Novidades

Início > Novidades > O Que é Solda MIG e MAG? Quais as Diferenças?

O Que é Solda MIG e MAG? Quais as Diferenças?

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver

Processo de soldagem muito utilizado em todo Brasil e no Mundo é a soldagem MIG MAG, aplicável à maioria dos metais utilizados na indústria, e assim um dos mais convencionais.

Uma de suas principais vantagens é a execução em qualquer posição em peças com espessura superior a 0,76 mm, bem como o fato de poder ser mecanizado e automatizado; motivo pelo qual é muito usado na indústria.

Vamos conhecer mais sobre esse processo.

Características Principais da Soldagem MIG/MAG

As siglas dizem respeito aos gases utilizados no processo de soldagem: quando gases inertes ou a mistura deles estamos falando de soldagem MIG

 Quando gases ativos ou a mistura de gases ativos e inertes, falamos de soldagem MAG.  Em ambos a soldagem se dá através de arco elétrico e gases – ativos ou inertes – que protegem a poça de fusão e regiões adjacentes.

Esses processos são utilizados para unir peças metálicas pelo aquecimento e consequente fusão a partir de um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico nu e a peça de trabalho.

Outra denominação que pode ser encontrada para esse processo é a sigla GMAW (Gas Metal Arc Welding).

Uma característica importante desse tipo de soldagem é o fato de poder ser executada através de processo manual ou automático.

No manual, assim como nos demais processos, é necessária apenas a tocha, seus acessórios e a fonte de energia.

Já no automático, a montagem do conjunto segue padrões um pouco distintos e usa outros dispositivos como pórticos, fixadores e caixas de controle remoto.

Principais Aplicações do Processo MIG MAG

Os processos de soldagem a arco gás metal — MIG/MAG — prestam-se bem à soldagem de materiais com várias espessuras, ferrosos ou não ferrosos, como alumínio, cobre, magnésio, níquel e suas ligas, aços de alta resistência e aços inoxidáveis.

São indicados na fabricação e manutenção de equipamentos e peças metálicas, na recuperação de peças desgastadas e no recobrimento de superfícies metálicas, podendo ser utilizados em todas as posições.

Dependendo da corrente de soldagem, do diâmetro do arame, do comprimento do arco e das características da fonte e do gás, as técnicas de transferência de metal poderão variar entre os modos de curto-circuito, globular spray e pulsado.

A soldagem MIG/MAG tem sido muito utilizada na indústria automobilística, automatizada ou não, na indústria ferroviária, na fabricação de pontes rolantes, vigas, escavadeiras, tratores.

o que é mig mag

Vantagens da Solda MIG MAG

As principais vantagens da solagem MIG/MAG são: soldar em qualquer posição, não ter perdas de pontas (ou a necessidade de remoção de escória), alta taxa de deposição do metal de solda e altas velocidades de soldagem.

Além destas vantagens, pontos positivos como possibilidade de mecanização e robotização, facilidade de operação, menor índice de fumo, soldagem de chaparia de diferentes polegadas, 

Diferença entre os Processos MIG e MAG

O que proporcina diferença destes dos processos é a atuação, ou não, do gás de proteção. No caso da soldagem MIG, o gás utilizado é inerte, normalmente argônio ou gás hélio, sendo que por serem gases inertes eles não possuem nenhuma fução para com a poça de fusão além da proteção.

Isso já não acontece no processo MAG, que por sua vez utiliza um gás ativo que participa ativamente da poça de fusão, o que vai muito além de proteção, pois terá reflexos que vão desde alterçaão de compostos da poça até penetração dos metais ferrosos.

Isto posto, as máquinas de solda são as mesmas, o que será diferente será o gás e acessórios.

Onde encontrar máquinas de solda MIG/MAG

Para aplicação em indústria ou processos que necessitam de alta produtividade, a soldagem MIG/MAG é a mais indicada, especialmente se comparada com outros processos de soldagem existentes.

Para não ter dor de cabeça com a compra e manutenção de uma máquina desse porte, o aluguel de máquina de solda é uma execlente opção que a Aventa, Referência em Soldagem no Brasil, oferece para seus clientes.

Entre em contato e receba um orçamento para alugar uma máquina de solda MIG/MAG com toda facilidade e praticidade necessárias.