Toda soldagem necessita de uma fonte de calor para que aconteça a fusão entre os materiais metálicos, e para isto, é necessária uma combinação de uma série de características que são levadas em conta, como a soldabilidade dos materiais, a composição química dos mesmos, concentração adequada de energia para fusão, habilidade do soldador, riscos à saúde do soldador e do meio ambiente, entre outras.
Um dos processos mais utilizados na indústria é o de soldagem por arco elétrico, pois é utilizado na fabricação de estruturas e componentes metálicos, e na recuperação de peças com soldas danificadas ou desgastadas. Uma das formas de soldagem por arco é através da fusão.
CARACTERÍSTICAS DA SOLDAGEM POR FUSÃO
A soldagem por fusão é um processo de união de metais através do calor, onde ambos os metais, o de adição e o de base, se fundem. Os principais processos de soldagem por fusão são:
- Soldagem por arco elétrico
- Soldagem a gás
- Soldagem por feixe de alta energia.
A diferença entre estes processos está na fonte de calor utilizada, sendo assim, os parâmetros de soldagem e o resultado final também se diferem.
O QUE É FUSÃO POR ARCO ELÉTRICO
Dentre os que utilizam o arco elétrico, eles podem ser separados entre os que usam uma fonte de corrente constante, ou os que usam uma fonte de tensão constante.
Os mais utilizados no mercado são:
- Soldagem por eletrodo revestido (corrente)
- Soldagem com eletrodo de tungstênio (corrente)
- Soldagem a plasma (corrente)
- Soldagem com proteção gasosa (tensão)
- Soldagem com arco submerso (tensão)
- Soldagem com eletroescória (tensão)
Estes processos de soldagem a arco podem ser divididos entre os que envolvem alimentação descontínua do arame de adição, como a solda TIG e de plasma, e aqueles que envolvem a alimentação contínua, como o de proteção gasosa, com arco submerso e com eletroescória, que no caso, o arame de adição é o eletrodo.
No caso da alimentação descontínua, é utilizada uma fonte de corrente elétrica constante, que normalmente é um processo mais manual feito pelo soldador, resultando em possíveis variações de acordo com o comprimento do arco e habilidade do mesmo. Já no caso de alimentação contínua, as fontes de tensão são constantes, como por exemplo, caso o arco seja diminuído pelo soldador, a corrente de soldagem e a taxa de fusão aumentam, tentando amenizar a diferença na solda.
VANTAGENS DA SOLDAGEM POR FUSÃO
O arco consegue obter temperaturas muito altas numa pequena zona e isso auxilia o soldador com uma solda mais precisa e mais limpa, gerando resultados de maiores qualidades. Também permite o uso de qualquer atmosfera gasosa, proporcionando menor contaminação do banho metálico.
A Aventa possui máquinas de soldagem por fusão, tanto para aluguel como para venda.