Novidades

Início > Novidades > Saiba Qual Gás Usar na Solda MIG e na Solda TIG | Aventa

Saiba Qual Gás Usar na Solda MIG e na Solda TIG | Aventa

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver
Sabemos que dentre os diversos processos de solda, alguns utilizam gases de proteção. É o caso da soldagem TIG e da soldagem MIG/MAG. Nesses processos, o gás faz o papel de proteger a poça de fusão e o seu entorno. Cada processo pede um tipo de gás e alguns permitem mais de um. Saiba mais sobre cada um deles e faça a escolha correta de qual utilizar na sua solda.
 

Processo de soldagem TIG: gases utilizados

Na solda TIG é necessário o uso de um gás inerte e os gases utilizados são o hélio ou argônio.
 

Gás Argônio

Por ser mais pesado que o ar, o argônio forma uma eficiente cortina de proteção ao redor da poça de fusão, e assim traz uma série de vantagens como boa estabilidade do arco, baixo consumo do gás, baixas tensões de arco, custo baixo e um melhor efeito de limpeza de óxidos. Assim, é o mais indicado para a solda TIG, vez que protege e elimina o oxigênio da peça soldada.
 
 

Gás Hélio

Por ser um gás mais leve que o ar que respiramos, o gás hélio necessita ser utilizado em um fluxo maior – 2 a 3 vezes mais – que o argônio. Isso porque, devido a sua baixa densidade, ele sobe em turbulência e, se utilizado em fluxos baixos, prejudica a proteção da poça de fusão. Assim, além de um fluxo maior, para a utilização de apenas gás Hélio no processo TIG, é preciso também altas tensões de soldagem. Por um lado, esse tipo de gás leva uma certa desvantagem em relação ao argônio, vez que apresenta um custo mais alto; mas, por outro lado, no caso de soldagem automática de alumínio (e suas ligas), essa acaba sendo uma melhor opção, pois possibilita maior velocidade de solda. Para utilização nesses casos, a configuração indicada é portanto o gás hélio puro utilizado com polaridade negativa e corrente contínua.
 
 

Processo de soldagem MIG/MAG: gases utilizados

Na solda MIG/MAG, as siglas dizem respeito aos gases utilizados no processo de soldagem: quando gases inertes ou a mistura deles estamos falando de soldagem MIG; quando gases ativos ou a mistura de gases ativos e inertes, falamos de soldagem MAG.
 

Gás Argônio

O argônio é um gás inerte que pode ser utilizado na soldagem MIG e é mais indicado para o preenchimento em peças de bronze e alumínio.
 

Gás Hélio

O hélio é um gás inerte que pode ser utilizado na soldagem MIG e que é comumente empregado quando é necessário um maior aporte térmico para melhorar a molhabilidade do cordão de solda, maior penetração e maior velocidade de soldagem. Comparado com o argônio,  ele apresenta maior condutividade térmica e maior variação de tensão, conduzindo um perfil de penetração mais largo e mais raso.

 

Gás CO²

O dióxido de carbono é um gás frio e ativo (usado portanto na soldagem MAG) que reduz o aquecimento da área soldada, preservando as propriedades químicas e mecânicas do material; o que possibilita uma maior resistência na solda, proporcionando uma maior penetração do material base. A principal desvantagem no uso desse tipo de gás é o fato de possuir um alto teor de respingo, além de formar um arco turbulento.
 

Mistura (Argônio e CO²)

Quando se precisa de uma melhor aparência na solda, o mais indicado é utilizar uma mistura de argônio com CO2. A união desses gases permite um arco mais suave no momento da soldagem, o que diminui o respingo e possibilita um melhor acabamento. A principal desvantagem da mistura desses gases é a baixa penetração na região da solda e o custo elevado do produto. 
 
 
CONCLUSÃO
Se você ainda está com dúvidas e não sabe qual gás utilizar, ou ainda qual processo é melhor para o seu projeto entre em contato com a Aventa. Nós somos especialistas em máquinas de solda e te ajudamos a encontrar a melhor opção.