Novidades

Início > Novidades > O Que é Solda MIG e MAG? Quais as Diferenças?

O Que é Solda MIG e MAG? Quais as Diferenças?

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver

guia solda mig mag

A Aventa apresenta um guia completo sobre a soldagem MIG/MAG para você, escrito em linguagem simples e de fácil compreensão, este material é ideal para você que quer aprender mais sobre este processo de solda. Os temas abordados serão:

• O que é;
• Diferença entre MIG e MAG;
• Características Principais;
• Vantagens e Desvantagens;
• Tecnologia Inversora x Retificadora;
• Composição do Sistema;
• Melhores Equipamentos;
• Defeitos Mais Comuns;
• Consumíveis;
• Soldagem MIG/MIG na Indústria 4.0.

 

O que é solda MIG

O que é a solda MIG / MAG?

A soldagem por arco elétrico com gás de proteção, mais conhecida como MIG ou MAG, utiliza-se de consumível em forma de arame (sendo fornecido de forma contínua por um alimentador) para realizar a união de materiais metálicos por meio dos processos de aquecimento e fusão.

É muito bem difundida na indústria por conta de sua ampla utilização, podendo soldar os metais mais comumente empregados - aços, alumínio, cobre, etc -, de diversas espessuras e em várias posições.

Acompanhe nosso guia com tudo que você precisa saber sobre a Soldagem MIG/MAG!

A soldagem MIG MAG é o processo de soldagem mais utilizado no Brasil e em todo o mundo, aplicável à maioria dos metais utilizados na indústria, tornando-o assim um dos mais convencionais.

Uma de suas principais vantagens é a execução em qualquer posição em peças com espessura superior a 0,76 mm, bem como o fato de poder ser mecanizado e automatizado, motivo pelo qual é muito usado na indústria.

Os processos de soldagem a arco gás metal — MIG/MAG — prestam-se bem à soldagem de materiais com várias espessuras, ferrosos ou não ferrosos, como alumínio, cobre, magnésio, níquel e suas ligas, aços de alta resistência e aços inoxidáveis.

São indicados na fabricação e manutenção de equipamentos e peças metálicas, na recuperação de peças desgastadas e no recobrimento de superfícies metálicas, podendo ser utilizados em todas as posições.

Dependendo da corrente de soldagem, do diâmetro do arame, do comprimento do arco e das características da fonte e do gás, as técnicas de transferência de metal poderão variar entre os modos de curto-circuito, globular spray e pulsado.
 
A soldagem MIG/MAG tem sido muito utilizada na indústria automobilística, automatizada ou não, na indústria ferroviária, na fabricação de pontes rolantes, vigas, escavadeiras, tratores.

 

Diferença solda MIG e MAG

Quais as diferenças entre MIG e MAG?

Sempre vemos as pessoas se referendo ao processo apenas como MIG, mesmo quando se trata de MAG. Você sabe as diferenças entre eles?

O que proporcina a diferenciação destes dos processos é a atuação, ou não, do gás de proteção.

No caso da soldagem MIG, o gás utilizado é inerte, normalmente argônio ou gás hélio, sendo que por serem gases inertes eles não possuem nenhuma função para com a poça de fusão além da proteção.

Isso já não acontece no processo MAG, que por sua vez utiliza um gás ativo que participa ativamente da poça de fusão, o que vai muito além de proteção, pois terá reflexos que vão desde alteração de compostos da poça até penetração dos metais ferrosos.
 
Desta forma, as máquinas de solda utilizadas em ambos os processos são as mesmas, apenas o tipo de gás e os acessórios utilizados serão diferentes.
 
 
Características MIG/MAG

 Características principais da solda MIG / MAG.

Cada processo de soldagem tem suas características principais. Vamos conhecer os atributos da solda MIG/MAG?

As siglas são abreviações do nome em inglês e dizem respeito aos gases utilizados no processo de soldagem:

- ‘MIG’ é a abreviação de “Metal Inerte Gas”;
- ‘MAG’ significa “Metal Active Gas”.

Quando falamos de gases inertes ou a mistura deles, estamos falando de soldagem MIG. Quando nos referimos a gases ativos ou a mistura de gases ativos e inertes, falamos de soldagem MAG. Outra denominação que pode ser encontrada para esse processo é a sigla GMAW (Gas Metal Arc Welding).

Em ambos, a soldagem se dá através de arco elétrico e gases – ativos ou inertes – que protegem a poça de fusão e regiões adjacentes. Esses processos são utilizados para unir peças metálicas pelo aquecimento e consequente fusão a partir de um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico nu e a peça de trabalho.

