Novidades

Início > Novidades > Máscaras de solda: como funcionam e quais os melhores modelos? | Aventa

Máscaras de solda: como funcionam e quais os melhores modelos? | Aventa

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • Plataformas Elevatórias Plataformas Elevatórias Campinas/SP ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver

Quando se trata de máscaras de soldagem, qualquer modelo ou personalização não será importante se a máscara não cumprir a sua função básica: proteger seus olhos de sofrer danos pela radiação eletromagnética.

E nem pense em considerar óculos de soldagem como uma opção. É sério.

Tendo certeza que a máscara vai te proteger, é a hora de pensar nos detalhes. Conforto é o primeiro passo. É um instrumento que você passará muitas horas usando, por isso o quão bem a máscara se ajustar a sua cabeça, melhor será a sua produtividade durante o dia de trabalho.

Daí em diante que coisas como o estilo e a tecnologia do modelo da máscara são levadas em conta.

Ter uma personalizada como a do Homem de Ferro parece uma ideia bem legal, não?

Mas, antes disso, é bom você conhecer em que pé está o desenvolvimento de máscaras de soldagem atualmente, como quais tipos de tecnologias podem fazer uma grande diferença no ritmo do processo de solda, e quais os melhores modelos disponíveis no mercado brasileiro, você não acha?

Se você concorda conosco, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre máscaras de soldagem em apenas alguns minutinhos! 

 

O que é uma máscara de soldagem?

Se você já sabe o que é, pode rolar para o próximo tópico.

Mas está tudo bem se você não souber!

Uma máscara de soldagem é instrumento de proteção para o rosto, com um filtro que protege especificamente os olhos da radiação eletromagnética emitida pelo arco elétrico. Mas não entre em pânico!  Não estamos falando da radiação de uma bomba atômica.

Existem muitos tipos de radiações, e alguns deles estão por todo lugar, como a radiação solar.

Especificamente na soldagem, a formação do arco e as altas temperaturas geram a chamada radiação não ionizante. Quando exposto à ela por períodos prolongados, o soldador pode ter problemas na saúde dos olhos e da pele.

É por isso que o uso das EPIs são essenciais em qualquer tipo de trabalho envolvendo soldagem, desde na oficina de casa até os processos industriais mais complexos.

 

 

Máscaras de solda antigas

Você se lembra como eram as máscaras antigas? Elas eram chamadas de passivas, pois só tinham uma lente escura que possibilitava enxergar o arco elétrico e os detalhes da formação da poça.

Mas isso é limitado, porque existem variados modos de se soldar, desde processos menos potentes como o eletrodo revestido, até as altíssimas temperaturas do arco submerso.

O que significa que, por ser fixa, a lente não tinha a capacidade de se adaptar.

Além disso, quando o soldador encerrava o arco, tudo ficava escuro e ele precisava levantar a máscara para enxergar novamente.

Isso não parece um problema, certo? Porém quando se trata de horas seguidas soldando, erguer o instrumento repetidas vezes para acompanhar o andamento da solda representava uma quebra desnecessária no ritmo de trabalho, e menores indíces de produtividade.

 

Máscaras de solda automáticas com regulagens

Hoje, dentro do padrão industrial estão as máscaras de soldagem automáticas. Elas têm uma série de regulagens internas, que dão muito mais flexibilidade ao soldador, além do aprimorar a segurança dele durante o processo.

O filtro para os olhos é a parte mais importante da máscara. Ele detecta abertura do arco e escurece a visão do soldador de forma automática. Antes do processo, basta configurar a máscara com as configurações que melhor performam para o tipo de soldagem que você for realizar.

Abaixo seguem alguns dos ajustes básicos em qualquer máscara de qualidade.

  • Escurecimento (Shade)

É a camada de escurecimento que protege a visão do soldador. Em máquinas de soldagem mais robustas, mais radiação é liberada pelo processo. Logo, lógica é a seguinte: quanto maior a corrente que você estiver utilizando na máquina, maior será o grau de escurecimento necessário para proteger seus olhos.

  • Sensibilidade (Sensitivity)

É o que define quando a máscara vai acionar o escurecimento. A máscara detecta qualquer clarão de luz dissipado pela abertura do arco elétrico, e é possível ajustar qual a intensidade você deseja que o instrumento reconheça quando é necessário escurecer o filtro. Isso evita que a máscara escureça em momentos que estão fora do seu controle, como quando existem outros soldadores trabalhando no mesmo local.

  • Atraso (Delay)

Aqui você configura quanto tempo o filtro volta a clarear a sua visão após o encerramento do arco. Quanto menos tempo, mais rápido o filtro faz a transição do escuro para o claro. Em níveis mais altos, essa transição acontece de forma mais suave, o que evita um cansaço maior dos olhos do soldador ao longo da jornada de trabalho.

Como escolher uma máscara de solda?

Isso é uma pergunta difícil. Existem muitas opções de modelos e marcas que deixam o ato de escolher muito mais complicado do que deveria ser. Depois de anos no mercado e muita expertise reunida, a Aventa está aqui para te ajudar com isso.

Atualmente, as melhores máscaras do mercado são produzidas pela Miller. Isso é um consenso entre nossos engenheiros e soldadores.

A fabricante foi pioneira no desenvolvimento de máscaras de solda automáticas, mas não só isso. Com uma preocupação contínua em aprimorar seus modelos, a Miller está um passo a frente de seus concorrentes.

Recentemente, a empresa introduziu a tecnologa ClearLight Lens em suas máscaras, focada em diminuir drasticamente a cor enverdeada do filtro que dá a sensação ao soldador de que ele está trabalhando com um óculos de visão noturna.

As outras marcas já desenvolveram tecnologias semelhantes, porém isso demonstra como os modelos produzidos pela Miller são confiáveis ao ponto de serem o que há de mais inovador no mercado.

 

Qual a melhor máscara de soldagem automática?

Existem 2 modelos da Miller que vão suprir qualquer demanda que você possa imaginar.

O primeiro deles é a Máscara Classic Series, que detecta o arco elétrico de maneira insuperável quando comparada à outros modelos semelhantes.

Ela tem uma série de funções que facilitam a vida do soldador. Uma das mais interessantes é o Modo X, que impede que luz do Sol escureça o filtro antes da abertura do arco. Além disso, nesse modo, a máscara detecta a fonte de luz da soldagem de forma contínua, mesmo que os sensores estejam obstruídos.

É difícil descrever o modelo Elite Series. Mas vamos tentar resumir: é o que há de mais robusto, seguro e confiável no mercado brasileiro.

A máscara tem 4 sensores de arco e 4 modos diferentes, que adaptam a máscara ao processo de soldagem que você está empregando. Eles são: Solda, Corte, Esmerilar e Modo X.

Além do mais, todos os controle internos da máscara são digitais. O que permite ajustar facilmente qualquer configuração que melhor se adeque ao especificidade do trabalho. Quando a vida do soldador é simplificada nesse tipo de detalhe, a confiança dele no uso e no domínio do equipamento aumenta sem precedentes.

Tudo isso, unido à segurança que a Elite Series traz para quem está usando, se traduz em uma palavra: produtividade.

Com a Aventa do seu lado, você nunca mais vai precisar se preocupar com escolher o melhor produto no mercado da soldagem. Nós nos preocupamos com cada detalhe de tudo que entra no nosso estoque, e só levamos até você os fabricantes mais confiáveis e inovadores do mundo.

Faça um orçamento já da sua próxima máscara de soldagem e descubra o que a sensação de total confiança nos instrumentos de trabalho pode fazer pela sua empresa.

Clique aqui: https://aventa.com.br/orcamento