Novidades

Início > Novidades > Guia (Rápido) de Soldagem por Arame Tubular

Guia (Rápido) de Soldagem por Arame Tubular

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • Plataformas Elevatórias Plataformas Elevatórias Campinas/SP ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver
arames tubulares
 
  1. Os arames tubulares foram desenvolvidos com a intenção de aumentar a produtividade, como consequência, estimula a competitividade entre empresas e  reduz os custo de produção.
  2. O processo de soldagem com arame tubular, também conhecido por FCAW (Flux-Cored Are Welding) é um tipo de soldagem semelhante aos processos MIG/MAG e arco submerso.
  3. Ele utiliza um eletrodo metálico tubular oco que contém fluxos em pó em seu interior apropriados para proteção do arco e do cordão. Esses fluxos internos podem conter diversos ingredientes como minerais, ferros-liga, desoxidantes e materiais que forneçam escória ou gases de proteção (arames autoprotegidos).
  4. Com exceção dos arames autoprotegidos, todos os demais necessitam de gás de proteção externa.
  5. No Brasil, o processo de soldagem com arames tubulares tem aumentado consideravelmente, isto se deve às altas taxas de deposição e o desenvolvimento de novos consumíveis. Os setores que mais utilizam este processo são as construções, soldagens de estruturas e reparação, entre outros. 

Características da soldagem com arame tubular

  1. A soldagem com arame tubular, seja ela com ou sem proteção gasosa pode ser semi-automática ou automática. Quando semi-automática, o soldador quem controla a posição e o deslocamento da tocha enquanto que na automática todo o processo é mecanizado e a tocha é deslocada pela máquina. 
  2. Quando do seu surgimento, o processo de soldagem com arame tubular era principalmente horizontal  ou plana devido ao diâmetro dos arames que eram maiores.
  3. Atualmente, graças ao desenvolvimento da fabricação dos arames tubulares com diâmetros cada vez menores, tornou-se possível soldar em qualquer posição e com qualquer tipo de junta.
  4. Uma característica importante desse tipo de  soldagem é que ela apresenta uma camada de escória que deve ser removida antes que um novo cordão seja executado.
  5. Essa camada de escória varia conforme o tipo de arame utilizado. O arame que condiciona a consistência e a aderência da escória, sendo que ela pode ser facilmente retirada ao esfriar, ou ainda podem ser do tipo que aderem fortemente ao cordão, necessitando ser quebrada através de um meio mecânico.

Aplicação do Arame Tubular

  1. Por ser mais produtiva que a soldagem com eletrodos revestidos, a utilização do processo de soldagem com arame tubular tem aumentado consideravelmente. Vemos esse processo de soldagem geralmente nas indústrias nuclear e naval, na construção de plataformas para exploração de petróleo e na fabricação de estruturas e peças de aço carbono, aços de baixa liga e aços inoxidáveis.
  2. Atualmente o processo com arame tubular autoprotegido possibilita a soldagem em todas as posições, em chapas ou tubos e em qualquer tipo de junta. As espessuras dos materiais a soldar por este processo são as mesmas possíveis com outros arames, com a vantagem de que os autoprotegidos admitem montagens irregulares porque utilizam um "stick-out", ou extensão do eletrodo, maior que 20mm.
  3. Esta extensão maior permite que o aquecimento seja maior, o que leva a uma redução do valor de tensão do arco elétrico e da intensidade de corrente. A somatória desses fatores permitem assim uma redução da energia de soldagem, tornando o processo mais produtivo.

Vantagens do processo de soldagem por Arame Tubular

  1. A soldagem com arame tubular alia vantagens de outros processos com proteção gasosa à as da soldagem com eletrodo revestido. Assim, temos a alta taxa de deposição, grande rendimento e qualidade da solda da soldagem com proteção gasosa e, simultaneamente, a alta versatilidade, possibilidade de alterar a composição química do cordão e facilidade para operar no campo, características da soldagem por eletrodo revestido. Além disso, a soldagem com arame tubular apresenta melhor estabilização do arco, menor vazão de gás, cordão de melhor aspecto e facilidade de mecanização.
  2. Enquanto a soldagem com arames sólidos toda a seção transversal transmite a corrente elétrica, no processo de soldagem com arame tubulares, somente é conduzido a corrente elétrica na região da fita metálica, promovendo um aumento da taxa de fusão por efeito joule para a mesma corrente de soldagem.
  3. Como citado anteriormente, além de ter um aumento na produtividade em relação ao processo MIG/MAG, a soldagem com arame tubulares facilita o rendimento na soldagem fora de posição, isto se deve a escória dos arames tubulares rutílicos, promovendo uma maior utilização de correntes de soldagem, como consequência, tem um aumento na produtividade. Veja a seguir a tabela comparativa entre os processos:

tabela comparativa arame tubular

 
 

