A resposta é geralmente não, e aqui te explicamos porquê.
Os soldadores de gás (oxi-acetileno) costumavam ser as grandes estrelas na área da soldagem. Da construção naval à fabricação de automóveis, lá estavam eles. Mas isso foi em outros tempos...
A soldagem a arco é um método de soldagem moderno que supera a soldagem a gás em quase todos os aspectos.
Acabamento da soldagem
Os soldadores por arco usam corrente elétrica gerada por um transformador ou gerador para produzir soldas uniformes e limpas que quase nunca exigem acabamento. Este não é o caso da soldagem a gás.
A soldagem a gás opera usando o calor gerado pela ignição de uma mistura de gases (oxigênio e acetileno) para derreter o material de soldagem ou para simplesmente fundir duas partes juntas.
Esse processo geralmente resulta em um acabamento superficial ruim. A soldagem a gás pode exigir trabalho adicional envolvendo horas de esforço para obter um acabamento relativamente bom.
Segurança no trabalho - cuidados com a soldagem
A soldagem a gás produz muitos gases. Uma mistura incorreta de gases e / ou tempo de queima produzirá gases tóxicos.
A soldagem a arco também produz fumaça, mas é o resultado do metal soldado, e não do próprio arco. Alguns tipos de soldagem a arco, como a soldagem por arco submerso, praticamente não produzem fumos de nenhum tipo.
Gases de solda oxi-acetileno são mantidos comprimidos em cilindros, muitas vezes acima de 300 psi, chegando a 500 psi. Isso é mais de 20 vezes a pressão atmosférica e representa um risco potencial de explosão.
Precisão
Os pontos de chama da soldagem a arco são minúsculos e concentrados em comparação com os pontos de solda oxi-acetileno.
A soldagem oxi-acetilina é adequada para metais mais espessos, mas com soldas mais finas, o calor não controlado pode causar empenamento.
Os custos iniciais de capital podem ser menores com a soldagem a gás, mas as despesas operacionais e adicionais fazem com que o custo benefício seja a favor da soldagem a arco.