Uma característica importante desse tipo de soldagem é o fato de poder ser executada através de processo manual ou automático. No manual, assim como nos demais processos, é necessária apenas a tocha, seus acessórios e a fonte de energia. Já no automático, a montagem do conjunto segue padrões um pouco distintos e usa outros dispositivos como pórticos, fixadores e caixas de controle remoto.

Este tipo de soldagem utiliza uma fonte de tensão constante. A alimentação é contínua, pois há fornecimento de eletrodo em forma de arame em velocidade controlada e pré-determinada durante o período em que o arco está aberto.

A aplicação é bastante versátil, podendo ser usada em uma ampla faixa de espessuras e em materiais ferrosos e não ferrosos. 

 

Vantagens MIG MAG

Vantagens e Desvantagens da Soldagem MIG / MAG

Como vimos no bloco acima ("Características Principais da Soldagem MIG/MAG"), este tipo de solda possui seus atributos que podem ser vistos como muito vantajosos e algumas peculiaridades que podem ser consideradas desvantagens. Conheça cada um deles abaixo:

 

VANTAGENS DA MIG/MAG

As principais vantagens da soldagem MIG/MAG são: soldar em qualquer posição, não ter perdas de pontas (ou a necessidade de remoção de escória), alta taxa de deposição do metal de solda e altas velocidades de soldagem.

Além destas vantagens, pontos positivos como possibilidade de mecanização e robotização, facilidade de operação, menor índice de fumo, soldagem de chaparia de diferentes polegadas.

De forma geral, podemos resumir:
- Permite grande automatização;
- Produtividade alta em chapas finas;
- Boas taxas de rendimento;
- Pouquíssimos respingos;
- Pouca fumaça e quase nenhuma escória.

- Confira mais vantagens em nosso artigo '5 Vantagens da Solda MIG/MAG' clicando aqui.

 

DESVANTAGENS DA MIG/MAG
 
As desvantagens da solda MIG/MAG são muito poucas, o que torna este processo tão difundido em toda a indústria.

Como primeiro ponto negativo, consideramos a necessidade de realização do processo dentro de locais fechados sem corrente de ar, pois o evento poderia dispersar o gás de proteção.

Outro único ponto que ressaltamos é que, quando se utiliza arame sólido, pode ocorrer falta de fusão.

 

Inversora e Retificadora

Vantagens da Tecnologia Inversora em Comparação a  Retificadora 

As máquinas retificadoras foram muito famosas no mercado por um bom tempo. Hoje, as que ainda são fabricadas são do tipo tristorizadas.

Já as inversoras são fontes totalmente eletrônicas. Essa tecnologia permite máquinas que apresentam uma excelente performance e conseguem manter um tamanho compacto, menor consumo de energia, maior eficiência elétrica e melhor controle dos parâmetros de soldagem.

Confira o infográfico informativo que preparamos:

comparativo Inversor Retificador
Para visualizar a postagem e o infográfico em maior resolução, clique aqui.

 

Composição Sistema Soldagem MIG

Composição de um Sistema de Soldagem MIG/MAG

Um sistema de soldagem GMAW é composto por uma fonte de energia, um alimentador de arame, gás de proteção num cilindro ou fornecido por rede, tocha de soldagem e cabos.

A fonte de energia deve fornecer corrente contínua e tensão constante (ou seja, a tensão do arco é regulada diretamente na fonte). Ela pode ser do tipo retificadora ou inversora.

Os alimentadores são responsáveis pelo transporte do arame entre o rolo e a tocha. Ele é composto de roldanas que puxam o consumível da bobina e o empurram para dentro da tocha. Existem modelos mais modernos que permitem o ajuste de parâmetros diretamente no alimentador.

A tocha é o acessório que faz o contato elétrico entre o bico e o arame, de modo que a corrente possa ser transmitida. Existem diversos modelos com pesos e formatos variados. Ela pode ser refrigerada à água ou pelo próprio gás (tocha seca). Uma tocha completa é composta de pescoço, isolador, difusor, porta bico, bico e bocal.

 

Melhores Equipamentos MIG MAG

Melhores Equipamentos para Solda no processo MIG/MAG

Miller XMT 350 CC CV
As máquinas da família XMT 350 são amplamente utilizadas em todo o mundo.

Elas contam com a tecnologia de soldagem ArcReach, que minimiza o tempo que de deslocamento do soldador e maximiza o tempo de arco aberto, a qualidade da solda e a segurança do local de trabalho.

Contam ainda com o sistema AutoLine que permite qualquer conexão de tensão de entrada (208 - 575 VAC) sem ligação manual e o HotStart que facilita a inicialização dos eletrodos sem criar uma inclusão.

Saiba mais sobre a XMT visitando a página do produto (clique aqui).

