabalho não planejado interrompe todo o fluxo do processo de produção.

Tenha em mente que a mudar os processos de soldagem em uma empresa pode ser difícil e, às vezes, requer um esforço organizado. As empresas que estão dispostas a aceitar algum nível de risco podem ser recompensadas com trabalhos de maior qualidade, com conclusão mais rápida de seus projetos e reduções de custos.

 

A Linha de Produção

O equipamento de soldagem, em muitos casos, evoluiu para fornecer um nível de controle que não era possível no passado. Avanços tecnológicos trouxeram avanços nos processos de soldagem e provavelmente continuarão a fazê-lo no futuro.

Compreender os potenciais ganhos de produtividade oferecidos pelos processos avançados de soldagem e novas tecnologias e procedimentos pode ajudar uma organização a garantir que os trabalhos sejam concluídos no prazo e dentro do orçamento.

Investir em novas técnicas e equipamentos de soldagem pode ajudar as empresas a enfrentar os desafios críticos do setor - desde a falta de soldadores especializados até prazos mais curtos do projeto ou mudança de materiais. Estar aberto a mudanças na operação de soldagem pode resultar em custos reduzidos, maior produtividade e menor tempo de treinamento para soldadores - ajudando a tornar sua empresa mais competitiva.

 

A Aventa traz para o Brasil a linha de produtos Miller com tecnologia avançada. Para conferir os equipamentos disponíveis, clique aqui.