Início > Soldagem na Indústria 4.0

Soldagem na Indústria 4.0

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver
Nos últimos tempos, é comum ver notícias sobre a revolução da ‘Indústria 4.0’ e seus desafios.
O assunto sempre traz uma reflexão: como isto afeta minha empresa e meu trabalho?
 
Neste material exclusivo, A Aventa aborda os seguintes temas:
- O contexto histórico da Indústria 4.0
- Os pilares desta revolução
- A soldagem na Indústria 4.0
- As soluções disponíveis no mercado
 

 

O Contexto da Indústria 4.0

Nos últimos tempos, é comum ver notícias sobre a revolução da ‘Indústria 4.0’ e seus desafios. Porém, antes de qualquer discussão, é necessário compreender seu conceito.
A primeira revolução industrial, ocorrida em meados de 1760, trouxe a transição da produção artesanal para o desenvolvimento de máquinas. Os primeiros motores a vapor foram construídos e fábricas começaram a se espalhar por todos os lados.
Cerca de um século depois, a segunda revolução industrial trouxe desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e aço. Ela trouxe progressos como a introdução de navios de aço movidos a vapor, a produção em massa de bens de consumo, a refrigeração mecânica e a invenção do telefone eletromagnético.
A partir dos anos 70, se iniciou a terceira revolução. Computadores, robôs e sistemas automatizados surgiram e começaram a ganhar um espaço cada vez maior, otimizando os processos ao aumentar a produtividade e reduzir custos.
Atualmente, estamos vivenciando a quarta revolução industrial, que chamamos de ‘Indústria 4.0’. As tecnologias digitais, físicas e biológicas, aliadas à nanotecnologia e à internet das coisas, estão transformando a forma como produzimos e consumimos. Mais do que nunca, as mudanças são rápidas e adaptar-se é uma questão de sobrevivência no mercado.
 

Os Pilares da Indústria 4.0

A expectativa é de que, até 2020, 75 bilhões de equipamentos já estarão conectados à internet e vão se comunicar entre si sem interação humana. Estes equipamentos refletem uma nova realidade: a internet das coisas.
 
Mais do que computadores, celulares e tablets, a internet já está presente em dispositivos do dia a dia como TVs e geladeiras. Nas próximas páginas, vamos conhecer como as máquinas de solda também entraram nessa revolução, podendo até serem monitoradas remotamente.
 
Dotadas de equipamentos com sensores e softwares preparados para interpretação das informações obtidas e tomada de decisões de acordo com os parâmetros de segurança, produtividade e ciência desejados, as fábricas inteligentes vão se diferenciar das que dominam nosso sistema produtivo atual em quatro princípios básicos:
•    A virtualização das operações;
•    A operação com monitoramento e correções em tempo real;
•    A descentralização dos ciclos de produção (tornando as fábricas mais modulares e independentes);
•    A customização, com a oferta sendo direcionada de acordo com a demanda real dos clientes. 
 

SOLDAGEM NA INDÚSTRIA 4.0

A soldagem é um processo industrial e, assim como todos os outros processos, está diante de uma grande transformação.
 
Os equipamentos estão cada vez mais tecnológicos, eficientes e seguros. Confira algumas das vantagens de possuir uma máquina de solda automatizada com conexão à internet:  
 
• Aumento de Produtividade Ao rastrear a sua linha de produção de solda, é possível obter índices e identificar pontos para desenvolver um processo mais eficiente.  
• Maior qualidade É possível monitorar os parâmetros de corrente e voltagem, ajudando a identificar falhas no cordão de solda. Isto diminui os níveis de retrabalho e traz economia para a empresa.  
• Controle dos custos de consumíveis O monitoramento permite medir os consumos de arame e gás, assim você pode localizar consumos excessivos e economizar ao corrigi-los.  
• Otimização de recursos A automatização diminui a necessidade de inspeção constante, permitindo que os supervisores possam focar em outras áreas de operação.  
 
A Miller, representada oficialmente no Brasil pela Aventa, é conhecida pelo seu alto nível de inovação.
 
Enquanto fabricante, sua equipe de P&D está sempre observando o mercado e projetando equipamentos de última tecnologia. Confira nas próximas páginas algumas de suas soluções para a Indústria 4.0.
 
Quer automatizar a sua empresa? Consulte nossa equipe comercial!
 

INSIGHT CORE  

Com interface de fácil assimilação, esta é uma solução online de informações de soldagem que relata a produtividade do operador e a verificação de parâmetros de soldagem.
 
A integração entre a máquina de solda e computadores, tablets ou até mesmo celulares é feita de forma rápida e fácil. Com o Insight Core, você aumenta a produtividade, melhora a qualidade de solda e gerencia eficientemente os custos.
 
O Insight Core traz conexão via Wi-Fi e Ethernet, para uma integração flexível com a rede de sua empresa.
 
Os dados são gerados e transmitidos automaticamente para a nuvem, onde são processados e organizados. Seu armazenamento é extremamente seguro.  Os relatórios ficam disponíveis para exibição em qualquer navegador conectado à internet. 
Seu painel de administração dá acesso à métricas de soldagem como voltagem, taxas de deposição, tempo de arco, etc.
 
