Novidades

Início > Novidades > Introdução ao MIG Pulsado: O que é e Como Aplicar

Introdução ao MIG Pulsado: O que é e Como Aplicar

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver

As empresas estão sempre procurando maneiras de se tornar mais produtivas, criar cordões de solda de melhor qualidade e gerar maior lucratividade. Em alguns casos, alcançar essas metas é uma questão de melhorar o treinamento do operador, implementar práticas ou empreender outras iniciativas de melhoria contínua. Alterar os processos de soldagem pode fazer uma diferença significativa.
Embora não seja novidade no setor, a soldagem MIG Pulsado (também chamada de GMAW-P) ainda está sendo adotada pela primeira vez por muitas empresas como um meio de impulsionar melhorias na operação de soldagem.
O processo é uma excelente alternativa ao GMAW de voltagem constante (CV) e pode ser uma boa opção para empresas que buscam aumentar suas eficiências, especialmente porque pode ajudar a melhorar a qualidade das soldas em operadores de soldagem de diferentes níveis de habilidade.

 

Por que a hesitação?

Em alguns casos, as empresas demoraram a adotar o GMAW-P em suas operações por razões variadas. Pode ser que elas simplesmente não estejam familiarizadas com o processo ou que os supervisores ou operadores de soldagem estejam hesitantes em mudar as tecnologias, já que temem que um treinamento longo possa ser necessário. Muitas empresas temem que o custo seja significativamente maior, envolvendo horas paradas dos soldadores e redução da produção.
Felizmente, a transição do processo MIG “tradicional” (de pulverização) para o MIG Pulsado não é difícil. Mudar de um processo GMAW padrão ou de transferência de curto-circuito requer treinamento dos operadores, mas o tempo necessário para o aprendizado é normalmente muito menor do que o esperado.
Os benefícios a longo prazo que o processo oferece produzem um sólido retorno sobre o investimento, que vai surpreender mesmo os mais céticos.

 

Como funciona o MIG Pulsado

O MIG Pulsado é um processo de transferência de spray modificado no qual a fonte de energia alterna entre uma corrente de pico e uma baixa corrente entre 30 a 400 vezes por segundo.
Durante este processo, a corrente de pico forma uma gota de consumível e a impulsiona para a junta de solda. Ao mesmo tempo, a corrente baixa mantém o arco, mas produz uma entrada de calor tão baixa que a transferência de metal não pode ocorrer, permitindo que a poça de solda “congele” ligeiramente e ajude a evitar queimaduras e corrosões. Essa ação difere de um processo tradicional de transferência de spray, que transfere continuamente minúsculas gotas de metal fundido para a junta de solda.
O vídeo abaixo acompanha aplicações práticas do MIG Pulsado que podem te ajudar a entender mais esta tecnologia:

 

Soldagem Sinérgica x não sinérgica

Existem dois tipos diferentes de processos GMAW Pulsados: sinérgicos e não sinérgicos.
Em um sistema GMAW pulsado sinérgico, o nível de potência se ajusta automaticamente conforme a velocidade do arame é alterada. Este é o método mais comum nos equipamentos de soldagem atualmente, pois é mais fácil para os operadores de soldagem definir e obter bons parâmetros de soldagem.
Por exemplo, se a velocidade de alimentação do arame mudar de 200 polegadas por minuto (ipm) para 400 ipm, o comprimento do arco ou a potência no fio permanecerá a mesma em relação ao nível de potência que estava na configuração de 200 ipm.
Por outro lado, o uso de um processo GMAW Pulsado não sinérgico requer que o operador de soldagem ajuste a potência de acordo com a velocidade de alimentação do arame.

 

