Novidades

Início > Novidades > Entenda como funciona a Soldagem TIG

Entenda como funciona a Soldagem TIG

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver

Dando continuidade à nossa série de artigos sobre processos de soldagem, falaremos um pouco sobre o processo TIG, suas características, vantagens e desvantagens. Desenvolvido na década de 40, o processo TIG – Tungsten Inert Gas (gás inerte de tungstênio) – foi desenvolvido devido à necessidade de maior eficiência na soldagem de materiais difíceis, como alumínio e magnésio em indústrias de grande porte como a aeroespacial, por exemplo.

É um processo extremamente versátil e, por ter ótimo controle sobre a poça de fusão, é considerado um processo de soldagem de altíssima qualidade. Embora tenha diversas utilizações, o processo TIG é muito utilizado na indústria alimentícia, soldas de manutenção e soldagem de passe de raiz  como tubulações ou vasos de pressão.

Ao pesquisar sobre o processo TIG, pode ser que você encontre algumas variações, como a soldagem TG por pontos, soldagem TOG por corrente pulsada, soldagem TIG com arame quente – hot wire –  ou até mesmo a denominação soldagem GTAW, que é a sigla para Gas Tungsten Arc Welding (soldagem a arco com gás tungstênio); mas é importante saber que todas dizem respeito ao mesmo procedimento e funcionamento, variando basicamente a sua aplicação ou simplesmente denominação.

Características

O aquecimento no processo TIG é obtido através de um arco elétrico gerado com auxílio de um eletrodo não consumível de tungstênio. É importante que esse eletrodo não se funda, pois isso pode causar defeitos defeitos ou descontinuidades no cordão de solda. O eletrodo e a poça de fusão são protegidos por uma atmosfera gasosa constituída de gás inerte (que não reage com outros materiais) ou até mesmo por uma mistura de gases inertes, geralmente argônio ou hélio.

Saiba mais: "Soldagem TIG - Quais suas características?"

Solda TIG: aplicação

O processo de solgadem TIG pode ser utilizado na soldagem de todos os tipos de juntas e chapas, principalmente aquelas com espessura menor que 10mm. Trata-se de um processo adequado a quase todos os metais, especialmente aços ligados, inoxidáveis, ligas de níquel, ligas especiais, ligas de alumínio, ligas de magnésio, titânio e zircônio. Devido à facilidade em controlar o processo, bem como à possibilidade de utilizar material de adição, sua utilização mais comum é na soldagem de tubos,  assim como na indústria aeroespacial e nuclear e em trabalhos de reparação.  É importante ressaltar que, ao adicionar material à poça de fusão, este deve ser compatível com o metal de base.

Principais vantagens vantagens da Solda TIG

A principal vantagem do processo de soldagem TIG é o fato de apresentar cordões de solda de alta qualidade, o que facilita a sua utilização em todas as posições e tipos de junta. Por permitir um controle preciso de entrega térmica,  esse tipo de soldagem é o mais adequado para unir metais de pequena espessura, confecção de cordões em componentes sensíveis ao calor, trabalhos de manutenção e na solda de pontos em chapas finas. Além disso, dependendo da espessura e preparações dos materiais, não necessita de metal de adição.

Saiba mais: "Soldagem TIG: qualidade e produtividade que compensam".

E quais as desvantagens?

Por ser um processo muito sensível, o trabalho com solda TIG só pode ser realizado em local coberto ou protegido. Caso utilize o processo no campo, por exemplo, a soldagem TIG sofre a influência da circulação de ar no local, fazendo com que a proteção fornecida pelo gás inerte seja prejudicada. Outra desvantagem observada é que, embora seja muito eficiente em trabalhos minuciosos, ao utilizar a soldagem TIG em chapas grossas, a sua produtividade é afetada e trona-se extremamente baixa; sem mencionar o alto custo de implantação.

Conclusão

Para quem busca um bom acabamento nas juntas, a soldagem TIG é uma excelente opção. Devido a seu alto custo de implantação, muitas pessoas buscam como alternativa a locação da máquina de solda. Assim, é possível ter toda a sua funcionalidade e excelente acabamento de maneira prática e acessível. 

Nós da Aventa trabalhamos com a locação de máquinas de solda TIG e também com Motosoldadoras e Multiprocesso, que fazem além do processo TIG outros como a solda MIG, por eletrodo revestido e arame tubular, entre outras. Entre em contato e solicite agora mesmo um orçamento.