Novidades

Início > Novidades > Arames Metal Cored | Saiba Mais Sobre a Evolução

Arames Metal Cored | Saiba Mais Sobre a Evolução

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver
Atualmente, as indústrias possuem grande variedade de opções de solda, principalmente no que diz respeito aos processos de soldagem, equipamentos, consumíveis, encomia de energia, velocidade, qualidade de solda, et cetera.
 

Vantagens e Desvantagens dos Arames metal Cored

Veremos a seguir as vantagens e desvantagens dos arames metal cored para determinar se este item deve ser empregado em sua linha de produção para aumentar a produtividade principalmente no que tange a velocidade dos trabalhos.
 
Os arames Metal Cored nasceram da necessidade de se alcançar um nível de produtividade de arames tubulares com os ganhos de eficiência de deposição do processo de arame MIG sólido.
 
Os Arames Metal Cored são classificados sob especificação da AWS como arames MIG sólidos, pois levam a mesma classificação básica desse tipo de arame, e são indicados por um "C", por exemplo, E70C-6.
 
Os arames Metal Cored possuem características semelhantes aos arames tubulares flux-cored (semelhante tipo de construçãoe) e outras características semelhantes aos do arame MIG sólido (desempenho).
 
Os componentes internos dos arames metal cored são principalmente as ligas manganês, silício e em alguns casos níquel, crómio e molibdénio, assim como quantidades pequenas de estabilizadores de arco como sódio e potássio, com balanceamento de ferro.
 
O arame metal cored é capaz de ter composições de ligas formulados para aplicações específicas em lotes menores do que os grandes e normais produções do arame MIG sólido. Muitas das composições de liga empregam cromo, níquel e molibdênio estão agora disponíveis, incluindo ligas de aço inoxidável austenítico e ferrítico.
 
Os arames metal cored possuem poquíssima ou nenhuma formação de escória no preenchimento interno do cordão de solda. Assim como arame MIG sólido, a soldagem feita com um arame metal cored terão apenas pequenas ilhas silício dos produtos desoxidados que aparecem na superfície do cordão de solda.
 
Então, quando é um Metal Cored a escolha correta? Quais são os fatores que precisam ser considerados na escolha de um arame Metal Cored? Realmente oferecem muito benefício sobre os arames tubulares ou sólidos?
 

Alta Eficiência de Deposição

Sempre que um cordão de solda é realizado, uma parcela da soldagem é perdida pela escória, fumo e respingo. Eficiência de deposição relaciona-se à quantidade de um consumível que se deposita na solda.
 
Quanto maior a eficiência de deposição de um consumível, menor a quantidade de que consumível é desperdiçada por não se tornar parte do metal de solda depositado. Devido às características de natureza do arame tubular, sua eficiência é de 84-89%.
 
Arame sóldos são altamente eficientes com escória praticamente inexistente, com taxa de eficiência de 95-98%.
 
Os arames Metal Cored, com as suas características de arco sendo semelhante a arames MIG sólidos e baixo nível de respingos, bem como baixo volume de escória, possuem também as eficiências de deposição na faixa de 95-98%.
 

Taxa de Deposição

A taxa de deposição de uma soldagem é a medida pela quantidade de metal de solda é depositado dentro de um determinado período de tempo. As taxas de deposição, juntamente com eficiência de deposição, são os principais determinantes da eficácia de custo de um consumível. Geralmente expressa como libras por hora ( Kg./hr ) arames tubulares e metal cored têm algumas das mais altas taxas de deposição de todos os consumíveis de soldagem.

Arames tubulares e Metal Cored são capazes de taxas de deposição tão elevadas quanto 12-14 libras por hora (5,4-6,4 kg/h) para um fio 0,045" (1,2 milímetros) de diâmetro.
 
Isto compara-se a um arame MIG sólido no mesmo diâmetro de 8-10 libras por hora (3,6-4,5 kg/h). As altas taxas de deposição juntamente com altas eficiências de deposição e baixo volume de escória permitem a utilização do arame Metal Cored em velocidades de mais elevadas, resultando em aumento de produtividade.
 
Uma regra geral que tem sido usada é que, quando uma velocidade de deposição de 9 libras por hora ou superior é conseguido com um arame Metal Cored, em comparação com um arame MIG maciço, os cálculos demonstram uma economia de custos em favor do arame Metal Cored.
 
