Novidades

Início > Novidades > 5 vantagens da soldagem MIG/MAG

5 vantagens da soldagem MIG/MAG

  • Minas Gerais mg Extrema ver
  • Minas Gerais mg Poços de Caldas ver
  • Minas Gerais mg Pouso Alegre ver
  • São Paulo sp Atibaia ver
  • São Paulo sp Campinas ver
  • São Paulo sp Itatiba ver
  • São Paulo sp Jundiai ver
  • São Paulo sp Limeira ver
  • São Paulo sp Mogi Guaçu ver
  • São Paulo sp Paulinia ver
  • São Paulo sp Piracicaba ver
  • São Paulo sp São Paulo ver
  • São Paulo sp Sorocaba ver

A soldagem MIG/MAG é um dos processos de solda mais covencionais e um dos mais utilizados na indústria. Graças à essa popularidade – e ao fato de que é responsável pelo aumento de produtividade em processos de soldagem – ele é um dos que mais é desenvolvido atualmente, objeto de diversos estudos técnicos e acadêmicos.

Já falamos sobre o processo de soldagem, o como ele funciona e suas principais características; mas hoje vamos ressaltar os 5 principais motivos para se utilizar esse processo. Confira!

1. Maior rendimento

Diferentemente do arame usado em outros processos, como na soldagem por eletrodo revestido, que possui comprimento médio de 350mm, ou no processo TIG que tem varetas de 1m, no processo de soldagem MIG/MAG, o arame utilizado é chamado de “sem fim”. O rolo de arame possui 15kg, e assim permite que o trabalho renda mais, já que não há a necessidade de parar a todo momento para reposição do material. A soldagem não se restringe ao comprimento da solda e isso traz muito mais produtividade para o serviço executado.

2. Versatilidade

A soldagem MIG/MAG pode ser feita em qualquer posição, não sendo restrita à bancadas horizontais, por exemplo. Assim é possível executar serviços de todos os tamanhos e em qualquer posição, trazendo muito mais versatilidade para a máquina e consequentemente facilidade para o serviço.

3. Alta taxa de deposição

Taxa de deposição é a quantidade de material depositado por unidade de tempo no processo de soldagem. O processo MIG/MAG possui a maior taxa de deposição de todos os demais processos.

4. Sem necessidade de acabamento

A solda por MIG/MAG tem uma grande vantagem frente as demais: por não gerar escória, ela não necessita de acabamento. Assim é possível ter uma soldagem rápida e limpa. Além disso, as perdas de material são mínimas, pois não há perda de pontas dos eletrodos consumíveis como acontece na soldagem pro eletrodo revestido ou TIG.

5. Processo mais rápido

O tempo total de execução de soldas é cerca de metade do tempo de outros processos, como o de eletrodo revestido, por exemplo. 

 

Conclusão

Com todas essas vantagens em vista, a soldagem MIG/MAG é com certeza uma opção a se levar em consideração no momento de escolher um processo eficiente de solda. Cabe dizer entretanto que, para ter 100% da sua eficiência é preciso que a solda seja feita em local fechado, vez que a incidência de correntes de vento acabam com a proteção da poça de fusão dos gases. 

Outro ponto que é considerado negativo é o seu alto custo para compra; mas isso é facilmente resolvido com a locação de máquina de solda com a Aventa. Assim você consegue não só esse, mas outros equipamentos e processos de solda de maneira simples e em conta para realizar seus projetos.