A solda TIG foi desenvolvida especialmente como maneira de suprir a demanda existente por métodos de soldagem eficientes para materiais difíceis, como por exemplo o alumínio e o magnésio. Falamos já sobre o seu funcionamento aqui.
O processo, assim como em outros consiste na união de peças metálicas. A diferença no entanto está no como isso é feito. Na solda TIG, é através de um arco elétrico gerado entre um eletrodo de tungstênio não-consumível e as peças, momento em que ocorre o aquecimento e a fusão delas e em que os elementos ficam protegidos por uma atmosfera de gás inerte; no caso o tungstênio.
Utilização da solda TIG
Esse processo é usado principalmente na soldagem de peças de pequena espessura. Embora seja um processo com custo alto e também relativamente lento, ele possui uma alta produtividade. Isso porque a sua alta qualidade de solda permite que não se perca tempo com remoção de escória u acabamento, por exemplo. Assim, a solda TIG costuma ser escolhida em utilizações em que a qualidade da solda é mais importante que os procedimentos de produção em si, como por exemplo em indústrias nucleares, aeronáuticas, químicas, e alimentares.
Muito embora a operação seja, na maioria das vezes, realizada de maneira manual, é um processo que pode ser facilmente mecanizado, aumentando assim ainda mais a produtividade.
Conheça uma das máquinas de soldagem TIG disponíveis na Aventa: