Hoje, o corte de plasma é o processo com maior crescimento na indústria, em instalações industriais e nas oficinas em geral, graças à velocidade e precisão do corte, sendo assim uma excelente ferramenta para o corte de metais.
Vamos falar mais sobre este processo, desvendando dúvidas para você conhecer tudo sobre o corte a plasma.
Antes de tudo: o que é plasma?
Sabemos que os três estados da matéria são: sólido, líquido e gasoso. Se mais ou menos calor é aplicado a uma substância, temos a mudança do seu estado.
Assim, se adicionarmos energia em forma de calor ao sólido, teremos a mudança de estado para o líquido e se mais calor for adicionado teremos o gás; após isso, se uma quantidade substancial de calor for adicionada ao gás, este se transforma em plasma.
Plasma é um gás eletricamente condutor. A ionização dos gases gera a criação de elétrons livres e de íons positivos junto com os átomos de gás.
Quando isso ocorre, o gás torna-se eletricamente condutor, transportando corrente elétrica e, tornando-se assim, o plasma.
Um bom exemplo de plasma natural é o relâmpago, que, assim como na tocha plasma, conduz eletricidade de um ponto a outro graças aos seus gases ionizados.
Vantagens do corte de plasma
Uma das principais vantagens do corte plasma é o fato de poder ser utilizado não apenas em mesa plana, mas também com o auxílio de tartarugas de corte, mesas CNC, entre outros dispositivos de automação.
Essa facilidade torna o processo versátil em diversas aplicações onde o objetivo é cortar metais. Outro ponto importante, já mencionado inclusive, é o fato de ser um corte preciso e limpo, sem necessidade de pós-operação.
Também se trata de um processo muito seguro, uma vez que não utiliza cilindros de oxigênio ou gases combustíveis, tampouco mangueiras que transportam elementos combustíveis.
O corte de plasma também tem sido usado para substituir processos mais lentos ou com maiores custos operacionais.
Aplicações do corte a plasma
A principal aplicação do processo de corte plasma é na preparação de juntas para a soldagem, vez que necessita de uma qualidade alta e corte, somada a um procedimento limpo para que a operação seguinte seja facilmente executada. Com isso em vista, é fácil compreender quais os mercados que são mais atendidos por esse processo:
-
Corte e preparação de conjuntos a serem soldados;
-
Estruturas metálicas; usinas siderúrgicas de açúcar e álcool;
-
Fabricação de móveis metálicos; caldeirarias;
-
Indústrias agrícolas, de autopeças e automotiva;
-
Funilarias e manutenção em geral.
Além de todas aplicações que necessitem cortar metais como aço inoxidável, aço carbono, alumínio, cobre e ferro fundido.
Veja 08 dicas para utilizar seu corte plasma
Tipos de cortes a plasma
Com o decorrer do tempo, o corte de plasma foi mudando e recebendo novas tecnologias. Os tipos variam entre manuais e mecanizados. Os do tipo manual mais modernos são equipados com sistema de jato coxial de ar, que restringe o plasma. Assim, o corte é feito de forma rápida e com menos ângulo. Já no do tipo mecanizado é usado principalmente em manipuladores XYZ, comandados por controle numérico.
Como funciona o processo de corte de plasma
Basicamente, é preciso fixar o material que será cortado, posicionando o bico da tocha na posição vertical em relação à peça de trabalho. O bico da tocha fica sempre na posição vertical, cortando a peça primeiro de forma que esteja traçando as bordas. Depois é só seguir com o corte de acordo com as medidas necessárias.
Caso o corte precise iniciar no meio da chapa ou para fazer furos, a técnica indicada é iniciar o corte com o bico inclinado.
Como usar corretamente o seu corte de plasma
Equipamentos necessários para o corte a plasma
Você precisa:
-
Fonte geradora de energia alimentada por eletricidade;
-
Gás para ser ionizado e para funcionar como condutor do arco elétrico;
-
Tocha plasma;
-
Grampo Terra para fechar o circuito elétrico.
O gás para ser ionizado e funcionar como condutor do arco elétrico pode ser o ar comprimido, argônio, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio.
Opções de máquinas de corte de plasma
A Aventa conta vários modelos de máquinas de corte de plasma, confira abaixo:
-
Plasma PowerMax 45 XP Hypertherm
-
Linha completa Plasma PowerMax SYNC
-
Plasma PowerMax 105 SYNC
-
Plasma PowerMax 85 SYNC
-
Plasma PowerMax 65 SYNC
-
lasma PowerMax 125
-
Importante explicar que os modelos Hypertherm garantem cortes de extrema qualidade, com mais alinhamento do corte e precisão.
Aluguel de Máquina de Corte a Plasma com a Aventa
Lembre-se, máquina de corte a Plasma é com a Aventa. Entre em contato e solicite um orçamento agora mesmo. Temos o modelo certo para a sua necessidade, trabalhando com os melhores fabricantes. Nossa reputação sólida e confiável no mercado enfatiza ainda mais a nossa participação unânime na escolha por equipamentos de solda em vários projetos.
Então, se você necessita alugar máquina de solda em qualquer parte do Brasil, a Aventa é uma escolha certa para tornar o seu projeto ainda mais eficiente, respeitando o seu orçamento e prazos