Confira abaixo:  
1. Painel de status: uma visão geral completa das métricas de desempenho essenciais sobre sua operação de soldagem.  
2. Painel de Produtividade: visibilidade instantânea do tempo de arco e deposição, localização, equipe de trabalho e fonte de energia.  
3. Painel de qualidade: análise e relatórios em tempo real de cada solda feita, revelando quando a qualidade não atende aos limites pré-estabelecidos.  
4. Lista de recursos: uma listagem de máquinas que estão sendo utilizadas por sua empresa – tudo organizado por obra, departamento ou máquina - mostrando ícones de status de atividade em tempo real.  
5. Painel de metas: mostra o progresso das obras em relação aos objetivos definido. Possibilita uma melhoria contínua do tempo de arco e das taxas de deposição.  
6. Painel de eventos: fornece registros do tempo de atividade, conectividade e erros que possam ter ocorrido.  
7. Relatórios: relatórios que podem ser customizados de acordo com sua necessidade, incluindo ou excluindo diversos tipos de informações.
 

INSIGHT CENTERPOINT 

O Centerpoint é uma tecnologia mais avançada, que oferece um retorno em tempo real para o operador, evitando o retrabalho e melhorando a consistência da qualidade do trabalho.
 
Algumas de suas funcionalidades são:  
• Part TrackingTM: oferece controle completo do processo de soldagem, incluindo um monitor visual que pode guiar o operador através de uma sequência predeterminada de soldas. Monitora a corrente, a tensão, a velocidade de alimentação do fio, a duração e o fluxo de gás para ajudar a reduzir e até eliminar a necessidade de retrabalho.  
• WorkFlowTM: permite controle  total do processo de fabricação, incluindo instruções de trabalho. Há a possibilidade de incorporar imagens, vídeo, áudio e muitos outros tipos de arquivos para ajudar os operadores a desenvolverem seus trabalhos de forma correta. 
• Insight ReporterTM: gráficos e relatórios de gerenciamento pré-configurados que fornecem uma ampla gama de informações sobre processos de soldagem, produtividade e métricas de negócios.
 
Estas informações são armazenadas em um banco de dados.
Com o Centerpoint, você pode posicionar um monitor em cada estação de trabalho, seja ela de solda manual, automatizada fixa ou flexível.
 
O monitor dará um feedback instantâneo e permitirá que o operador obtenha o máximo de benefícios em tempo real. 
 

INSIGHT ARC AGENT

O Insight ArcAgent é uma solução premium de inteligência de soldagem para máquinas de solda de qualquer fabricante, projetada para se integrar ao Insight Centerpoint.
 
O sistema oferece opções flexíveis, do básico ao avançado, em quatro modelos diferentes:
• ARC TIMER Monitora informações básicas da solda: tempo total do arco, última duração de arco, tempo atual do arco e soma total dos arcos. Essas informações são exibidas na tela LCD.
• MANUAL Desenvolvido para solda manual. Proporciona controle e monitoramento de processos, que detecta a necessidade e previne retrabalhos.
• AUTO Criado para solda automatizada. Monitoramento em tempo real do cordão de solda, duração, definição de parâmetros (voltagem, corrente, arame, gás), tempo total do arco e quantidade de arame utilizado.
• PORTÁTIL Sistema avançado de qualificação e análise de procedimentos de soldagem. Captura de dados de alta fidelidade, com cálculo de amperagens/voltagens, duração de pulso e frequências.
 
Sensores externos coletam informações sobre sua operação de soldagem. Os sensores incluem: tensão, amperagem, velocidade de alimentação do fio, fluxo de gás, temperatura entre outros.
 
O ArcAgent fornece um feedback imediato ao operador de soldagem para evitar que peças com erros ou defeituosas saiam da estação de soldagem.
 
Emparelhe o ArcAgent com o Insight Centerpoint para expandir as capacidades de monitorar sua operação de soldagem.  
 

INSIGHT PIPE AND VESSEL

O Insight Pipe and Vessel é uma solução poderosa que fornece rastreabilidade, relacionando dados de solda com tipos específicos de peças.
 
Ele captura e conecta informações de soldagem para soldas individuais, para que os fabricantes de tubos possam rastrear de forma eficiente as métricas de produtividade e qualidade.
 
Coleta informações de soldagem à medida que as soldas são concluídas, permitindo que os fabricantes de tubos monitorem o progresso em tempo real.
 
Também recolhe dados diretamente da estação de solda, eliminando a necessidade de inserir as informações após a conclusão do trabalho e reduzindo os possíveis erros devido a erros de digitação.
 
Fornece a capacidade de importar e exportar  dados em formatos de arquivo que facilitam a integração com ERPs permitindo que você continue com seu software atual.  
 
1 - O operador insere os dados da peça que será trabalhada e começa a solda.
2 - O Insight Module capta os dados de soldagem, incluindo volts, amperagem, velocidade de alimentação de arame, kilojoules e tempo de arco;
3 - O software Insight Pipe and Vessel registra os dados, que podem ser exportados em um formato de arquivo que permite fácil integração com outros softwares. 
 

PAINEL DE CONTROLE

1. Tempo de arco;  
2. Parâmetro área de exibição: velocidade do arame, amperagem de solda, tensão e faixas de potência;  
3. O botão ‘iniciar’ faz a gravação de dados;  
4. Informações da peça: o usuário insere informações sobre o tipo de peça soldada;  
5. Exibição dos dados de soldagem coletados;  
6. O botão ‘parar’ pausa a gravação de dados;
7. O botão ‘novo’ registra os dados da solda anterior e configura-se para a próxima atividade.