Novidades

Início > Novidades > Soldagem de alumínio

Soldagem de alumínio

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver
Ao efetuar a solda em alumínio, é importante ter em mente que esse é um material que possui um ponto de fusão mais baixo e condutividade mais alta do que o aço, por exemplo, o que pode resultar em covas (burnthroughs) na solda, especialmente em folhas mais finas de alumínio. Esse é um dos motivos pelo qual as ligas de alumínio acabam sendo um desafio maior para soldadores que as ligas de aço, mais comuns.
Além dos pontos de fusão e condutividade diferentes, o arame alimentador é mais mole, o que pode causar um “embolamento” no alimentador. Isso deve ser observado e requer cuidado redobrado para não atrapalhar o serviço. 
Por essas particularidades que, ao escolher qual método de soldagem utilizar é importante ter em mente todas as particularidades da aplicação do material, bem como a habilidade do soldador. Para te ajudar, fizemos um comparativo com o como a solda de alumínio funciona em cada processo de solda.
 

Soldagem de alumínio com solda TIG

A solda TIG (Gás Inerte de Tungstênio) é talvez o principal método utilizado para a soldagem de alumínio. Isso porque, a peça de alumínio exige uma grande quantidade de calor para atingir a temperatura correta e depois acaba mantendo o calor por mais tempo. Assim, utilizar uma máquina de solda com controle de corrente é extremamente útil para evitar o superaquecimento na peça de trabalho, que é a principal causa do burnthrough que mencionamos anteriormente.
Outra vantagem da solda TIG na fusão de alumínio é o fato de que ela pode ser aplicada tanto em uma chapa fina, como em uma placa mais espessa de alumínio. Entretanto, é importante observar que, como a soldagem TIG requer uma haste de material de enchimento separada, o soldador deve escolher uma haste de soldagem com uma liga o mais próxima possível de suas peças de trabalho.
 

Soldagem de alumínio com solda MIG

Embora a maioria opte pela solda TIG pelo sue maior controle na fusão de alumínio, a solda MIG pode também ser utilizada – com sucesso – para soldar alumínio. O que deve ser observado, no momento de escolher uma máquina de solda MIG é se será utilizado o método de respingos de solda de arco ou se a soldagem de pulso, tendo em mente que, pata a soldagem de pulso, é necessário utilizar também uma fonte de alimentação do inversor (nas máquinas de corrente contínua e constantes isso não é necessário vez que  podem ser usadas para soldadura por arco de pulverização).

A solda MIG é uma boa opção para quando for feita a soldagem de bitolas mais finas de folhas de alumínio devido à quantidade de calor necessária. caso opte por esse processo, o gás de proteção escolhido deve ser 100% de argônio e o soldador deve escolher um fio de soldar ou haste que tenha uma liga semelhante à das peças de trabalho tanto quanto possível.

 

Soldagem de alumínio com tocha de soldagem

Embora também possa ser utilizada, a solda com tocha – processo que utiliza um maçarico alimentado a gás – é mais difícil do que as soldagens MIG e TIG, vez que é mais complicado controlar o calor aplicado na peça, além de aumentarem as chances de queima do material (burnthrough). A tocha de solda de alumínio exige um soldador hábil, que possa controlar adequadamente a tocha e a vareta de enchimento para que se obtenha uma solda de qualidade e sem imperfeições.
 

Importância da limpeza de peças de trabalho de alumínio

Seja qual for o processo que você optar para realizar a solda de alumínio, um ponto é importantíssimo: a limpeza das peças. Isso porque o óxido de alumínio tem um ponto de fusão muito mais elevado do que a base de alumínio, de modo que quaisquer óxidos que permaneçam na superfície da peça de trabalho podem resultar em inclusões de óxidos, reduzindo a força e aparência geral da solda. Para obter um processo de qualidade portanto é necessário limpar bem as peças, o que pode ser feito tanto através de um processo químico, como mecanicamente, utilizando uma escova de arame.
Se precisa de ajuda para o sue projeto de solda de alumínio, conte com a Aventa. Nós temos os melhores equipamentos e prestamos a assessoria necessária para que tudo corra bem.