Início > Node > 09 Tipos de Solda Mais Populares do Mundo | Aventa

09 Tipos de Solda Mais Populares do Mundo | Aventa

  • Minas Gerais mg Extrema view
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas view
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre view
  • Plataformas Elevatórias Plataformas Elevatórias Campinas/SP view
  • São Paulo sp Atibaia view
  • São Paulo sp Campinas view
  • São Paulo sp Itatiba view
  • São Paulo sp Jundiai view
  • São Paulo sp Limeira view
  • São Paulo sp Mogi Guaçu view
  • São Paulo sp Paulinia view
  • São Paulo sp Piracicaba view
  • São Paulo sp São Paulo view
  • São Paulo sp Sorocaba view

Você sabe quais os tipos de solda mais utilizados no mundo?

Conheça agora os 9 tipos mais conhecidos. São as formas de união de metais mais utilizados no mundo. 04 delas você já provavelmente já deve ter ouvido falar, mas muito provavelmente as outras 3 ainda não.
 
Vamos lá ao primeiro tipo de solda.
 
soldagem eletrodo revestido
 

Soldagem com eletrodo revestido (SMAW)

O primeiro tipo de soldagem que veremos gira em torno do eletrodo revestido. Aqui o soldador realiza todo o cordão de solda de forma manual, utilizando-se do porta eletrodo para fixação do eletrodo em si.
O eletrodo, em conjunto com a garra negativa, e intermediados pela fonte de soldagem (máquina de solda inversora para eletrodo), formam o arco elétrico ao encostarem nos metais a serem unidos.
Esse tipo de solda é muito encontrado e utilizado em construções, tubulações, estruturas de aço carbono e na fabricação industrial para soldar ferro e aço em geral.
 
SOLDAGEM MIG MAG
 

Soldagem MIG/MAG (GMAW)

O segundo tipo de soldagem que vamos falar é do processo MIG/MAG. Esses processos se diferenciam pela forma de atuação do gás, que pode agir ou proteger+agir junto à poça de fusão.

Esse processo consiste na utilização de uma fonte de solda, de um consumível em forma de arame e de um gás protegendo o ar atmosférico da poça de fusão para a realização do cordão de solda.
A forma pela qual existe a transferência do metal arame pode ser de 04 formas: globular, curto-circuito, spray e spray pulsado.
 
arame tubular
 

Soldagem com Arame Tubular (FCAW)

O terceiro tipo de solda, processo de soldagem por arame tubular, é muito semelhante ao processo MIG/MAG, com a viabilidade de utilização do mesmo equipamento, porém a grande diferença é que gera escória.
As propriedades químicas e físicas do arame é que causaram a diferenciação e criação deste processo. É passível de semi-automatização, automatização e robotização.
 
TIG
 

Soldagem TIG (GTAW)

O quarto tipo de solda é a solda TIG, regularmente utilizada em inox ou metais não ferrosos, consiste na abertura de arco elétrico entre um eletrodo de tungstênio e a peça a ser soldada.
Normalmente encontrado de forma manual, pode ser também semi-automatizado e robotizado. É um processo mais demorado que o eletrodo revestido, o MIG/MAG e o arame tubular.
No processo de soldagem TIG também há a presença do gás de proteção, que evita a contaminação da poça de fusão com o ar atmosférico.
 
solda feixe eletrons
 

Soldagem por feixe de elétrons (EBW)

Esse tipo de soldagem consiste no disparo de um raio de elétrons em altíssima velocidade nos materiais a serem soldados.
Aqui, ocorre a transformação da energia dos elétrons em chapas que derretem os materiais a serem soldados.
A utilização deste tipo de soldagem inclui em componentes aeroespaciais, de transmissão e lâminas de serra bimetálica.
Todo processo ocorre a vácuo e permite a união de metais diferentes com diferentes condutividades térmicas e pontos de fusão, situação difícil de obter com outros métodos de soldagem.
 
SOLDAGEM AHW
 

Soldagem a Hidrogênio Atômico (AHW)

Esse tipo de soldagem foi amplamente substituído pelos métodos de soldagem que vimos anteriormente, mas ainda útil para fins específicos como a soldagem de tungstênio.
Este material é altamente resistente ao calor e, usando este tipo de solda há viabilidade de que não danifique o metal ao tempo que cria uma solda forte e coesa.
Este método foi inventado por Irving Langmuir na descoberta do hidrogênio atômico, e consiste em dois eletrodos metálicos de tungstênio em uma atmosfera de hidrogênio, causando a quebra do hidrogênio em moléculas combinados a uma explosão de calor que chegar a 3000 graus.
 
