Você sabe quais os tipos de solda mais utilizados no mundo?
Soldagem com eletrodo revestido (SMAW)
Soldagem MIG/MAG (GMAW)
O segundo tipo de soldagem que vamos falar é do processo MIG/MAG. Esses processos se diferenciam pela forma de atuação do gás, que pode agir ou proteger+agir junto à poça de fusão.
Soldagem com Arame Tubular (FCAW)
Soldagem TIG (GTAW)
Soldagem por feixe de elétrons (EBW)
Soldagem a Hidrogênio Atômico (AHW)
Soldagem a arco de plasma (PAW)
Diz-se arco constrito em razão do diâmetro do mesmo ser limitado por um bocal, aumentando o calor. Por essa razão, este método é adequado para aquecer temperaturas muito extremas do metal, o que resulta em soldas mais profundas e fortes.
Soldagem por Arco Submerso (SAW)
Este famoso processo de soldagem ocorre por meio de um arame consumível introduzido no fluxo (granulado, semelhante a uma areia). Ao abrir o arco elétrico o arame, o metal de base e o fluxo são envolvidos pelo arco e derretidos no procedimento para criar a poça de fusão. O arame e o metal de base se unem para criar a soldagem, enquanto o fluxo (granulado semelhante a uma areia grossa) se torna uma camada com o objetivo de proteger o cordão de solda. Por causa dessa camada, o arco elétrico é invísivel aos olhos, e os episódios de respingos, fumos ou faíscas são bastante reduzidos.
Soldagem por Oxigás
Este perigoso processo utiliza de gases explosivos e chama. Utiliza a chama e o calor gerador por ela por um maçarico para derretimento de metais. Não possui arco elétrico, não possui controle, como ocorre em qualquer tipo de soldagem por arco elétrico. Basica e simplesmente a poça de fusão ocorre com o derretimento de metais base a adição, solidificando-se com o resfriamento do cordão.
Não é um processo muito utilizado atualmente em razão de perigos como explosão e pelo fato de não existir controle como ocorre nos processos de soldagem a arco elétrico.
Processos de soldagem e a qualidade
Conhecer quais são os tipos de processos de soldagem é muito importante para garantir a qualidade e a segurança da solda.
Uma solda de qualidade é essencial para que não tenha problemas futuros, garantindo a integridade e consistência da peça.
Para assegurar a qualidade de soldagem, o soldador deve se atentar, principalmente, para os seguintes elementos:
- Qualidade do material;
- Definição do processo;
- Habilidade do soldador
- Eficiência do equipamento.
Como já foi mencionado, uma soldagem bem executada irá garantir que a peça não tenha problemas posteriores, evitando acidentes e prejuízos financeiros.
Para melhor exemplificar, imagine a seguinte situação: é efetuado uma soldagem em uma empilhadeira (veículo industrial destinado à movimentação de cargas pesadas). Qualquer falha que seja apresentada irá comprometer/impactar diretamente na segurança do operador e/ou da mercadoria.
Ou seja, os riscos manifestados são imensos, provocando danos físicos ou materiais em um projeto logístico, lembrando sempre que a máquina é responsável pelo transporte de cargas excessivamente pesadas.
A solda está presente em nosso dia a dia e muitas vezes nem a vemos por estarem pintadas ou escondidas. Prezar por processos e a qualidade de soldagem são elementos altamente importantes para a integridade e segurança da peça soldada e de nossa vida em comunidade.
Caso esteja procurando por locação de empilhadeiras entre em contato com a Baloc, locadora referência no segmento.
Máquinas de solda Aventa
A Aventa é referência em venda e locação de máquinas de solda de alto desempenho, com a mais alta tecnologia inversora mundial. Trabalhamos com os processos MIG/MAG, TIG, Eletrodo Revestido, Arame Tubular, Arco Submerso, Corte Plasma e Motosoldadoras e estamos presentes em todos os grandes projetos de soldagem no Brasil. Entre em contato e saiba mais sobre nossos equipamentos e serviços.