Novidades

Início > Novidades > Dicas para Maximizar o Conforto do Soldador

Dicas para Maximizar o Conforto do Soldador

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver

Estar o mais confortável possível, usando os EPIs corretos durante a soldagem , contribui para a segurança do soldador e melhor desempenho de sua operação.

 

segurança conforto soldador

 

Existem diversas questões que desempenham um papel importante no conforto do operador, incluindo o calor gerado pelo próprio processo de soldagem, os movimentos repetitivos e, às vezes, equipamentos desconfortáveis.  Esses desafios podem resultar em dor, fadiga e estresse físico e mental para os operadores.
No entanto, existem algumas medidas para ajudar a reduzir o impacto desses fatores. Isso inclui a escolha do equipamento certo para o trabalho, o uso de ferramentas e acessórios projetados para melhorar o conforto do operador e seguir práticas que promovam a forma correta do operador.
 

Selecionando a tocha de soldagem correta e o gás de proteção adequado

A preocupação com o conforto do operador pode reduzir a probabilidade de lesões associadas a movimentos repetitivos, bem como reduzir a fadiga geral.
Escolher uma tocha de solda que atenda as necessidades da aplicação e, em alguns casos até personaliza-la, é uma maneira fundamental para ter um impacto positivo na comodidade do operador de forma que ele possa alcançar os melhores resultados.
O design do gatilho da tocha, o punho, o pescoço e o cabo de alimentação podem ajudar a determinar por quanto tempo um operador pode soldar confortavelmente sem sentir fadiga ou estresse. A geometria da junta de solda da aplicação também desempenha um papel importante no conforto do operador e deve ser levada em conta na escolha dos componentes que serão usados para otimizar o acesso à junta.
Abaixo estão alguns problemas a serem considerados na seleção da tocha GMAW que pode ter um impacto no conforto, bem como na qualidade e produtividade:
 

• Amperagem

A amperagem da tocha pode ter um impacto significativo no conforto do operador devido ao fator de que quanto maior a amperagem, maior e mais pesada será a tocha. Por esta razão, uma tocha de maior amperagem pode não ser a opção ideal se a classificação da amperagem não for necessária para cobrir as necessidades da aplicação. A escolha de uma tocha de menor amperagem, quando possível, pode ajudar a minimizar a fadiga e o estresse nas mãos e pulsos do operador.
Ao selecionar a amperagem correta, considere os requisitos do ciclo de trabalho da aplicação. O ciclo de trabalho refere-se ao número de minutos em um período de 10 minutos que uma tocha pode ser operada em sua capacidade máxima sem superaquecimento. Por exemplo, um ciclo de trabalho de 60% significa 6 minutos de tempo de arco em um lapso de 10 minutos. A maioria das aplicações não exige que o operador use a tocha constantemente no ciclo de trabalho máximo. Em muitos casos, uma tocha de corrente maior é necessária apenas quando a fonte de alimentação está sendo operada continuamente.
 

• Punho

As opções de “pegada” nas tochas incluem estilos retos e curvos. A escolha correta é depende basicamente do processo específico, dos requisitos da aplicação e, mais frequentemente, da preferência do operador. Tenha em mente que um punho menor tende a ser mais fácil de segurar e manobrar. Além disso, a opção de um punho ventilado promove maior conforto ao operador, já que esse estilo pode ser resfriado mais rapidamente quando a tocha estiver em uso.
Embora o conforto e a preferência do operador sejam considerações importantes, o punho também deve ser adequado aos requisitos da tocha, ao ciclo de trabalho e à amperagem da aplicação. Um punho reto fornece flexibilidade, permitindo que o gatilho seja montado na parte superior ou inferior.
 

• Gatilho

Existem inúmeras opções de gatilho que podem melhorar o conforto e a segurança. Encontre um gatilho que não exija mais força para puxá-lo do que o necessário para manter o arco, a fim de reduzir a tensão no operador. Além disso, os gatilhos com travamento são uma boa opção para aliviar o estresse no dedo do operador, além de permitir a criação de soldas longas e contínuas sem o operador precisar manter o gatilho segurado. Esta trava também pode ajudar a distanciar o operador do calor gerado durante a soldagem, o que é uma ótima função em aplicações de alta amperagem.
 

