O que é solda TIG?
O significado de TIG é Tungsten Inert Gas welding (TIG) também conhecido na literatura como GTAW (Gas Tungsten Arc Welding). Em português, TIG significa "Soldagem por Gás Inerte de Tungstênio".
- Nesse processo, metais são fundidos pelo aquecimento dos mesmos por um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de Tungstênio não consumível (que não derrete) e a peça de trabalho a ser soldada.
- Um metal de adição pode ou não ser usado, dependendo do projeto. O metal a ser fundido, o eletrodo e a poça de fusão são protegidos por uma corrente de gás (inerte, Argônio ou Hélio ou a mistura deles normalmente) que sai através da tocha TIG.
- A temperatura de fusão necessária para soldar materiais no processo TIG é obtida mantendo-se um arco entre um eletrodo de liga de Tungstênio e a peça de trabalho.
- A poça de fusão alcança temperaturas de maiores que 2.400°C e o gás protege o metal fundido da contaminação atmosférica. O resultado da soldagem possui a mesma integridade química que o metal base original.
Aplicações e Principais Segmentos que utilizam o Processo de Soldagem TIG
- Indústria aeroespacial e automotiva são os principais segmentos que utilizam a soldagem TIG. O processo de soldagem TIG pode ser usado para solda da grande maioria de metais e ligas.
- É um processo excelente para soldagem de chapas finas, principalmente de alumínio, cobre, magnésio, aço carbono, níquel, titânio e suas ligas.
Gases de Proteção na Soldagem TIG (GTAW)
- O gás de proteção inerte protege a poça de fusão dos gases da atmosfera que causam anomalias na solda, além de transmitir o calor do eletrodo para o metal e ajuda a iniciar e manter a estabilidade o arco elétrico.
- A escolha do gás para soldagem TIG dependerá do tipo de material a ser soldado, do projeto e da aparência final desejada.
Gás Hélio na Solda TIG
- Normalmente usado para solda de metais espessos e metais de solda de alta condutividade térmica, o gás Hélio pode ser usado puro ou em mistura com o gás Argônio.
- Ele requer uma voltagem de arco maior que o Argônio pois, como o Hélio é mais leve, ele requer taxas de 2 a 3 vezes maiores para fornecer uma proteção adequada.
Gás Argônio na Soldagem TIG
- O Argônio é de longe o gás mais utilizado na soldagem TIG. Além de mais pesado que o ar, ele é 10 vezes mais pesado que o gás Hélio e oferece melhor cobertura de proteção em vazões baixas.
- O Argônio tem características especiais quando usado com corrente alternada, o que é particularmente importante para soldar alumínio, resultando em alta qualidade e boa aparência.
- O Argônio é mais barato que o Hélio e pode ser fornecido em cilindros como gás ou líquido, proporcionando um arco suave e silencioso.
Eletrodos de Tungstênio para Soldagem TIG
- O Tungstênio é o metal que possui o ponto de fusão mais alto na tabela periódica e é chave central da soldagem GTAW TIG. Ele proporciona um arco elétrico que liquefaz a peça de trabalho sem que ocorra a fusão.
- Os eletrodos de Tungstênio são produzidos usando um processo de sinterização e podem ser produzidos usando aditivos oxidantes. Atualmente, são classificados por cores de acordo com a liga a ser utilizada: Puro, verde; Óxido de Tório, Vermelho; Óxido de Cério, Cinza; Óxido de Lantânio, Azul.
Tochas de Soldagem
- As tochas GTAW vêm em diferentes tamanhos, formas, amperagens e capacidades. São elas as responsáveis por manter e trocar o eletrodo de Tungstênio que conduz a corrente para o arco.
- Também transportam o gás de proteção, a eletricidade e a água de resfriamento. Existem dois tipos principais de tochas GTAW: resfriadas a gás - usadas para soldagem de metais finos em correntes abaixo de 200 amperes - e as tochas refrigeradas a água - usadas para soldagem de metais médios e grossos.
Ignição de Alta Frequência
- Uma característica particular do TIG é que o arco pode ser ignitado sem contato. Uma série de pulsos rápidos de alta voltagem faz com que uma faísca alcance a peça e o arco se estabilize.
- A ignição de alta frequência é extremamente fácil de manusear pelo soldador. O eletrodo não gruda na peça de trabalho, não contamina e nenhuma inclusão de Tungstênio é criada na junta de solda.
Vantagens do Processo de Soldagem TIG
- Produz soldas de alta qualidade e baixa distorção;
- Não apresenta os respingos que são comuns em outros processos;
- Pode ser usado com ou sem arame de enchimento;
- Pode ser usado com uma grande variedade de fontes de alimentação;
- Solda quase todos os metais;
- Fornece controle preciso sobre o calor de soldagem.
- O processo de soldagem a arco de Tungstênio a gás (GTAW) é aplicável quando se deseja ou se precisa de uma soldagem de alta qualidade.
- Pode ser usado para soldar quase todos os tipos de metais. O operador tem excelente controle de entrada de calor e a visão não é limitada por fumaça ou fumos.
Limitações da TIG (GTAW)
- Produz taxas de deposição mais baixas do que os processos de soldagem por eletrodo;
- Requer que o soldador possua um pouco mais de destreza e coordenação manual do que outros processos como a soldagem por arco de metal a gás (GMAW - MIG) ou soldagem a arco de metal blindado (SMAW – Eletrodo Revestido);
- Pode ser problemática em ambientes com corrente de ar, devido à dificuldade em proteger adequadamente a zona de solda;
- Pode haver inclusões de Tungstênio se o eletrodo entrar em contato com a poça de soldagem;
- Possibilidade de contaminação do metal de solda se a blindagem adequada (realizada pelo fluxo de gás) não for mantida;
- Baixa tolerância para contaminantes no metal base ou no metal de enchimento;
- Contaminação ou porosidade causadas por vazamento do líquido refrigerante (em caso de tochas resfriadas a água);
- Pode ocorrer sopro magnético ou deflexão de arco, assim como em outros processos de soldagem.
Conheça as Melhores Máquinas de Solda TIG
- Linha Dynasty Miller TIG ACDC com alta frequência (clique aqui e saiba mais)
- Linha Maxstar Miller TIG DC com alta frequência (clique aqui e saiba mais)