A soldagem é um processo de junção de metais por fusão com o objetivo de obter a união de dois materiais (de forma permanente). Esse procedimento é conhecido por sua grande variedade de processos e aplicações.
Existem diversos tipos de processos de soldagem, cada um com os seus próprios objetivos e benefícios. Por esse motivo, o soldador deve se atentar para a sua necessidade do momento.
Além disso, cada processo de soldagem possui um nível de complexidade diferente. Alguns fatores interferem diretamente no grau de dificuldade, sendo eles: material, a soldabilidade e a temperatura necessária para o ponto de fusão.
Esses elementos são importantes para garantir a qualidade na soldagem (ou seja, soldadura bem-executada).
Como já foi mencionado, a temperatura é um fator determinante na qualidade da soldadura. Para explicar os efeitos do rápido resfriamento, temos que abordar sobre o tratamento térmico da soldagem.
Em resumo, o tratamento térmico é um conjunto de ações para aperfeiçoar um projeto, sendo alguns deles: aquecimento, tempo de permanência (em determinadas temperaturas) e o resfriamento. Esta operação tem como finalidade melhorar as propriedades do material.
Efeito da taxa de resfriamento
O aquecimento rápido pode influenciar diretamente na ductilidade do material durante o processo de soldadura da peça (em outras palavras, o objeto fica suscetível a trinca).
Apesar de muitos não considerarem o pré-aquecimento como um tratamento térmico, esse procedimento tem como objetivo diminuir a velocidade do resfriamento da junta soldada, impedindo a formação de estruturas frágeis.
Por esse motivo, é muito importante manter a temperatura necessária para o pré-aquecimento, uma vez que é responsável pela produção de microestrutura mais suave e menos propenso a ruptura.
Geralmente, a presença de hidrogênio na peça deixa o material suscetível a rachaduras, podendo ocorrer horas ou dias após o processo de soldagem.
Para evitar a presença de hidrogênio, e consequentemente o surgimento de trincas, o material deve esfriar lentamente.
Velocidade do resfriamento
Depois de compreender todo o conceito, podemos responder a pergunta inicial: Por que o esfriamento rápido de uma solda é indesejável?
Em alguns metais o resfriamento rápido pode favorecer a formação de microestruturas prejudiciais na região de soldagem. O pré-aquecimento da junta a ser soldada é uma maneira de reduzir a taxa de resfriamento do metal.
Em resumo, de vez em quando é necessário evitar esse procedimento (resfriamento rápido), pois o material pode apresentar ductilidade muito pequena.
Máquinas de solda Aventa
Caso esteja procurando por locação de máquina de solda, a Aventa é a melhor opção. Somos uma empresa referência no mercado.
Disponibilizamos máquinas para todos os tipos de processos de soldagem. Entre em contato conosco e garanta os equipamentos mais modernos no segmento.
Estamos esperando o seu contato!