A soldagem TIG - abreviação do inglês de Tungsten Inert Gas - é um processo de solda que se caracteriza por um arco elétrico criado entre um eletrodo sólido de tungstênio não consumível e o material a ser soldado, protegidos do ar atmosférico por um gás inerte.
Quer entender melhor? Continue lendo o artigo.
Soldagem TIG
Já comentamos como se dá a solda TIG e citamos que o processo acontece, sendo protegido de contaminantes por um gás inerte. É comum que nesta solda o gás hélio (He) ou até o gás argônio (Ag) sejam usados, podendo também acontecer a mistura entre eles.
É um processo extremamente versátil e, por ter ótimo controle sobre a poça de fusão, é considerado um processo de soldagem de altíssima qualidade.
Embora tenha diversas utilizações, o processo TIG é muito utilizado na indústria alimentícia, soldas de manutenção e soldagem de passe de raiz como tubulações ou vasos de pressão.
História da soldagem TIG
Esse processo foi desenvolvido na década de 40, devido à necessidade de maior eficiência na soldagem de materiais difíceis, como alumínio e magnésio em indústrias de grande porte como a aeroespacial, por exemplo.
Variações da soldagem TIG
Ao pesquisar sobre o processo TIG, pode ser que você encontre algumas variações, como a soldagem TIG por pontos, soldagem TOG por corrente pulsada, soldagem TIG com arame quente – hot wire – ou até mesmo a denominação soldagem GTAW, que é a sigla para Gas Tungsten Arc Welding (soldagem a arco com gás tungstênio).
Mas é importante saber que todas dizem respeito ao mesmo procedimento e funcionamento, variando basicamente a sua aplicação ou simplesmente denominação.
Características da Soldagem TIG
O aquecimento no processo TIG é obtido através de um arco elétrico gerado com auxílio de um eletrodo não consumível de tungstênio. É importante que este eletrodo não se funda, pois isso pode causar defeitos ou descontinuidades no cordão de solda.
O eletrodo e a poça de fusão são protegidos por uma atmosfera gasosa constituída de gás inerte (que não reage com outros materiais) ou até mesmo por uma mistura de gases inertes, geralmente argônio ou hélio.
Aplicações da solda TIG
A soldagem TIG é útil para soldar vários metais, tais como:
-
aço;
-
carbono de baixa liga;
-
aços inoxidáveis;
-
ligas de alumínio;
-
níquel;
-
cobre;
-
magnésio;
-
chapas de espessuras finas.
Vale também destacar que se trata de um processo usado para reparos e manutenção em geral, como passe de raiz em tubos de vários diâmetros e espessuras, além de elevado controle de poça de fusão, ótimo acabamento e baixo heat input.
Devido à facilidade em controlar o processo, bem como à possibilidade de utilizar material de adição, sua utilização também é viável na indústria aeroespacial e nuclear.
Vantagens e desvantagens da soldagem TIG
As vantagens da solda TIG são inúmeras e destacamos abaixo as principais:
-
ótimo acabamento e resultados de excelência sem adição de consumíveis;
-
isenta de escória, respingos ou fumos;
-
controle independe da fonte de calor e material de adição;
-
o processo pode ser automatizado.
Já com relação às desvantagens do processo destacamos que por ser um processo muito sensível, o trabalho com solda TIG só pode ser realizado em local coberto ou protegido. Caso utilize o processo no campo, por exemplo, a soldagem TIG sofre a influência da circulação de ar no local, fazendo com que a proteção fornecida pelo gás inerte seja prejudicada.
Outra desvantagem observada é que, embora seja muito eficiente em trabalhos minuciosos, ao utilizar a soldagem TIG em chapas grossas, a sua produtividade é afetada e torna-se extremamente baixa; sem mencionar o alto custo de implantação.
Para soldagem TIG: Conheça a Aventa!
Para quem busca um bom acabamento nas juntas, a soldagem TIG é uma excelente opção. Devido a seu alto custo de implantação, muitas pessoas buscam como alternativa a locação da máquina de solda. Assim, é possível ter toda a sua funcionalidade e excelente acabamento de maneira prática e acessível.
Nós da Aventa trabalhamos com a locação de máquinas de solda TIG e também com Motosoldadoras e Multiprocesso, que fazem além do processo TIG outros como a solda MIG, por eletrodo revestido e arame tubular, entre outras. Entre em contato e solicite agora mesmo um orçamento.