Uma solda não é obtida apenas pela aproximação de duas peças metálicas. Tampouco basta apenas aplicar calor com ou sem pressão. O processo de soldagem exige que os metais que se deseja unir apresentem uma propriedade específica: a soldabilidade.
O que é soldabilidade
Soldabilidade é a facilidade que os metais ou outros materiais têm de se unirem por meio da soldagem e de formarem uma série contínua e sólida, sem alterar as propriedades mecânicas dos materiais originais.
A composição química é o fator que mais afeta a soldabilidade dos materiais. A disposição para formar uma série contínua de soluções sólidas entre os materiais é outro fator de destaque. Desta forma, devemos sempre saber como se comportam as diferentes ligas de materiais diante dos processos de soldagem.
Quando se fala sobre soldagem de metais, é necessário saber que cada um necessita de cuidados maiores ou menores para que se alcance um solda de boa qualidade.
Se o material que será soldado exige muitos cuidados (exemplo: moderação de temperatura de aquecimento e de interpasse ou tratamento térmico após soldagem), diz-se que ele possui “baixa soldabilidade”. Já os materiais que exigem poucos cuidados são os classificados com “alta soldabilidade”.
No quadro abaixo você pode conferir alguns materiais metálicos e as suas classificações de soldabilidade: