Início > Tratamento Térmico
tratamento térmico metais indução

Tratamento Térmico

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver
Serviços de Tratamento Térmico | Aquecimento por Indução
O aquecimento por indução é um método eficiente e consistente para:
  • pré-aquecimento
  • alívio de tensões
O sistema Pro Heat 35 da Miller oferece um tempo rápido para alcance da temperatura, junto com grande flexibilidade para uma enorme variedade de aplicações e materiais.
aquecimento inducao tratamento termico
 
É certamente uma excelente alternativa em comparação com outros métodos de aquecimento, sem contar com a segurança de não se utilizar chama.
Na maioria das aplicações de soldagem, o aquecimento por indução é a melhor opção para economizar tempo e dinheiro.
 
tratamento termico
Conheça mais com a Aventa.
 

Como funciona o aquecimento por indução?

O pré-aquecimento envolve o aquecimento do material base - ou pelo menos a área ao redor da junta de solda - a uma temperatura específica antes da soldagem. Quando o pré-aquecimento é necessário, a temperatura mínima faz parte da especificação do procedimento de soldagem.
Os sistemas de aquecimento por indução empregam aquecimento sem contato. Eles induzem o calor eletromagneticamente e através da histerese.
As ferramentas de aquecimento são colocadas sobre ou ao redor de um objeto eletricamente condutor e o campo magnético cria correntes de Foucault dentro da peça, estimulando as moléculas da peça e gerando calor.
Como resultado, a própria peça de trabalho é a fonte do calor, não as ferramentas de aquecimento.
Compare os serviços de aquecimento por indução da Pro Heat 35 Miller Aventa com outros dois métodos comuns de pré-aquecimento:
- resistência;
- chama aberta
A resistência aquece o material do lado de fora, usando almofadas de cerâmica que esquentam e transferem calor. Chama aberta usa fogo para aquecer uma peça.
O aquecimento por indução é fácil de configurar.
Alcance altas temperaturas em um curto espaço de tempo, além de excepcional eficiência de aquecimento e uniformidade na temperatura de junta.
Além disso, o aquecimento por indução oferece benefícios de segurança em comparação com os métodos de resistência e aquecimento por chama aberta.
O aquecimento por resistência é lento de configurar - aproximadamente três horas por junta em comparação aos 20 minutos, ou menos, para indução.
A resistência também tem um tempo lento de temperatura, às vezes levando até três horas, além de uniformidade marginal na temperatura da junta e custos operacionais muito mais altos.

Benefícios do aquecimento por indução

Comparado ao uso de chama aberta ou resistência para pré-aquecimento e alívio de tensão, a indução oferece inúmeras vantagens que incluem:

Uniformidade da temperatura

O aquecimento por indução distribui a energia térmica uniformemente sobre a área onde a bobina é enrolada ou a manta é colocada, fornecendo calor uniforme e consistente ao material base.
Em comparação ao aquecimento por chamas, este requer movimento manual de difícil controle, enquanto as almofadas de aquecimento por resistência geralmente não tocam na peça de maneira consistente, causando calor e tensões irregulares na solda.
Os sistemas ProHeat 35 Miller Aventa usam sensores para relatar e registrar com precisão a temperatura da junta. Os componentes de aquecimento por indução também tornam improváveis ​​as interrupções do ciclo, o que é crítico para a produtividade no alívio de tensões.
tratamento termico

Tempo de ciclo reduzido

A indução fornece configuração significativamente mais rápida e tempo de temperatura. O aquecimento por resistência geralmente requer um funcionário específico para pré-aquecimento, o que pode resultar em atrasos e longos períodos de aquecimento que causam o tempo de inatividade do soldador.
Com a indução, os soldadores podem aquecer suas próprias peças, maximizando a eficiência, além de o tempo de temperatura pode ser alcançado em minutos, em comparação com horas para aquecimento por resistência.
Em peças grossas, finas e de formato estranho, não é incomum esperar uma redução de mais de 50% no tempo total do ciclo com o aquecimento por indução

Custo de eficiência / utilidade

O processo de aquecimento por indução é muito eficiente e a maior parte da energia elétrica utilizada gera calor dentro da peça.
Com o aquecimento da chama, a maior parte da energia térmica criada é desperdiçada ao ar livre.
O aquecimento por resistência desperdiça energia elétrica por causa do grande transformador na fonte de alimentação e porque apenas um lado do elemento de aquecimento fica encostado à parte fria.
Migrar para o aquecimento por indução reflete em significativa redução de custos com energia.

Versatilidade

A indução pode ser usada em várias formas, tamanhos e tipos de peças, desde tubos e chapas planas até cotovelos e válvulas.
Um aspecto da indução que o torna atraente para formas complexas é a capacidade de ajustar as bobinas durante o processo de aquecimento para acomodar peças exclusivas e dissipadores de calor.

Riscos de segurança minimizados

Os métodos de chama e resistência aquecem as peças de fora para dentro, de modo que elas correm o risco de queimaduras.
O aquecimento por resistência usa almofadas de cerâmica que ficam quentes por muito tempo após a junção ter atingido a temperatura, enquanto o aquecimento por chamas acarreta o risco de incêndios e até explosões.
Com a indução, apenas a peça fica quente; os cabos, as mantas e os envoltórios não. Menor chances de ferimentos ou acidentes além do maior conforto ao operador.
aquecimento inducao metal

Custos reduzidos de consumíveis

O isolamento usado na indução é fácil de prender às peças de trabalho e pode ser reutilizado repetidamente.
Além disso, as bobinas de indução são robustas e não requerem fios frágeis ou materiais cerâmicos.
Compare isso com o isolamento de fibra cerâmica usado no aquecimento por resistência, que pode ser usado apenas uma ou duas vezes antes de ser descartado, exigindo um grande estoque de isolamento e custos significativos para o descarte de material potencialmente perigoso.

Fácil de usar

Um grande benefício da indução é sua simplicidade. Isolamento, mantas e cabos são simples de instalar, geralmente demoram menos de 15 minutos, e podem ser facilmente ajustados.

Histórias de sucesso de clientes

A indução é usada em uma ampla gama de aplicações e indústrias, incluindo oleodutos e gasodutos, construção de equipamentos pesados ​​e manutenção e reparo de equipamentos de mineração.
Entre em contato com a Aventa para serviços e locação de sistemas de aquecimento por indução e alívio de tensão Miller Proheat 35 e inicie também uma história de sucesso com esta recente e patenteada tecnologia.