Desvantagens do Arame Tubular

  1. Uma das maiores desvantagens desse processo de solda com arame tubular é a necessidade de remoção da camada de escória. Além disso, possui desvantagens das soldas com proteção gasosa, tal como ser afetada por brisas e ventos e maior geração de fumos (se comparado com processos como o MIG).

Fabricação dos Arames Tubulares

  1. Os arames tubulares possuem uma fabricação feita a partir de fitas metálicas em forma de bobinas, sendo estimulada continuamente até ser deformada por meio de roletes para que fique no formato de um “U”. Depois deste processo, é preenchida com o fluxo e o pó metálico, que será a sua estrutura interior, por fim, a fita passa por rolete de fechamento até adquirir o formato de um tubo, sendo laminado até o diâmetro almejado para em seguida ser bobinado e embalado. 

  1. Durante a sua fabricação, os arames tubulares possuem um rígido controle de qualidade, por conta da sua composição química, como consequência, são cautelarmente inspecionado. Além disso, durante a sua fabricação deve ter um controle para que o interior do arame não fique sem o preenchimento do fluxo.

Quando melhorar usar o Arame Tubular

  1. Para quem busca aliar alta produtividade com excelente acabamento, a soldagem com arame tubular é uma opção a ser considerada. Apesar de haver o trabalho de remoção da camada de escória, as vantagens acabam sendo superiores e permitindo mais aplicações que outros processos de solda existentes.

Arame Tubular Autoprotegido

  1. Solde ao ar livre sem problemas! A soldagem por arame tubular autoprotegido pode ser um excelente processo para soldadores de todos os níveis de habilidade que frequentemente precisam soldar em ambientes externos ou em material sujo.
  2. Esse processo de soldagem difere da soldagem MIG pois não requer um gás de proteção externo, como CO2 ou argônio, para proteger a poça de fusão de contaminação. Em vez disso, um composto de fluxo contido no arame reage com o arco elétrico formando um gás que protege a poça de fusão. Pelo fato de o próprio arame criar o gás de proteção, esse processo não encontra os problemas de solda que podem ocorrer quando um vento forte sopra o gás durante a soldagem em ambientes externos. A proteção contida no arame também permite que o processo perdoe mais o metal base que está um pouco enferrujado, sujo ou contaminado.

Arame Tubular Flux Cored

  1. O arame tubular flux cored possui no seu interior um fluxo formado por pós não metálicos, como consequência, tem uma maior produtividade e velocidade na soldagem.

  1. Este tipo de soldagem promove uma formação de escória, que tem como função proteger a poça de fusão, além de contribuir para obter um melhor desempenho na soldagem fora de posição.

 

Arame Tubular Metal Cored

 

O arame tubular metal cored possui no seu interior um fluxo composto por pós metálicos, como consequência, tem um aumento de 95% de eficiência de deposição.

 

Como característica, possui uma baixa quantidade de fumos, respingos e hidrogênio difusível. Além disso, este tipo de arame possui uma alta produtividade e são indicados para soldagem de alta responsabilidade, como por exemplo o setor automobilístico.

 

Equipamentos para o Processo de Soldagem por Arame Tubular 

 

Os equipamentos para a soldagem por arames tubulares são os mesmos que o processo MIG/MAG, mas possuem uma necessidade de adequação no sistema de alimentação do arame, para isto, é essencial a substituição das roldanas lisas empregada com os arames sólidos e com roldanas recartilhadas.

Esta imposição é dada pelo fato do arame tubular ser mais flexível que o arame sólido, por esta característica, é indicado a utilização de roldanas recartilhada para uma alimentação correta do arame.

Compre ou Tire suas Dúvidas na Aventa

  1. Se deseja conhecer mais cobre esse processo de solda e saber se é o mais adequado para você, entre em contato que te ajudaremos. Nós da Aventa somos especialistas e soldagem e em aluguel de máquinas de solda para diversas utilizações.