SOLDAGEM PAW
 

Soldagem a arco de plasma (PAW)

O último tipo de solda é a soldagem a plasma. Desenvolvida em 1954, consiste na utilização de corrente elétrica, junto a gases de proteção, a fim de permitir extrema precisão quando trata de soldar pequenas áreas.
A fusão dos metais ocorre por um arco constrito formado pelo eletrodo de tungstênio e a peça de trabalho, protegidos por gás normalmente argônio.

Diz-se arco constrito em razão do diâmetro do mesmo ser limitado por um bocal, aumentando o calor. Por essa razão, este método é adequado para aquecer temperaturas muito extremas do metal, o que resulta em soldas mais profundas e fortes.

 

arco submerso

 

Soldagem por Arco Submerso (SAW)

Este famoso processo de soldagem ocorre por meio de um arame consumível introduzido no fluxo (granulado, semelhante a uma areia). Ao abrir o arco elétrico o arame, o metal de base e o fluxo são envolvidos pelo arco e derretidos no procedimento para criar a poça de fusão. O arame e o metal de base se unem para criar a soldagem, enquanto o fluxo (granulado semelhante a uma areia grossa) se torna uma camada com o objetivo de proteger o cordão de solda. Por causa dessa camada, o arco elétrico é invísivel aos olhos, e os episódios de respingos, fumos ou faíscas são bastante reduzidos.

 

oxigas

 

Soldagem por Oxigás

Este perigoso processo utiliza de gases explosivos e chama. Utiliza a chama e o calor gerador por ela por um maçarico para derretimento de metais. Não possui arco elétrico, não possui controle, como ocorre em qualquer tipo de soldagem por arco elétrico. Basica e simplesmente a poça de fusão ocorre com o derretimento de metais base a adição, solidificando-se com o resfriamento do cordão.

Não é um processo muito utilizado atualmente em razão de perigos como explosão e pelo fato de não existir controle como ocorre nos processos de soldagem a arco elétrico.

 


 

Processos de soldagem e a qualidade

 

Conhecer quais são os tipos de processos de soldagem é muito importante para garantir a qualidade e a segurança da solda.

 

Uma solda de qualidade é essencial para que não tenha problemas futuros, garantindo a integridade e consistência da peça.

 

Para assegurar a qualidade de soldagem, o soldador deve se atentar, principalmente, para os seguintes elementos: 

 

  • Qualidade do material;
  • Definição do processo;
  • Habilidade do soldador
  • Eficiência do equipamento.

 

Como já foi mencionado, uma soldagem bem executada irá garantir que a peça não tenha problemas posteriores, evitando acidentes e prejuízos financeiros.

 

Para melhor exemplificar, imagine a seguinte situação: é efetuado uma soldagem em uma empilhadeira (veículo industrial destinado à movimentação de cargas pesadas). Qualquer falha que seja apresentada irá comprometer/impactar diretamente na segurança do operador e/ou da mercadoria.

 

Ou seja, os riscos manifestados são imensos, provocando danos físicos ou materiais em um projeto logístico, lembrando sempre que a máquina é responsável pelo transporte de cargas excessivamente pesadas. 

 

A solda está presente em nosso dia a dia e muitas vezes nem a vemos por estarem pintadas ou escondidas. Prezar por processos e a qualidade de soldagem são elementos altamente importantes para a integridade e segurança da peça soldada e de nossa vida em comunidade.

 

Caso esteja procurando por locação de empilhadeiras entre em contato com a Baloc, locadora referência no segmento.

 

Máquinas de solda Aventa

 

A Aventa é referência em venda e locação de máquinas de solda de alto desempenho, com a mais alta tecnologia inversora mundial. Trabalhamos com os processos MIG/MAG, TIG, Eletrodo Revestido, Arame Tubular, Arco Submerso, Corte Plasma e Motosoldadoras e estamos presentes em todos os grandes projetos de soldagem no Brasil. Entre em contato e saiba mais sobre nossos equipamentos e serviços.