Novidades

Início > Novidades > Entenda como a Soldagem Inconel é usada na Indústria - Aventa

Entenda como a Soldagem Inconel é usada na Indústria - Aventa

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • Plataformas Elevatórias Plataformas Elevatórias Campinas/SP ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver

Inconel é o nome de um grupo específico de superligas de níquel-cromo, frequentemente utilizadas em ambientes sujeitos à altas taxas de calor e pressão.

Devido ao fato de ser um material com alta resistência à corrosão e à oxidação, as ligas de Inconel são usadas no revestimento de peças em diversos setores industriais mais robustos.

Na Soldagem Inconel, o processo mais utilizado é o TIG, por ser mais fácil controlar as condições da poça de fusão, embora existam pesquisas que apontam ser possível o uso de outros processos, com MIG/MAG e a soldagem a laser, para diminuir gastos com sucatas e retrabalho.

Existem tipos diferentes de metais de adição baseados em Inconel, sendo que os mais utilizados no setor industrial são o Inconel 625 e o Inconel 718.

Quer saber tudo sobre a Soldagem Inconel? Continue lendo e, em alguns minutinhos, todas as suas dúvidas já terão indo embora! Nesse texto você encontrará as seguintes informações:

  1. Como e em que áreas da indústria o Inconel é aplicado?
  2. Quais processos de soldagem são usados para se produzir uma solda de Inconel?
  3. Como soldar Inconel?
  4. Quais as máquinas de solda mais indicadas para soldagem Inconel?

 

 

Como e em que áreas da indústria o Inconel é aplicado?

As superligas à base de níquel apresentam, em geral, excelente resistência mecânica e capacidade de suportar altas taxas de tensão sem correr o risco de romper.

Por isso, a Soldagem Inconel tem ótimas propriedades de trababilidade quando aplicada em peças que precisam suportar meios agressivos, nos quais é preciso resistir à cenários de elevadas taxas de temperatura e pressão.

E não estamos falando de pouca coisa. O Inconel mantém estáveis as suas ótimas propriedades mecânicas mesmo ao ser exposto a baixíssimas temperaturas, inferiores a 0º, ou em temperaturas bem elevadas, pouco acima de 1000ºC.

Para cenários industriais mais robustos, em que o volume de produção é alto, o número de componentes fabricados que venham a se tornar defeituosos precisa ser baixíssimo, o Inconel é a melhor solução disponível quando se trata de aplicações de revestimento.

Umas das vantagens em tais aplicações é a camada densa e consistente de óxido que se forma na superfície, a partir do aquecimento da superliga, que suporta variados tipos de ataques químicos, como os de substâncias ácidas.

Alguns dos exemplos que mais fazem uso do Inconel são setores industriais como aeroespacial, processamento químico, naval, aeroespacial, petroquímico, fabricação de reatores nucleares, processamento químico no geral, entre outros.

Porém para sermos mais específicos no quanto o Inconel é a melhor solução disponível para se chegar a resultados satisfatórios quando se trata da fabricação de peças robustas, aqui vai uma lista do que componentes que dependem desse tipo de soldagem:

- Sistemas de exaustão;

- Turbo alimentadores;

- Palhetas de turbinas a gás;

- Peças de caldeiras;

- Hastes de termopares;

- Reatores nucleares de água pressurizada,

- Vasos de pressão;

- Caldeiras de resíduos incinerados;

- Rotores de bombas.

 

Quais processos de soldagem são usados para se produzir uma solda de Inconel?

Devido ao custo baixo de investimento e a facilidade de operação, o processo utilizado em maior escala na Soldagem Inconel é o gás inerte de tungstênio (TIG).

Por ser uma liga difícil de se soldar, em que as soldas tendem a rachar, é difícil encontrar profissionais ou empresas que explorem a aplicação de Inconel em outros processos de soldagem.

No entanto, o uso do TIG gera uma quantidade grande de sucata e retrabalho com frequência suficiente para justificar investimentos em tornar a soldagem inconel mais otimizada e menos suscetível à custos desnecessários.

Outra grande desvantagem da soldagem TIG é que se trata de um processo um pouco mais difícil de dominar do que técnicas cada vez mais comuns na indústria, como a MIG/MAG.

Com uma quantidade cada vez menor de soldadores com esse tipo de experiência disponíveis no mercado, pesquisas recentes apontam caminhos diferentes na tentativa de uso de outros processos mais otimizados, para alcançar uma produtivadade maior quando estiver lidando com Inconel.

Existem pequisas que indicam o próprio processo MIG/MAG como uma solução. Elas apontam números animadores quanto ao Inconel, com uma redução de custos com sucata e retrabalhos cinco vezes menor do que no processo TIG.

Também pode ser uma boa saída considerar o uso de métodos automatizados, como a soldagem a arco a plasma, para soldar Inconel. Essa técnica usa um arco mais focado e é adequada para automação.

Fora do Brasil, a soldagem a laser pulsada está se tornando um método eficaz na automatização da soldagem Inconel, embora precise ser testada em diversos cenários diferentes de produtividade para uma implementação segura.

 

Como soldar Inconel?

Sempre que precisar trabalhar em uma soldagem inconel, procure utilizar como metal de adição o Inconel 625. Ele costuma ser a superliga com maior taxa de soldabilidade e eficácia na união de duas peças de Inconel.

O Inconel 625 também pode ser usado para soldar outros tipos de metais, como o aço inoxidável.

Mas já vá preparado para uma poça de fusão mal definida. Os metais de adição da Inconel produzem uma poça com uma camada de óxido na superfície que pode parecer sucata para os soldadores acostumados ao aço.

No entanto, essa camada que surge em soldas Inconel é forte e altamente resistente à corrosão quando feita adequadamente.

Como já mencionamos, a técnica TIG é a mais usada na soldagem inconel. Esse processo fornece ao operador mais controle sobre a solda do que outros processos. Isso pode ser uma vantagem quando você precisar de níveis de precisão e atenção extras ao soldar metais difíceis, como o próprio Inconel.

 

Quais as máquinas de solda mais indicadas para soldagem Inconel?

Se você quiser seguir pelo caminho mais seguro e estabelecido, as máquinas inversoras de soldagem TIG são a melhor escolha para lidar com superligas desse tipo.

A fabricante Miller produz os melhores modelos de máquinas TIG disponíveis hoje no mercado brasileiro..

Modelos como o Dynasty ou o Maxstar vão atender muito mais do que as necessidades de produção da sua empresa..

Esses modelos podem ser encontrados para locação ou venda na Aventa, a representante oficial da Miller no Brasil.

Caso você decida explorar outros processos de soldagem para otimizar a sua produção com o Inconel, a Aventa tem os melhores especialistas do país quando o assunto é inovação na soldagem, e está mais do que pronta para apoiar a sua empresa.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como a sua empresa pode entrar de cabeça nas novas tecnologias da soldagem.