O sucesso de um negócio geralmente é medido através de sua lucratividade, com base na capacidade da empresa de manter os custos dentro dos limites definidos pelos preços de venda, que precisam ser bastante competitivos.
Custos associados à soldagem e processos relacionados podem ser facilmente estimados para qualquer trabalho quando os fatores que os afetam são conhecidos e métodos apropriados de estimativa são usados.
Os custos de soldagem devem ser determinados com precisão, para que o orçamento seja usado com sucesso em um processo de concorrência, licitação, etc.
Saiba mais: "A Composição de Custos de uma Soldagem".
Estimativa de Custos
Uma estimativa de custo é uma previsão de despesas que existirão durante a fabricação de produtos ou componentes ou na implementação de novos processos ou operações. Isso inclui despesas de armazenamento, depósito, manuseio, logística e despesas administrativa.
Informações derivadas de uma estimativa de custo podem contribuir para as seguintes decisões de gerenciamento:
1. Estabelecer o preço de venda de um produto para fins de cotação licitação ou avaliação;
2. Verificar se um produto proposto pode ser produzido e comercializado com lucro, levando em conta os preços existentes e a concorrência antecipada;
3. Determinar se os produtos devem ser fabricadas na própria empresa ou se é melhor terceirizar este serviço;
4. Determinar o investimento para adquirir as ferramentas e equipamentos necessários para produzir um componente ou produto usando um processo comparado a outro;
5. Escolher o método, processo e materiais mais econômicos para fabricar o produto;
6. Estabelecer a base para um programa de redução de custos, demonstrando as economias que estão sendo feitas ou que poderiam ser feitas através da mudança de métodos ou processos, ou aplicando técnicas de análise de valor;
7. Predeterminar os padrões de desempenho de produção que podem ser usados no início da produção para controlar os custos operacionais; e
8. Prever os efeitos de mudanças no volume de produção sobre lucros futuros como resultado da introdução de automação, mecanização ou outras melhorias apropriadas para produção em grande escala.
Se a produção envolve um novo produto, os detalhes da estimativa de custo devem incluir primeiro o planejamento formal do processo. Esse planejamento de processo pode, posteriormente, se tornar a base para as seguintes decisões:
- Estabelecer os requisitos de pessoal para cumprir com planos de trabalho futuros;
- Prever necessidades materiais através da duração de um contrato;
- Estabelecer o cronograma geral para atender os objetivos da empresa;
- Especificar os equipamentos, máquinas e instalações necessários para a produção de um artigo proposto nas quantidades necessárias e dentro dos limites de tempo.
Saiba mais: "Qual o Preço de uma Máquina de Solda?".
Custos de Fabricação
Todas as despesas da empresa podem ser incorridas ao preparar uma estimativa de custos ou ao definir um preço de venda de um produto. O departamento de contabilidade geralmente estabelece despesas gerais e administrativas, enquanto a administração geralmente estabelece a expectativa no valor dos lucros.
Se o produto a ser fabricado incluir soldas, os procedimentos para o seu cálculo devem estar em conformidade com as práticas contábeis gerais da empresa. Portanto, não apenas os custos de fabricação são de interesse primários. Os valores de fabricação incluem materiais diretos e mão-de-obra, mas também equipamentos descartáveis e despesas gerais de fábrica.
Os materiais diretos são os componentes do produto que se tornam parte do produto acabado. Eles podem ser facilmente rastreados até o produto em termos de unidades e materiais consumidos por produto fabricado. Estes incluem materiais cujo custo por unidade pode ser estimado com precisão.
O trabalho direto é o trabalho necessário para a produção do artigo acabado. Esses custos, que podem incluir o trabalho envolvido na realização de atividades de teste e avaliação, podem ser facilmente cobrados no produto acabado.
O equipamento descartável inclui as pequenas ferramentas, materiais e acessórios usados nos processos de produção que são dispensáveis e facilmente agregados ao preço do produto.
Os custos gerais da fábrica consistem em toda a mão-de-obra indireta, materiais e outras despesas indiretas de fabricação que não podem ser alocados com precisão a um produto com base em uma proporção por peça.
Itens relativos às instalações, equipamentos, energia, ar, serviços públicos e serviços de manutenção podem fazer parte desses custos. Os custos indiretos também podem ser atribuídos a um produto com base em determinantes de custo, como mão de obra direta ou horas da equipe. Uma parte dos custos indiretos pode ser fixada, enquanto o restante pode variar dependendo da taxa de produção, que é definida como o número de peças produzidas por unidade de tempo.
Estimativa de Custos de Soldagem
Os custos de soldagem incluem os elementos básicos comuns a outros processos e atividades de fabricação. No entanto, na soldagem, esses elementos têm muitas variáveis, algumas das quais são exclusivas da solda, enquanto outras podem pertencer a uma empresa e não necessariamente a outra (como o espaço físico, que pode ser próprio ou alugado).
A definição dessas variáveis requer o conhecimento e a experiência de indivíduos familiarizados com a operação da empresa e que possuam conhecimentos nas áreas de engenharia, metalurgia, fabricação e controle de qualidade.
É importante ressaltar que a computação e o processamento de dados são ferramentas importantes que podem trazer muita ajuda na determinação de custos. Uma análise mais conveniente e relativamente rápida de muitas variáveis de soldagem pode ser produzida software apropriado, desenvolvidos especialmente para esta necessidade.
A especificação do procedimento de soldagem também fornece dados importantes que são necessários para calcular os custos. O processo pode servir como ponto de partida, pois define as variáveis de soldagem a serem usadas no processo de fabricação e fornece uma base para reprodutibilidade e consistência na produção.