A incidência de respingos em uma soldagem
Os respingos durante a soldagem não caracterizam um problema estrutural, pois não afetam a resistência da solda. Porém, a questão estética e econômica deve ser levada em conta, pois eles deixarão o cordão irregular, com um aspecto nada profissional, além de gerar desperdício do consumível.
- Uma grande incidência de respingos pode ser causada pela utilização de amperagem muito alta e tensão baixa.
- Ao usar um consumível, confira em sua embalagem quais são as indicações de faixa de corrente.
- Uma distância irregular entre a tocha e a peça soldada (stick out) também pode ser a causa. Tente manter o arco mais curto, com a tocha e o consumível mais próximos da peça.
- Por fim, os respingos também podem ser influência de eletrodos úmidos ou de peças sujas. Armazene sempre seu consumível nas condições recomendadas e faça a limpeza da peça com uma escova de aço ou lixadeira antes do início da soldagem.
Por que controlar respingos?
Ao controlar melhor seu processo e diminuir a incidência de respingos, você e sua empresa economizam em tempo de retrabalho (não será necessário a retirada de respingos) e em consumível (há menos perdas).
Algumas máquinas mais modernas (como é o caso das máquinas Miller vendidas e alugadas pela Aventa) possuem recursos que reduzem e até eliminam completamente os respingos, como:
- Modo de transferência pulsado,
- Arc Control (ajuste do cone do arco de solda)
- Arc Length (ajuste do comprimento do arame tocando a poça de fusão).
Para saber mais, entre em contato com nossa equipe técnica comercial através do (19) 3224-0994 ou comercial@aventa.com.br.