As vantagens do processo MIG Pulsado

Considere os principais benefícios que afetam a produtividade, a qualidade e a facilidade de uso oferecidas pelo processo GMAW Pulsado:
- O controle direcional excepcional sobre a poça de solda torna mais fácil para os novos operadores de soldagem aprenderem o processo GMAW Pulsado e criarem soldas com boa aparência de cordão. Além disso, a maioria das formas de onda pulsadas possui uma tecnologia incorporada de “função adaptativa” que permite que operadores de soldagem mais inexperientes, com mãos menos firmes, produzam soldas mais consistentes.
- Melhor controle sobre partidas e paradas de arco ajuda a reduzir defeitos de solda e melhorar a aparência. Quando o operador de soldagem inicia o arco, o processo fornece maior energia, o que oferece boa fusão. Em seguida, reduz a quantidade de energia que entra na solda para impedir a queima e fornece maior controle sobre a aparência do cordão de solda.
- Alimentação de arame mais rápida e velocidades de deslocamento podem ocorrer em muitas aplicações com GMAW Pulsado. Isso ajuda a aumentar a produtividade enquanto simultaneamente reduz a entrada de calor, diminui o estresse residual e reduz a possibilidade de distorção ou queima.
- Evite soldagem excessiva e má fusão. Algumas fontes de energia GMAW pulsadas permitem que os operadores de soldagem ajustem a largura do cone de arco, o que os ajuda a adaptar o perfil do cordão à aplicação. Grânulos mais largos ajudam a melhorar a ligação em ambos os lados de uma articulação, enquanto que os grânulos mais estreitos proporcionam uma boa fusão na raiz da articulação. Os respingos reduzidos gerados durante o processo GMAW Pulsado resultam em redução de tempo e dinheiro gastos na limpeza pós-solda.
- A fácil configuração do processo significa que o operador de soldagem usa um único botão para ajustar a velocidade de alimentação do arame. Como o comprimento do arco ou a tensão se ajustam automaticamente com o GMAW Pulsado, o arco fica maior ou menor consecutivamente, facilitando o uso e a produtividade.

 

As aplicações do GMAW Pulsado

O GMAW Pulsado é muito recomendado para aplicações que são mais propensas a defeitos de solda, como falta de fusão, porosidade, problemas como queima, respingos ou deformação. A menor entrada de calor gerada pelo processo oferece vantagens semelhantes às encontradas ao usar um processo como TIG (GTAW), juntamente com a boa penetração, deposição e fusão associadas a um processo de transferência de pulverização tradicional.
O MIG Pulsado pode ser usado para soldar materiais grossos ou finos. Em seções mais espessas, ajuda a minimizar o tempo de inatividade para reposicionar peças, pois gera uma poça de solda mais fria do que um processo tradicional de transferência de pulverização, o que a torna utilizável em todas as posições. Em seções mais finas, minimiza a possibilidade de queima e reduz o risco de distorção, controlando a entrada de calor. Esse controle geralmente permite que os operadores usem um arame de maior diâmetro, o que, por sua vez, aumenta as taxas de deposição e a produtividade. Também permite que o operador de soldagem coloque mais metal de solda na junta em menos tempo, sem o risco de adicionar quantidades excessivas de calor.
O vídeo abaixo, embora seja em inglês, dá uma visão geral sobre a aplicação e operação do MIG Pulsado:

 

Erros comuns que podem ser enfrentados 

Operadores de soldagem que são iniciantes no GMAW Pulsado devem estar cientes de alguns erros comuns que podem acontecer. O principal deles é acreditar que o comprimento do arco é o mesmo que a voltagem.
De fato, em uma fonte de energia GMAW Pulsada, o comprimento do arco é uma função da tensão, mas o número real é arbitrário. Essas fontes de energia geralmente têm uma escala de zero a 100 que é nominal 50. Se o operador de soldagem quiser menos energia, por exemplo, ele ajustaria abaixo de 50 para menos energia ou acima de 50 para mais potência.
Aprender apenas o básico das possibilidades do GMAW Pulsado é outra armadilha comum. Existem avançados processos GMAW Pulsados ​​disponíveis com vários programas, cada um dos quais possui atributos diferentes. Os operadores de soldagem devem sempre verificar se têm o programa certo para o trabalho, a fim de obter os melhores resultados.
Como sempre, as empresas devem consultar um distribuidor de soldagem confiável com perguntas sobre o GMAW Pulsado para determinar a melhor fonte de energia para a aplicação e garantir que obtenham os melhores resultados. A Aventa é a distribuidora oficial da Miller no Brasil, você pode entrar em contato com a Aventa, referência em soldagem.

 

Máquinas de Solda Disponíveis com este Processo

Confira abaixo a lista de máquinas que realizam MIG Pulsado que temos disponíveis:

- XMT 350
- XMT 450
- PipeWorx 400
- Millermatic 350P
- Invision 352 mPA
- Invision 450
- Continuum 350
- Continuum 500