A soldagem é um processo que visa a união localizada de metais (de forma permanente). Este procedimento é utilizado para a fabricação e recuperação de peças/equipamentos/estruturas.
A sua execução atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, carros).
Existem diferentes processos de soldagem para cada aplicação ou material envolvido, alguns métodos exigem mais habilidades do que outros.
Deve-se considerar alguns fatores para escolher o processo mais adequado, dentre alguns podemos mencionar: as propriedades dos materiais, espessura, acessibilidade e a posição de soldagem.
Veja a seguir quais são os materiais que não podem ser soldados e em que caso a soldagem não é recomendada.
Quais são os materiais que podem ser soldados?
Como já foi mencionado anteriormente, a soldagem trabalha com diversos materiais. Além dos metais, são incluídos: plástico, aço, alumínio, latão, bronze, níquel, zinco, cobre e prata.
Entretanto, a soldagem não pode ser feita em todos os tipos de metais, visto que algumas peças são propensas a quebra/distorções quando superaquecidas.
Materiais com alta soldabilidade são mais fáceis de soldar e possuem maior qualidade (quando comparados com os outros elementos).
Apesar de apresentar grandes dificuldades, algumas peças podem ser soldadas. Veja a seguir quais são:
Soldagem: Aço Alto Carbono
O aço com maior teor de carbono possui uma disposição a trincas/rachaduras no metal base (principalmente em chapas grossas). Além de contribuir para o surgimento de poros e asperezas na superfície da solda.
Estes efeitos são minimizados com o pré-aquecimento das peças e o emprego de eletrodos com baixo hidrogênio.
O pré-aquecimento deve ser mantido durante todo o processo e ao concluir a soldagem é necessário resfriar a peça (uniformemente), para isso é indicado um ambiente fechado (sem corrente de ar).
Importante: Na soldagem de aço alto carbono deve ser observado o aparecimento de trincas/poros ou a manifestação de zonas endurecidas e quebradiças adjacentes à junta soldada.
Soldagem: Ferro Fundido Branco
O ferro fundido branco apresenta uma maior porcentagem de carbono e pode estar contaminado com: óleo, graxa ou produtos químicos. Devido a estes fatores, o material tem maior facilidade para a trinca/quebra.
Por esta razão, o ferro fundido branco é dificilmente soldado (por possuir baixa ductilidade). O soldador deve escolher um processo com baixo aquecimento.
Em que caso a soldagem não é recomendada?
A soldagem deve ser evitada em peças que precisam ser desmontadas, visto que o processo de materiais de modo permanente.
Conte com a Aventa para a locação de máquinas de solda. Estamos esperando o seu contato!