 

Aumento do Ciclo de Serviço e Velocidade de Deslocamento

Todo processo contínuo de soldagem possui um ciclo de trabalho mais elevado. O processo de eletrodo revestido requer do soldador pausa de intervalos curtos de soldagem para remoção da escória e troca de eletrodos. O ciclo de trabalho dos eletrodos revestidos é na faixa de 20%. Isso significa apenas 12 minutos de soldagem a cada hora.
 
Em processo contínuo com arame Metal Cored ou sólido, o ciclo de serviço aumenta para 50% do tempo ou 30 minutos por hora.
 
Juntamente com o aumento de ciclo de serviço, vem o benefício de velocidades deslocamento. Os aumentos na velocidade de deslocamento de 35-40% são realistas ao converter de um arame sólido para um arame Metal Cored. Fabricantes que pela primeira vez usam arames Metal Cored numa aplicação automática são muitas vezes surpreendidos com a capacidade de aumentar em velocidade de deslocamento mantendo a integridade da solda e aparência do cordão.
 

Baixo Volume de Escória, Níveis Baixos de Respingo

Aliado ao aumento do ciclo de trabalho do consumível se encontra a diminuição na remoção de escória da solda. Esta é uma das maiores vantagens que os arames sólidos têm sobre os arames tubulares.
 
Devido às características de composição dos arames metal cored, eles também também possuem volume muito baixo de escória, assim como os arames sólidos. A vantagem vem em níveis diminuídos de respingos que devem ser limpos a partir do material de origem antes de terminar o trabalho. Na maioria dos casos, as pequenas ilhas de silício formada na solda são facilmente removidas.
 
Os arames metal cored aliados a parâmetros de soldagem adequados e usando alta mistura de argônio como proteção também resultam em uma diminuição da quantidade de respingos.
 
A aplicação dos arames metal cored apresenta-se como uma vantagem especial para as operações contínuas em que a parte se move de uma operação de soldagem diretamente para a operação de limpeza e pintura.
 
A limpeza de respingos de solda de uma peça fabricada pode custar significativamente no custo final da hora de trabalho do operário que os removerá. Os arames metal cored possuem a vantagem de estabilizadores de arco em ambos os componentes internos e de superfício do arame, melhorando as características do arco e minimizando os níveis de respingos.
 

Economia

Um erro comum é reduzir custos com metais de preenchimento com preço (e por sua vez qualidade) inferiores. Isto porque o custo real do metal de enchimento para soldagem é uma pequena porcentagem do totalcontribuindo aproximadamente 15% do custo total.
 
Fatores como o trabalho e as despesas gerais, equipamentos, custo de eletricidade, eficiência de deposição e as taxas de deposição do metal de enchimento possuem impacto muito maior na conta final de um processo de soldagem.
 
O foco do custo de utilização de metais de preenchimento não se deve ater ao custo da unidade do arame, mas sim ao custo de utilização desse mesmo arame.  Um arame de custo 10 que possui um custo adicional de uso de 50 é menos vantajoso do que um arame de custo 20 que possui um custo adicional de uso 20.
 
Tenha-se como exemplo a aplicação de um arame sólido 1,4 mm em condições de solda pulsada. 425 polegadas por minuto de velocidade de alimentação, 24,5V e velocidade de deslocamento de 70 polegadas por minuto.
 
Convertendo essa operação de arame sólido para metal cored, com a mesma velocidade de alimentação de arame e tensão, conseguimos aumentar a velocidade de deslocamento para 85 polegadas por minuto (20%). E não é só a velocidade de deslocamento que aumenta, mas sim toda a produtividade além de redução do número de reparos e a quanatidade de tempo desses reparos (em - 10%).
 
Outro exemplo é a aplicação de arame sólido 1,0mm em solda pulsada nas condições 180 amps , 20 volts e 19,6 polegadas de velocidade de deslocamento minuto em um tubo de parede fina.
 
Convertendo o mesmo processo para arame metal cored 1,2 mm, nas condições pulsada a 190 amps, 21 volts, consegue-se 27,5 polegadas por velocidade de alimentação minutos de viagem. Isso acelera o aumento do deslocamento e também contribui para uma redução da taxa de defeitos e da necessidade de reformular partes fora de linha. Os resultados são, em média, um aumento de 40% na produção, menor custo de consumível e menor custo de manutenção.
 

Para mais informações entre em contato com a Aventa, Distribuidor Oficial no Brasil de Arames Metal Cored Hobart Brothers
 

Aventa | Venda e Locação de Máquinas de Solda, Corte Plasma e Geradores de Energia