• Pescoço

Outra parte da tocha que desempenha um papel no conforto do operador é o pescoço. Os pescoços rotativos e flexíveis estão disponíveis em vários comprimentos/ ângulos e podem ser ajustados para atender às necessidades específicas de qualquer aplicação, oferecendo muitas opções para ajudar a reduzir a pressão sobre o operador.
O acesso à junta, a amperagem da tocha e o ciclo de trabalho requerido para uma aplicação são considerações importantes na escolha de pescoço de tocha. Por exemplo: um pescoço mais comprido pode melhorar o conforto do operador quando a aplicação requer um longo alcance.
Um pescoço flexível pode fazer o mesmo quando é necessário ter acesso às articulações em um canto apertado. A melhor opção para a soldagem de tubulações pode ser um pescoço de 80 graus, enquanto em soldagens planas um pescoço de 45 ou 60 graus é mais adequado. Os modelos giratórios permitem que os operadores girem o pescoço conforme necessário, ótimos para solda sobre cabeça ou fora de posição. Nos casos em que um pescoço mais longo é necessário, outra opção é combinar dois pescoços usando um acoplador.
A flexibilidade proporcionada por estas numerosas opções de pescoço pode resultar na redução da fadiga, pressão ou lesão do soldador.
 

• Cabo de Alimentação

O cabo de alimentação adiciona peso à tocha e também pode causar desordem ao espaço de trabalho. Portanto, cabos menores e mais curtos são recomendados, desde que atendam às necessidades da aplicação.
Estes cabos mais curtos são mais leves e flexíveis, aliviando a fadiga e pressão sobre as mãos e pulsos do operador, além de ajudar a reduzir a bagunça no ambiente de trabalho e os riscos como tropeços.
 

Considere o equilíbrio da tocha

As tochas de soldagem podem oferecer um equilíbrio diferente, que se refere à sensação e facilidade de movimento experimentadas quando o operador a segura.
Por exemplo, uma tocha mais pesada que tenha o equilíbrio adequado pode diminuir a fadiga do operador em comparação com uma tocha mais pesada que não esteja adequadamente balanceada.
Uma tocha que tenha o equilíbrio adequado parecerá natural nas mãos do operador e será fácil de manobrar. Quando uma tocha não balança corretamente, pode parecer difícil de manusear e desconfortável quando usada.
 

Use a posição correta

Usar a posição adequada é uma forma de maximizar o conforto do trabalho. A pressão repetida ou posturas desconfortáveis e prolongadas podem resultar em lesões no soldador e até mesmo na necessidade de um retrabalho dispendioso e demorado devido a soldas de baixa qualidade.
Sempre que possível, mova a peça a ser soldada para que ela fique numa posição mais confortável. Também é importante manter um ambiente de trabalho limpo. Em alguns casos, um sistema de extração de fumos e pode ser uma opção viável em vez de usar um respirador individual (o que diminui a quantidade de EPIs e equipamento que o operador precisa usar).
Além disso, o conforto do operador pode ser aumentado usando uma postura estável, evitando posições corporais complicadas e não trabalhando em uma mesma posição por longos períodos de tempo.
Quando estão soldando sentados, os operadores devem ter a peça de trabalho ligeiramente abaixo do nível do cotovelo. Quando a aplicação requer permanência por longos períodos, use um apoio para os pés.
 

Maior conforto

Ter o material certo, escolher equipamentos e acessórios fáceis de operar, usar a posição adequada e a técnica de soldagem apropriada são passos importantes para alcançar um ambiente de trabalho seguro e confortável para os operadores. Tochas de soldagem leves, com pescoço e punhos adequados, podem ajudar a alcançar resultados produtivos e seguros. A redução do estresse por calor, do cansaço no punho e no pescoço e dos movimentos repetitivos também podem ajudar a diminuir o estresse físico e mental geral dos operadores de soldagem.