Novidades

Início > Novidades > Entenda o processo de corte a plasma

Entenda o processo de corte a plasma

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver

Desenvolvido nos anos 50 para cortar metais condutores, principalmente o aço inoxidável e o alumínio, o processo de corte a plasma, pelo seu funcionamento, se assemelha com o processo TIG por se utilizar de eletrodos não consumíveis e gases inertes. Se diferenciam principalmente pelo tipo de tocha, tensão do arco elétrico e recursos utilizados para a fonte de energia. 

Hoje, o corte a plasma é o processo com maior crescimento na indústria, em instalações industriais e nas oficinas em geral vez que, graças à velocidade e precisão do corte, sendo assim uma excelente ferramenta para o corte de metais. 

O que é plasma?

Sabemos que os três estados da matéria são sólido, líquido e gasoso, certo? Se mais ou menos calor é aplicado à uma substância temos a mudança do seu estado. Assim, se adicionarmos energia em forma de calor ao sólido, teremos a mudança de estado para o líquido e se mais calor for adicionado teremos o gás; após isso, se uma quantidade substancial de calor for adicionada ao gás, este se transforma em plasma.

Plasma assim é um gás eletricamente condutor. A ionização dos gases gera a criação de elétrons livres e de íons positivos junto com os átomos de gás. Quando isso ocorre, o gás torna-se eletricamente condutor, transportando corrente elétrica e, tornando-se assim, o plasma. Um bom exemplo de plasma natural é o relâmpago, que, assim como na tocha plasma conduz eletricidade de um ponto a outro graças aos seus gases ionizados.

Como funciona o corte com o plasma

O corte plasma é feito através da utilização de um bico com um orifício para comprimir o gás ionizado em alta temperatura até que possa se utilizado para cortar secções de metais, como o aço carbono, aço inoxidável, o alumínio e outros metais eletricamente condutores. Ao entrar em contato com o metal, o  arco plasma o derrete ao mesmo tempo em que a alta velocidade do gás remove o material derretido, fazendo um corte preciso e limpo.

Um das facilidades desse tipo de corte é a facilidade de ser utilizado não apenas em mesa plana, mas também ser realizado com a utilização de tartarugas de corte, mesas CNC, entre outros dispositivos de automação tornando o processo versátil em diversas aplicações onde o objetivo é cortar metais.

Saiba mais: "Como utilizar corretamente seu corte plasma"

Aplicações do corte plasma

A principal aplicação do processo de corte plasma é na preparação de juntas para a soldagem, vez que necessita de uma qualidade alta e corte, somada à um procedimento limpo para que a operação seguinte seja facilmente executada. Com isso em vista, é fácil compreender quais os mercados que são mais atendidos por esse processo, como corte e preparação de conjuntos a serem soldados; estruturas metálicas; usinas siderúrgicas de açúcar e álcool; fabricação de móveis metálicos; caldeirarias; indústrias agrícolas, de autopeças e automotiva; funilarias e manutenção em geral; além de todas aplicações que necessitem cortar metais como aço inoxidável, aço carbono, alumínio, cobre e ferro fundido.

Saiba mais: "08 dicas para utilizar seu corte plasma"

Principais vantagens do corte plasma

Uma das principais vantagens do corte plasma é o fato de poder ser utilizado não apenas em mesa plana, mas também com o auxílio de tartarugas de corte, mesas CNC, entre outros dispositivos de automação. Essa facilidade torna o processo versátil em diversas aplicações onde o objetivo é cortar metais. 

Outro ponto importante, já mencionado inclusive, é o fato de ser um corte preciso e limpo, sem necessidade de pós operação. Também se trata de um processo muito seguro, vez que não utiliza cilindros de oxigênio ou gases combustíveis, tampouco mangueiras que transportam elementos combustíveis.

A Aventa é especialista em processos de soldagem e possui máquinas de corte plasma para aluguel. Uma super vantagem para o seu negócio ou projeto uma vez que oferecemos máquinas de ponta de maneira mais acessível que se tivesse que adquirir uma. Entre em contato e solicite um orçamento.