Novidades

Início > Novidades > Como Utilizar Corretamente seu Corte Plasma

Como Utilizar Corretamente seu Corte Plasma

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver

Aprender a utilizar uma máquina de corte plasma é relativamente fácil e rápido. No entanto, antes de colocar as mãos à obra, uma série de cuidados devem ser seguidos.

Neste artigo traremos diversas informações e dicas que sua eficiência e precisão durante o corte, além de aumentar a vida útil de sua máquina e dos consumíveis.

como utilizar corte plasma

ANTES DE COMEÇAR

Antes de tudo, é importante garantir que você possui a máquina de corte plasma mais adequada às suas necessidades.

Se você deseja mais informações sobre como escolher o equipamento mais adequado a sua demanda, clique aqui. Feito isso, você pode começar lendo o manual do usuário, que é muito importante para familiarizar-se com a máquina.

Seguindo estas etapas, você pode começar a conferir algumas características de seu equipamento:

1 - Verifique se o cabo de alimentação está em boas condições e se está conectado ao tipo correto de fonte de alimentação principal. Algumas unidades (as que usam a tecnologia Autoline) permitem conectá-las a qualquer fonte de alimentação de 208 a 575 volts, já as outras requerem uma voltagem específica, Cabe ao usuário certificar-se de que toda a configuração de energia foi realizada corretamente.
2 - Verifique o suprimento de ar para garantir que o fluxo de ar e a pressão correta entrem na máquina.
3 - O ar seco é importante para o corte a plasma e maximiza a capacidade de corte. Recomenda-se a instalação de um filtro de ar e / ou secador na máquina, caso ela não venha equipada com um. Verifique, limpe e substitua o filtro/secador de acordo com as recomendações do fabricante. Também é importante ter algum tipo de selante na conexão para diminuir o risco de vazamento de pressão do ar.
4 - Conecte a tocha, se ainda não estiver conectada.
5 - Certifique-se de que todos os seus consumíveis sejam os corretos para o processo e que estejam bem posicionados para facilitar sua operação.
6 - Se aplicável, selecione o processo adequado. Em algumas máquinas de saída mais altas, um switch permite que o usuário escolha entre o corte e a goivagem.
7 - Ligue a máquina.
8 - Verifique a configuração do ar. O setup do PSI pode ter configurações diferentes para corte e goivagem. Em algumas máquinas de corte plasma, o operador reduz a corrente para zero, o que ativa o fluxo de ar e permite que o operador, então, defina a pressão correta.
9 - Defina a saída para a configuração correta (conforme o gráfico abaixo).
Para determinar a espessura de corte máxima em aço macio, siga a linha do ponto de 10 IPM (polegadas por minuto) na tabela de corte. O ponto em que esta linha intersecta a curva de corte determina a espessura de corte máxima recomendada da unidade. Você pode olhar depois no lado direito e ver a espessura em milímetros.
10 - Verifique a ligação da garra negativa à peça de trabalho. O plasma requer uma conexão sólida, de preferência em uma parte limpa da peça de trabalho. Se você for cortar uma peça já pintada, procure sempre conectar a garra em uma área sem pintura.
11 - Certifique-se de ter e utilizar todos os seus equipamentos de segurança necessários. O manual do proprietário (acompanha as máquinas) terá mais detalhes, mas geralmente você utiliza os mesmos EPIs que ao soldar. Se a mesa estiver molhada e você colocar o seu braço nu nela, você pode se tornar parte do circuito e receber um choque, por isso certifique-se de estar usando couro de solda, juntamente com as luvas adequadas e proteção para os olhos. Um protetor facial também é recomendado.
12 - Faça uma amostra de corte no mesmo tipo de material que sua peça de trabalho para verificar suas configurações e velocidade de deslocamento.
13 - É difícil parar e continuar com um corte longo. Ensaie o corte antes para ter certeza de que você tem liberdade de movimento adequada para fazer um corte contínuo.
Com estas dicas, você poderá criar um corte de qualidade utilizando seu equipamento. Confira todos os modelos de máquina corte plasma disponíveis para venda e locação pela Aventa.