Novidades

Início > Novidades > O que é Qualificação de Procedimento de Soldagem?

O que é Qualificação de Procedimento de Soldagem?

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • Plataformas Elevatórias Plataformas Elevatórias Campinas/SP ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver

qualificacao soldagem

 

A soldagem é um processo que consiste na união localizada de materiais, de forma permanente. Para que isto ocorra, é necessário que tenha uma ação de calor ou de pressão (ou mesmo ambos). Este método é muito utilizado em indústrias, por exemplo, fabricação de peças, equipamentos, joias, entre outros.

 

É necessário ter algumas habilidades para que a solda seja realizada de forma segura e adequada. Entre alguns fatores estão: conhecimento do material que será soldado, entendimento do processo de soldagem, e outros elementos que devem ser considerados.

 

O soldador tem a sua habilidade validada por uma série de testes e ensaios para cada situação de soldagem. Este processo é devidamente registrado, documentado e arquivado.

 

As documentações necessárias para a qualificação de soldagem são: Especificação de soldagem (EPS), Registro de Qualificação de Soldador (RQS) e Registro de Qualificação de Procedimento de soldagem (RQPS).

 

Vantagens da Qualificação de Procedimento de Soldagem

 

  • Padrões de qualidade elevados;
  • Garantia de conformidade;
  • Garantia do cumprimento das normas de fabricação;
  • Solda realizada por profissionais capacitados.

 

O que é Especificação de soldagem (EPS)?

 

A Especificação de soldagem (EPS), é um documento que descreve como uma solda deve ser realizada na produção. Sua função é auxiliar no planejamento e controle de qualidade da operação de solda.

 

Neste documento contém as faixas e/ou códigos de parametrização qualificadas para as operações de soldagem, por exemplo, tipo de corrente, espessura/modelo do metal de base etc.

 

Isto significa que um procedimento de soldagem somente é válido quando está dentro dos limites especificados.

 

A EPS deve ser executada com base nas especificações do projetista, e/ou fabricante do equipamento, dos consumíveis de soldagem, dos materiais de base e de acordo com a especificação do soldador (seguindo os requisitos estabelecidos pelas normas ou códigos aplicáveis).

 

Quando um procedimento não pode produzir soldas de boa qualidade, sem que os limites definidos sejam ultrapassados, deve adotar um novo processo de soldagem.

 

As normas de qualificação exigem que o procedimento de soldagem seja habilitado, antes de ser colocado em uso na produção de solda. Esta medida é necessária para assegurar que a peça soldada atinja a qualidade exigida.

 

Um procedimento de soldagem deve ser qualificado de acordo com as exigências de uma norma de projeto, por exemplo, Código ASME Seção IX. Veja a seguir o resumo do processo:

 

  1. Produzir uma especificação de procedimento de soldagem (EPS) preliminar.
  1. Soldar uma peça, conhecido também como corpo de prova, conforme as exigências da sua especificação técnica de produção. A soldagem deve ser acompanhada por uma inspeção visual, e ser testemunhado por um inspetor de solda certificado por um órgão de inspeção autorizado. Os parâmetros devem ser registrados em um acompanhamento de soldagem, como a tensão, velocidade, pré-aquecimento, etc. Estes itens irão fazer parte da EPS revisada.

 

Quando a soldagem é completada, a peça de teste passa por um exame destrutivo e não destrutivo, por exemplo, radiografia e ensaios mecânicos conforme definido pelo código de qualificação de procedimento de soldagem.

 

Este processo deve ser realizado em um laboratório credenciado e homologado para essa modalidade, o inspetor responsável pode exigir o testemunho dos testes.

 

Caso o teste seja bem sucedido, todos os dados obtidos na soldagem do corpo da prova e dos relatórios de ensaios devem ser anotados nos documentos apropriados (RQP) assinados e aprovados por um pessoal habilitado.

 

O que é Registro de Qualificação de Procedimento de soldagem (RQPS)?

 

O RQPS de soldagem é fundamental para certificar que a empresa que realiza a solda atende os requisitos/procedimentos de soldagem e para verificar se está de acordo com os métodos mecânicos e metalúrgicos corretos.

 

As informações presentes na RQPS são:

 

  • Detalhes do processo de soldagem para que qualquer profissional tenha condições de aplicar o processo;
  • Quantidade de dados de controles em uma especificação de processo de soldagem;
  • Nível de controles especificados em um processo de soldagem (dependendo da aplicação e do nível da peça a ser soldada).

 

As EPS são empregadas em conjunto com a RQPS de soldagem, ou seja, as faixas indicadas devem estar em conformidade entre si.

 

O que é Registro de qualificação do soldador (RQS)?

 

RQS é um documento que atesta se o soldador é apto para soldar determinados tipos de materiais com base nas condições pré-estabelecidas na “EPS”.

 

Ou seja, o soldador é avaliado para um determinado tipo de processo de soldagem, ele deve provar que possui as habilidades necessárias para executar aquele serviço.

 

Para esta avaliação, o profissional deverá soldar as peças, de acordo com as condições pré-estabelecidas.

 

A peça será analisada para determinar a habilidade de quem soldou. O exame de qualificação, apenas engloba uma determinada condição de soldagem e não uma situação específica, visto que é impossível avaliar o soldador em todas as circunstâncias prováveis. 

 

Os fatores que qualificam o soldador são: processo de soldagem, tipo de junta/eletrodo, posição de soldagem, espessura da junta e situação da raiz.

 

aluguel solda