Ensaio de dobramento é um teste qualitativo simples e barato que pode ser usado para avaliar a ductilidade de um material. É frequentemente utilizado como uma avaliação de controle de qualidade em juntas soldadas, possuindo como vantagem a simplicidade do equipamento.
Resumidamente, o teste de dobramento consiste em submeter um corpo de prova a uma deformação por flexão em um ângulo específico.
Para isso, o corpo de prova é colocado sobre dois apoios afastados a uma distância intrínseca, através de um cutelo (que pode ser circular, retangular ou tubular) é aplicado uma força no centro da peça até que atinja um ângulo de dobramento especificado.
Esta prova é usualmente aplicada em barras de construção civil (aços estruturais) e barras soldadas, pois esses materiais devem suportar dobramentos severos, além disso, qualifica a solda, o soldador e o processo de soldagem.
Como já foi mencionado, o ensaio de dobramento fornece somente resultados qualificativos, porém, é um teste bastante eficaz para detectar problemas metalúrgicos que podem comprometer o comportamento dos materiais em serviço.
Para que seja verificado a ductilidade e a capacidade de deformação dos materiais, os parâmetros do ensaio (distâncias dos apoios, diâmetro de cutelo, ângulo de dobramento) são definidos por normas ou códigos de fabricação dos objetos (metálicos, plásticos, cerâmicas, compostos, etc.)
Para ter um melhor entendimento, iremos exemplificar: imagine que você vai dobrar duas barras de metal, uma de alumínio recozido e outra de alumínio encruado.
Você vai perceber que a barra de alumínio recozido dobra-se totalmente, até uma ponta encostar na outra. Já a peça de alumínio encruado, ao ser dobrada, irá apresentar trincas e provavelmente vai quebrar antes de atingir o dobramento total.
De forma resumida, isto é o ensaio de dobramento, ele fornece somente uma indicação qualitativa da ductilidade do material. Os valores numéricos não possuem significância.
O ensaio de dobramento é comumente usado na construção civil, uma vez que as barras de aços devem suportar um dobramento severo, por exemplo, imagine que você está no seu carro parado em um congestionamento sobre uma ponte, de repente você sente o chão tremer sobre as rodas do automóvel enquanto os demais veículos se movem.
Isto significa que a estrutura da ponte está suportando o esforço produzido pelo peso dos carros.
Processos de dobramento
Existem três processos para realizar o ensaio: dobramento livre, dobramento semiguiado e dobramento guiado.
Dobramento Livre - Neste processo é aplicado uma força atuante nas extremidades do corpo de prova e não no ponto onde ocorre o dobramento máximo.
Dobramento Semiguiado- Uma das extremidades do corpo de prova fica presa enquanto que a outra ponta sofre a aplicação de força (a força também pode ser aplicada em outro local do corpo de prova).
Dobramento Guiado- Este é o ensaio mais comum, neste processo existe um sistema de cutelo e matriz que força o corpo de prova a deformar-se dentro de um espaço e forma pré-determinados.
Equipamento para ensaio de dobramento
O ensaio de dobramento é feito por uma máquina própria para esse processo, podendo ser hidráulica ou eletromecânica. Neste aparelho podem ser realizados os diferentes ensaios mecânicos.
Ensaio de dobramento em peças soldadas
Como já foi mencionado, o ensaio de dobramento em peças soldadas tem o objetivo de qualificar a solda, soldador e o processo de soldagem.
O dobramento em peça soldada pode ser o processo livre ou guiado, dependendo do objetivo do ensaio.
A solda deve ser testada em diferentes posições para a qualificação. Os tipos de dobramentos são:
- Dobramento lateral transversal;
- Transversal de face;
- Transversal de raiz;
- Longitudinal de face;
- Longitudinal de raiz.
Máquinas de solda Aventa
A Aventa é uma empresa referência no mercado de locação de máquinas de solda, disponibilizamos equipamentos para todos os processos de soldagem.
Acompanhe o nosso site para ficar por dentro das novidades e conteúdos do segmento. Estamos aguardando o seu contato!