Novidades

Início > Novidades > Conheça os 10 Principais Tipos de Eletrodos para Solda

Conheça os 10 Principais Tipos de Eletrodos para Solda

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • Plataformas Elevatórias Plataformas Elevatórias Campinas/SP ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver

tipos de eletrodo revestido

Você está interessado em conhecer os diferentes tipos de eletrodos de soldagem? Caso a resposta seja positiva, este artigo foi feito para você. Nesta matéria, iremos abordar o seu conceito e variedades. 

 

O eletrodo de soldagem é uma haste de metal que é conectado à máquina de solda para criar/abrir um arco elétrico e dar origem a poça de fusão, que sucederá no cordão de solda. A corrente passa por esta haste metálica (eletrodo) para produzir um arco, que gera muito calor para derreter e fundir o metal para a soldagem.

 

O soldador precisa conhecer os diferentes tipos de eletrodos revestidos para solda, a partir deste entendimento, o profissional saberá escolher o eletrodo certo para cada projeto.

 

Há uma variedade de fatores envolvidos na escolha do eletrodo, sendo eles:

 

  • Liga metálica a ser soldada;
  • Processo de soldagem escolhido;
  • Características do ambiente de trabalho;
  • Como será a atividade (goivagem/soldagem).

 

Funções do revestimento de soldagem do eletrodo

 

O revestimento possui algumas funções, como:

 

Blindagem de metal fundido - o revestimento do eletrodo produz gás de proteção, como dióxido de carbono sob o calor, que pode proteger o metal fundido do oxigênio atmosférico, nitrogênio e hidrogênio.

 

Estabilizar o arco - um arco estabilizado é aquele que abre/queima suavemente.

 

Controlar a escória - A escória protege o metal do ar atmosférico e reduz a taxa de resfriamento.

 

Adicionar elementos de liga ao metal de solda - Elementos de liga especiais como níquel, vanádio, molibdênio, etc. podem ser adicionados à junta de solda, introduzindo-os através do revestimento do eletrodo para melhorar as propriedades do metal de solda.

 

Posição de soldagem - É a adição de ingredientes (no revestimento) que possibilita a soldagem fora de posição (vertical e sobre a cabeça).

 

Controlar a integridade do metal de solda – A porosidade e/ou os gases aprisionados no metal de solda podem ser controlados.

 

Isolar a alma de aço – o revestimento também possui a função de isolar a alma (atuando como um isolante).

 

Classificação do revestimento de soldagem

 

A American Welding Society (AWS) classificou os eletrodos em diferentes formatos para ter uma fácil compreensão/identificação dos distintos tipos de eletrodos.

 

Para ter um melhor entendimento, iremos exemplificar. Considere o seguinte eletrodo E6018-X.

 

1- A letra “E” indica que este é um eletrodo.

 

2- Os dois dígitos consecutivos após a letra “E” (ou seja, 60) apontam a resistência à tração do eletrodo.

 

A resistência à tração é medida em psi e é 1000 vezes o número fornecido. Neste exemplo, a resistência à tração é de 60.000 psi

 

3- Aqui, o número 1 indica a posição de soldagem. (neste caso, pode ser soldado na posição plana, horizontal e vertical).

 

4- O número “8” fornece informações sobre o tipo de revestimento e a corrente usada.

 

5- Por fim, a letra “X” informa sobre as especificações adicionais de um eletrodo (é usado apenas quando um eletrodo tem alguns recursos complementares).

 

Tipos de eletrodos revestidos

 

Como já foi mencionado, existem diferentes tipos de eletrodos revestidos, normalmente são categorizados pela liga metálica que são utilizadas para soldar.

 

Agora que já entendemos como funciona a classificação dos revestimentos de soldagem, iremos mencionar as suas aplicações.

 

E6010 e E6011

 

Os eletrodos dos tipos E6010 e E6011 foram projetados para a solda de aço carbono (por possuírem baixos teores de carbono/ligas).

 

Esse modelo é indicado para a soldagem multipasse, principalmente na posição vertical e sobre a cabeça.

 

A sua aplicação é recomendada para os mais diversos segmentos, como construções metálicas, viadutos, pontes, tanques, tubulações, entre outros. (apresentando alto desempenho em todas as utilizações).

 

Eletrodo E6011

 

Bastante familiar ao E6010, o eletrodo E6011 se diferencia pela sua maior estabilidade do arco e o uso em corrente contínua. Isso se deve por ter uma adição de potássio no seu componente.

 

Eletrodo E6013

 

Esse eletrodo é bastante conhecido no mercado, sendo famoso por ser muito versátil. Este modelo possui um alto percentual de dióxido de titânio, isso significa que pode trabalhar em chapas finas (em todas as posições).

 

Além disso, o seu revestimento contém potássio, garantindo maior estabilidade do arco em corrente alternada (resultando em uma superfície uniforme, sem muitos respingos). A sua aplicação é indicada em: serralheria, construções e ponteamentos.

 

Eletrodo E6014

 

Apresenta em seu revestimento dióxido de titânio e um baixo teor de hidrogênio médio. É indicado para serviços em chapas finas, que exigem um trabalho mais minucioso.

 

Eletrodo E7018

 

O eletrodo E7018 possui em seu componente uma adição de pó de ferro ao revestimento, proporcionando mais estabilidade, facilidade de operação em qualquer posição e uma soldadura mais limpa.

 

Por ter estrutura metálica que exige grande resistência à ruptura, o seu uso é indicado em edifícios, construções navais, funilarias, entre outros.

 

Eletrodo E7024

 

Este eletrodo se diferencia por ter na composição do seu revestimento (50%) pó de ferro, resultando em um material mais pesado. Além disso, apresenta um ótimo acabamento.

 

É recomendado na construção civil, mecânica, naval e de matérias que exigem alta resistência, entretanto, a soldadura é limitada às posições plana e horizontal.

 

Eletrodo de Ferro fundido

 

O eletrodo de ferro fundido possui alma de níquel puro, permitindo uma soldadura de alta resistência e sem fissuras.

 

O seu uso é indicado em: recuperação de engrenagens e reparo de motores/prensas/tricas de ferros fundidos.

 

Eletrodo de Alumínio

 

O eletrodo revestido é muito eficaz no processo de conserto de peças de alumínio, como cilindros, ventiladores, telas, pisos laminados, tanques, recipientes, entre outros.

 

Importante: o seu uso é indicado para materiais com mais de 2,5 milímetros de espessura. É recomendado manter sempre o arco curto e fazer pequenos cordões, sem movimentos laterais dos eletrodos. 

 

Eletrodo de Inox

 

Por último, o eletrodo para soldagem em aço inox apresenta como características: alta resistência à oxidação, tração, trinca e ação de substâncias químicas.

 

A sua aplicação é indicada em: reparo de tanques, tubulações de aço inoxidável, molas, trilhos de guindastes, entre outros.

 

Máquinas de solda Aventa para Eletrodo Revestido

 

A Aventa é uma empresa referência no mercado de locação de máquinas de solda, disponibilizamos equipamentos para todos os processos de soldagem, incluindo sistemas de soldagem para eletrodo revestido.

 

Estamos aguardando o seu contato!