Novidades

Início > Novidades > Economia de energia elétrica x equipamentos de solda

Economia de energia elétrica x equipamentos de solda

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • Plataformas Elevatórias Plataformas Elevatórias Campinas/SP ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver
economia energia maquina solda
Em qualquer empresa, negócio ou projeto um ponto sempre é delicado e levado em consideração acima dos demais: a economia. Economia no sentido de salvar/economizar dinheiro; não gastar mais que o previsto para não ter prejuízo do final.
 
Embora alguns gastos sejam previsíveis, como compra de materiais ou pagamento de pessoal, outros, se não bem definidos podem causar dor de cabeça, como por exemplo os gastos com energia elétrica.
 
Em se falando de processos de solda, necessariamente falamos em gasto de energia. Mas, como estimar esses gastos? Muito embora não haja uma conta certa para isso, algumas precauções são bem eficientes para ter um serviço de qualidade e sem ter gastos extras com isso. 
 

Sobre o processo de soldagem

Em linhas gerais, a soldagem é o processo que une metais e é usado na fabricação, manutenção e recuperação de equipamentos, estruturas e peças, exigindo assim uma atenção especial na escolha do equipamento correto e sua configuração e uso.
 
Isso porque, como bem sabemos, há diversos processos de soldagem existentes, usados para diferentes aplicações e tipos de metais, sendo que um equipamento pode ser ótimo em um processo e não tão bom em outro
 
Assim, para garantir um serviço limpo e de qualidade escolher muito bem o equipamento e mais: garantir que ele é de qualidade e que está em boas condições de uso. Encontrar máquinas de solda de qualidade e que tragam otimização do processo e economia é um desafio para quem trabalha com soldagem.
 
Como então ter certeza que está se usando algo realmente bom e o que isso tem a ver com a economia de energia?
 

Máquinas de solda x gastos com energia elétrica

As máquinas de solda, como mencionamos, utiliza de energia elétrica para gerar o calor necessária para a fusão do metal. Assim como em todo equipamento elétrico, alguns pontos devem ser levados em consideração no momento de seu uso, como o ciclo de trabalho, eficiência energética, custo de manutenção e garantia; especialmente se estiver considerando a aquisição de uma máquina de solda.
 
Ao utilizar uma máquina e equipamentos de qualidade e com manutenção em dia, é possível controlar melhor os gastos com energia. Um exemplo de “ladrão” de eletricidade é o uso de transformadores de baixa qualidade que não possuem chave de liga/desliga ou proteções térmicas e elétricas. Nesse caso, por não desligarem, acabam gastando muito mais que o necessário para o seu uso.
 
Essa medida por ser facilmente comparada com sair de casa e esquecer a torneira aberta, pois mesmo que a máquina de solda não esteja operando, ela está consumindo energia elétrica por sempre estar ligada.
 
Para ter o melhor entendimento, vamos pensar na máquina de solda por arco elétrico, lembrando que esse processo é alimentado pela rede elétrica, ou seja, o calor utilizado para fusão é proveniente da eletricidade.
 
A corrente e a tensão dos arcos são responsáveis por gerar o calor, visto que a soldagem não é nada mais do que um curto-circuito entre dois pólos (negativo e positivo).
 
Entretanto, a energia retirada da rede elétrica é modificada para obter a quantidade de corrente (A) e tensão (V) necessárias para o processo de solda.
 
Durante todo o processo, a potência de entrada (kW) e de saída (kW) são “perdidas” pela resistência elétrica. Contudo, essas “perdas” podem ser agravadas/maximizadas pelas características da fonte de solda, por exemplo, instalação incorreta, falta de manutenção, entre outros.
 
Esses aspectos técnicos são de extrema importância, visto que podem causar/agravar a perda de potência. Ou seja, a demanda de energia contratada não é consumida, sendo desperdiçada.
 
Algumas fontes de solda, mesmo industrial, apresentam eficiência elétrica abaixo de 60%, isto significa que 40% da energia elétrica é desperdiçada (não é consumida).
 
No final do mês, esse desperdício de eletricidade pode estar representando um excesso que pode comprometer a demanda contratada pela concessionária de energia.
 
Caímos aqui novamente na necessidade de contar com equipamentos de qualidade e que possuem eficiência energética comprovada; caso contrário, os gastos se tornam altíssimos sem nem saber o porque.
 
 

Como saber se um equipamento de soldagem é bom e de qualidade

Procurar usar sempre equipamentos projetados conforme as normas que regulamentam a  fabricação de equipamentos elétricos é de extrema importância. Essas normas são o que possibilitam ao usuário do equipamento ter um uso seguro e maior eficiência, tanto de trabalho quanto energética.
 
Além disso, é importante observar que ela deve estar sempre com a manutenção em dia, sem problemas de operação ou as famosas gambiarras que no final da contas só atrapalham e causam prejuízo.
 
No que diz respeito à manutenção inclusive, é bom ressaltar que muitas vezes algumas máquinas possuem um valor muito baixo de compra se comparadas com outras mas que, na prática e com o uso, possuem um custo extremamente alto de manutenção, gerando ainda mais gastos à quem a utiliza.
 
Uma alternativa válida para garantir que os equipamentos utilizados estarão sempre operando corretamente, com manutenção em dia e que são realmente de qualidade é optar pelo aluguel de máquinas de solda. Assim é possível utilizar um equipamento bom, específico para o serviço executado e sem dores de cabeça com manutenção ou gastos extras.
 
 

Inversora de solda: maior economia de energia elétrica na soldagem

 

Como já foi mencionado, as máquinas de solda (elétricas) são alimentadas pela concessionária de energia, entretanto, a eletricidade fornecida é modificada, sendo “perdida” durante esse processo.
 
Já a inversora de solda utiliza a energia de entrada e a transforma de corrente alternada (CA) em corrente contínua (CV). 
 
Durante o período de soldagem, a inversora de solda consegue manter um determinado valor de corrente por mais tempo. Em outros termos, a máquina é mais eficiente e consome menos energia elétrica.
 
Além disso, por ser uma máquina que apresenta alta tecnologia (mais moderna), desenvolvida com poucos itens externos (garra negativa, tocha, porta eletrodos e conexões), a manutenção do equipamento é mais fácil, acessível e rápida.
 
Resumidamente, a inversora de solda possui o menor consumo de energia e a manutenção é mais acessível. Essas características fazem bastante diferença no final do mês, se tornando um equipamento bastante vantajoso para o usuário.
 

Máquinas de Solda Aventa

 

Se quiser saber mais sobre o serviço de locação de máquinas de solda ou sobre qual a melhor opção para o seu projeto, entre em contato com a Aventa que nós te ajudamos.
 
A Aventa é uma empresa referência no mercado de locação de máquinas de solda, disponibilizamos equipamentos para todos os processos de soldagem.