 

Miller Continuum

fonte mig

A máquina Continuum 500 é um equipamento potente e avançado, desenvolvido para soldagem industrial.
Possui a tecnologia Versa-Pulse™, um processo rápido, de baixo calor e de pouco respingo, resultando em maior velocidade e produtividade para soldas semi-automatizadas e automatizadas. 
Conta ainda com o MIG de alta deposição, que oferece maiores taxas de depoisção, resultando em uma soldagem mais rápida e trazendo aumento aumento da produtividade.

 

Comprar ou Alugar Máquinas de Solda MIG/MAG? 

Em uma indústria de constante inovação, realizar a locação de equipamentos traz uma série de vantagens:
• Benefícios administrativos: a locação de equipamentos é contabilizada em seu centro de custos como uma despesas. Já a compra entra para a lista de ativos;
• Menor investimento: comprra um equipamento existe a mobilização de um grande capital. Com a locação, a empresa tem o valor livre para utilização em outras áreas;
• Apoio técnico: junto da locação, está incluso o apoio técnico de nossa equipe, que está sempre em pronto atendimento para solucionar suas demandas;
• Redução da mão de obra: a manutenção do equipamento está inclusa na locação. Você não precisa ter um funcionário exclusivo para esta área.
A Aventa possui diversos sistemas de soldagem para venda e locação. Contamos com máquinas de ótima performance e excelente custo benefício.
 
Defeitos Solda MIG MAG
 

Defeitos Mais Comuns na Soldagem MIG MAG

 
Porosidade na solda
A principal fonte de porosidade numa solda é a má preparação do material base, que pode conter vestígios oleosos, tinta e ferrugem. É de extrema importância verificar se a peça está completamente limpa. Com o auxílio de uma lixa ou esmerilhadeira, remova toda a ferrugem ou tinta que houver no local que será soldado. Depois disso, limpe bem para remover resquícios. 
Outro fator que pode ocasionar a porosidade é variação no fluxo de gás. Assegure-se quanto à pressão do gás, que deve estar regulado de acordo com a peça e o serviço que será realizado. Amperagem, diâmetro do arame, velocidade e modo de transferência devem ser levados em conta na regulagem.
 
Aspecto do cordão
O cordão pode apresentar problemas em sua aparênciam como convexidade, oriunda da falta de calor na poça de fusão. Para evitar, verifique se a tensão da solda é suficiente para o trabalho. Assim, verifique a necessidade de tensão conforme a espessura da chapa e o arame utilizado.
 
Alimentação do arame está instável
Esse caso é detectado durante o processo de solda. As causas podem ser desde roldanas desgastadas e tocha já sem condições de uso até o uso de temporizador.
 
Consumíveis Soldagem MIG

Consumíveis para o Processo MIG / MAG: quais os melhores?

Escolher um arame MIG/MAG de qualidade é muito importante para alcançar resultados de qualidade - mesmo quando as condições não são tão ideais - e evitar custos com retrabalhos.
Um arame MIG/MAG corretamente empregado pode fazer com que algumas operações de pré-soldagem não sejam necessárias ou tenham seu tempo de execução reduzido.
Antes de adquirir seu arame MIG, converse com o fabricante ou distribuidor sobre as suas necessidades. 
Certifique-se de selecionar um arame com boa composição química, que resultará em um desempenho mais consistente. O desempenho consistente resultará em um controle de qualidade maior e mais estável.
Os arames devem ser armazenados preferencialmente em suas embalagens originais, pois elas foram desenvolvidas especialmente para condicioná-los de forma adequada em diversos tipos de cenário. O empilhamento deve ser realizado com precaução, seguindo as especificações do fabricante.
Soldagem Indústria 4.0

Soldagem MIG na Indústria 4.0

Sendo um dos setores de maior importância na indústria, a área da soldagem vem se desenvolvendo em ritmo acelerado nas últimas décadas.

Projetar os avanços para os próximos anos é uma tarefa difícil em um cenário que se reinventa com tanta rapidez, mas duas tendências serão essenciais nesta transição: a integração e a conectividade.
Confira no ebook abaixo como a soldagem se encaixa na Indústria 4.0.

 
Vídeo 'Soldagem MIG/MAG para Iniciantes'

 

Extra: Vídeo 'Como cuidar da sua tocha MIG/MAG'

 

Comprar máquina de solda MIG

Onde encontrar máquinas de solda MIG/MAG

Para aplicação em indústria ou processos que necessitam de alta produtividade, a soldagem MIG/MAG é a mais indicada, especialmente se comparada com outros processos de soldagem existentes.
 
Para não ter dor de cabeça com a compra e manutenção de uma máquina desse porte, o aluguel de máquina de solda é uma execlente opção que a Aventa, Referência em Soldagem no Brasil, oferece para seus clientes.
 
Entre em contato e receba um orçamento para alugar uma máquina de solda MIG/MAG com toda facilidade e praticidade necessárias.